Marketing Digital para E-commerce

Marketing Digital para E-commerce

O seu e-commerce pode ser divulgado por meio de Links Patrocinados (Google Ads e Facebook Ads), mas de fato as visitas que vêm das buscas orgânicas têm um maior potencial de conversão e venda.

É com um bom trabalho de Otimização que o seu Site será reconhecido pelo Google como relevante para as buscas do comprador online. Assim que o usuário chegar no seu site, ele precisa ter uma interação amigável com a sua loja.

UX – Teste de Usabilidade, avalia a experiência do usuário no site. Um fator muito importante para fins de SEO. Idealmente o usuário deveria conseguir comprar seu produto ou serviço com no máximo 3 cliques.

Para que a jornada do comprador virtual seja eficaz, o seu site precisa ser muito simples de navegar, com informações claras e uma estrutura simples.

Estrutura da Loja Virtual

Uma estrutura eficaz de e-commerce divide-se em 3 níveis:

  • 1º nível: homepage;
  • 2º nível: categoria de produtos;
  • 3º nível: produto específico.

Quero mais informações
sobre Marketing Digital para E-commerce

Menu

Para agilizar a navegação, o menu precisa ser simples, sem muitos links para não confundir o usuário e com informações claras.

Provavelmente a maioria das visitas e compras no seu site vêm do smartphone ou tablets. Então o layout do menu de um e-commerce, além de ser responsivo, precisa ser adaptado ao tipo de interação do comprador que é diferente no desktop, no mobile ou no tablet.

Menu na barra lateral (Sidebar) também ajuda a navegação e precisa ser customizado ao dispositivo.

URL Otimizada

Claramente a URL (página) de cada produto da sua loja precisa ser otimizada, ou seja, precisa mostrar claramente a palavra chave que melhor identifica o produto que você quer vender.

A URL precisa ser canonizada também, pois o usuário pode chegar até o produto pelo caminho principal ou por meio de filtros de pesquisas dentro do site.

Cada caminho terá como resultado uma URL diferente, então precisa avisar o motor de pesquisa qual delas é a principal para evitar que o Google pense que tem duas
ou mais páginas com conteúdo repetido. O processo de informar o Google qual é a página de produto principal chama-se “canonização”.

Certificado SSL

Uma loja virtual precisa ter um certificado de segurança também para fins de SEO para garantir ao usuário que trata-se de um e-commerce seguro. Para ver se o certificado de segurança está instalado no site, basta verificar se o domínio começa com HTTPS e possui um pequeno cadeado ao lado da URL. Caso positivo, o site tem certificado de segurança incluso.

Uma vez instalado o certificado de segurança, é preciso redirecionar todas as páginas não seguras (tipo sem HTTPS) para as seguras (com HTTPS).

Breadcrumb

Um site de comércio eletrônico precisa contar com ‘breadcrumbs’ que indicam o caminho mais curto desde a homepage para chegar até a página do produto de interesse. A análise do breadcrumb dá uma ideia da simplicidade ou complexidade da estrutura do site.

Sitemap

Uma loja virtual precisa ter um sitemap, o mapa do seu e-commerce.

Tem dois tipos de sitemaps:

  • O formato sitemap xml que serve para ajudar o crawler (robozinho do Google) a navegar no seu site,
  • O sitemap em vista no site que serve para o usuário entender como está estruturado o site e o ajuda na navegação. A plataforma WordPress ajuda a criar os dois tipos de sitemap sem dificuldade.

Para otimizar o seu e-commerce, a NoTopo segue uma metodologia desenvolvida em anos de experiência que já deram ótimos resultados. Por exemplo, a NoTopo melhorou, constantemente ao longo dos anos, o ROI de uma loja virtual de roupas de alto padrão para Casa, Mesa, Banho (marca Buddemeyer), como mostra este case (clique aqui).


Adwords para e-commerce

Quem ainda não está presente na Internet pode estar perdendo uma fatia do bolo importante para crescer e prosperar. E é por isso que o AdWords é indicado para todas as empresas que querem subir o faturamento.

SAIBA MAIS


SEO para e-commerce

Vários fatores influenciam a Otimização da sua Loja Virtual, desde a experiência do usuário no seu site e os comentários sobre seus produtos, até os links criados em outros sites para o seu e-commerce.
A NoTopo te ajuda a entendê-los.

SAIBA MAIS


E-commerce de vinho

A NoTopo desenvolveu uma metodologia específica de Marketing Digital para e-commerce de vinho, assim as visitas ao seu site se transformarão em compras do vinho que você vende.

SAIBA MAIS

Conteúdo gratuito sobre Marketing para E-commerce

× Como posso te ajudar?