Reposicionamento de marca: Quando é necessário fazer?

Reposicionamento de marca: Quando é necessário fazer?

Reposicionamento de marca é um mega desafio. Geralmente as empresas maiores têm mais problemas do que as menores, por isso ser grande e escalar pode ser uma decisão errada, dependendo do seu mercado.

No texto a seguir, você verá uma resenha do livro ‘Reposicionamento, de Jack Trout’. Vamos discutir um pouco sobre Branding e também como identificar a necessidade de um reposicionamento de marca para a sua empresa.

Melhor ser EXCELENTE em 1 produto e 1 serviço do que ficar dispersando o foco em vários produtos e serviços dos quais só confundem a cabeça do seu potencial cliente, dispersam a atenção e faz com que eles não associem e não percebam qual valor a sua marca entrega. 

A função do Marketing para o cliente

O marketing não consegue convencer ninguém a mudar um hábito. O hábito está relacionado a crença. Crença está relacionado a hábito. Hábito e crença atuam dentro das nossa cognição cerebral. Sendo assim, tentar convencer alguém de mudar um hábito pode ser uma perda de tempo, pois as pessoas teriam que alterar suas crenças. 

O Marketing tem que trabalhar na percepção – QUAL VALOR? QUAL ASSOCIAÇÃO EU FAÇO QUANDO EU ENTRO EM CONTATO COM UMA MARCA?

Por isso, muitas vezes uma empresa que tenta inovar, acaba perdendo mercado, pois as pessoas valorizavam exatamente àquilo, como hábito, costume. 

Market Space X Market Place

Ponto físico X internet – onde as empresa vão? Como elas estão pensando no espaço do mercado? Que não é só um ponto comercial específico (seja online ou offline), mas como todo o mercado está atuando nesse não lugar?

Para isso, você pode fazer uma análise do seu negócio respondendo algumas questões:

  • Qual é o espaço no qual você está inserido?
  • O que exatamente você está fazendo, tirando o ego de cima das grandes conquistas 
  • Olhar para seu concorrente de forma muito minuciosa, pontos fracos e fortes (onde ele se pauta como especialista)
  • Saber quais são as percepções que o cliente tem da sua empresa

Se for mudar o nome, que seja para melhorar a percepção da marca – direcionar exatamente o que ela entrega de valor, sem tentar usar termos complexos que confundam a cabeça do receptor da mensagem.

Estratégia de Comunicação focada no cliente

Quando voltada para posicionamento ou reposicionamento de marca, precisa ser linear, 360 e constante. Quanto mais contato seu potencial cliente tem com a sua marca, mais ele vai percebendo e associando. 

Negócios personificados tendem a transmitir e cativar clientes, que acabam se identificando com a marca, a personificação pode passar mais os valores e o propósito da empresa. Ter uma percepção de valor, que não seja apenas o preço, é o caminho que muitas empresas seguem para cativar e fidelizar clientes. serviço excelente – funcionários felizes, generosos, respeitosos – etc. 

Diretores e CEO’s das empresas geralmente querem deixar uma marca pela mudança, acabam se afastando das operações e de seus clientes e tomam decisões estratégicas as cegas. 

Quanto mais você entende seu cliente, necessidades específicas do mercado, validação de produto e serviços, melhores decisões você poderá tomar. 

A armadilha do reposicionamento de marca

Futuro não pode ser 100% previstos, mas precisamos cada vez mais entender as tendências e muito bem o que é realmente importante e valioso para nossos clientes para conseguirmos sempre adaptar e melhorar nossos serviços.

Não queira mudar uma empresa ou reposicionar uma empresa porque todos estão fazendo. Isso pode não funcionar, tem que ser pensando sempre – qual percepção? qual valor eu crio? o que eu quero com isso? para que?

Crescer por crescer, sem ter um propósito, uma cultura, valores por trás, pode ser uma armadilha. 

Toda mudança precisa de tempo, não existe mudanças drásticas, elas precisam de tempo para serem bem implementadas. Caso contrário, causam mais problemas do que realmente solucionam crises. 

Compartilhe!

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *