Blog
Início » O que é Brand Persona? Construa a identidade da sua marca!
jun 14, 2017 |

O que é Brand Persona? Construa a identidade da sua marca!

O que é Brand Persona

Hoje em dia uma das maiores formas de Marketing são as redes sociais, mas apesar de já ser muito usada, poucas empresas fazem isso da maneira certa, por dois motivos:

  1. Muitas marcas esquecem que as redes sociais são C2C.
  2. Muitas marcas possuem diferentes linguagens para cada canal.

O primeiro motivo é bem simples de entender, a maioria das marcas cresceu em um cenário onde a comunicação era exercida pelas mídias convencionais (TV, radio, jornal e etc.), onde não havia um diálogo em si, apenas a marca falando e o cliente escutando, era uma estrutura quase de “enfiar o produto goela abaixo”, com muito pouco espaço para feedback direto.

Mas o mundo tem mudado muito e rapidamente, e com ele os consumidores, que agora exigem uma presença maior das empresas nas redes sociais e ao mesmo tempo querem falar com uma pessoa e não com uma empresa, então as marcas precisam participar das redes sociais mas com uma presença mais humana e personificada.

Até já temos um conteúdo sobre isso: Veja porque usar mídias sociais para empresas.

O segundo problema é um pouco mais complexo e é o tema central deste conteúdo então vamos lá:

 

Brand Persona: Como padronizar o discurso de sua empresa nas redes sociais

 Para entendermos a solução vamos entender o problema: Digamos que sua empresa já está presente em todas as redes sociais, e que ela possui conteúdos divertidos com diálogos humanos, mas como fazer com que esses conteúdos possuam temas relacionados a sua marca sem perder sua capacidade de entreter e informar? E como fazer com que os diálogos sejam humanos mas ao mesmo tempo condizentes com o discurso de sua empresa e possuidores de uma identidade própria?

A essa altura você já deve ter suspeitado da resposta para essas perguntas: Construindo um Brand Persona

 

Mas o que é Brand Persona?

A Brand Persona é um personagem criado para representar sua marca, dando personalidade e voz a ela e tornando a interação com o público mais natural e humana.

É basicamente uma forma de você determinar qual linguagem utilizará nas redes sociais e garantir que as interações nestas terão o mesmo tom independente de quem as estiver monitorando.

Este personagem deve ser como uma pessoa real: ter sentimentos, emoções e ideias que podem mudar ao longo do tempo e após passar por novas experiências, ele deve se estender não só à linguagem mas também ao conteúdo postado.

 

Brand Persona x Buyer Persona

Apesar de uma ser muito confundida com a outro e de normalmente serem parecidas, a Brand Persona e a Buyer Persona possuem uma diferença em sua essência.

 O que é Brand Persona

O que é Brand Persona nas redes sociais? Como o nome já sugere, se trata de qual personalidade terá a sua empresa e suas redes sociais, tanto na troca de mensagens quanto nas postagens.

O que é Buyer Persona? Buyer vem de comprador em inglês e se trata de para qual público e seguidores suas postagens serão feitas, que tipo de pessoas você quer atrair e entreter com suas postagens para depois converter em clientes?

Entenda melhor a Buyer Persona.

Agora você já sabe porque deve utilizar uma Brand Persona, o que ela é e sua diferença em relação a Buyer Persona, só falta saber uma coisa:

 

Como construir uma Brand Persona?

Bom, sabendo que a Brand Persona é o firmamento da identidade da sua empresa nas redes sociais, não é difícil deduzir que o primeiro passo é descobrir e definir qual é a identidade da sua marca. Para isso deve-se fazer um estudo detalhado de sua história, seus valores, seu propósito, de como funciona seu produto ou serviço e de qual seu público alvo.

Definida a identidade de sua marca, você deve determinar quais será sua linguagem e sua voz nas redes sociais e isso pode ser feito de diferente formas:

 

O que é Brand Persona

  • Há empresas que criam um verdadeiro alter ego da empresa, como é o caso da Magazine Luiza, que criou a Lu, uma persona baseada na fundadora da rede, Luiza Trajano, e que possui um diálogo doce, educado e paciente para responder todas as dúvidas e comentários em suas redes sociais.

 

 

O que é Brand Persona

  • Há também empresas que possuem apenas um tipo de linguagem, sem um alterego em si, como é o caso da Netflix que possui uma personalidade ousada, sem preconceitos, engraçada e divertida, tentando combinar com o tom de suas séries e de seu serviço

 

Lembre-se sempre que não há um tipo ou uma personalidade que seja a certa ou a errada, o importante é que seja a personificação de sua marca, com todas as características de seu serviço e de seu público.

ATENÇÃO: O Brand Persona não serve para corrigir erros de seu serviço ou produto, então não funcionará, por exemplo, você possuir uma persona que prega pela sustentabilidade se seu produto causa a poluição de um ecossistema, ou que prega pela velocidade se seu serviço é lento. Então venda o que você realmente é!

 

Brand Persona: Mãos a obra!

Agora que você já sabe como funciona uma Brand Persona, produza a sua!

Descubra a identidade de sua empresa, veja qual personalidade se encaixa melhor ao seu tipo de negócio e estruture suas redes sociais a ela.

 

O que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião aqui embaixo!

Um grande abraço!

Sou um Sergipano nato amante do criativo e achei na publicidade uma forma de colocar em prática todas as minhas ideias e a minha imaginação. Vim para SP fazer faculdade, hoje sou Social Media da NoTopo onde coloco as minhas ideias em prática !
– Acompanhe esse blog para ler mais conteúdos meus :D

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.