Vamos entender o que é Marketing de Conteúdo?

o que é marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é visto como uma estratégia de marketing digital utilizada com o fim de conquistar maior visibilidade, gerar valor para o seu público e alavancar seus resultados. Mas não deveria ser enxergado apenas com este intuito.

O que é marketing de conteúdo?

Além do intuito de aumentar o tráfego e conversões, marketing de conteúdo nada mais é que contar histórias – o famoso storytelling – e por isso que é tão importante para a sua estratégia de marketing digital. Não só por poder ser a porta de entrada para conhecerem o seu serviço, mas por permitir que ao contar histórias, você dê um valor necessário para que clientes virem fãs.

Para simplificar, o marketing de conteúdo é:

  • Uma forma de educar seus consumidores;
  • Engajar com seu público-alvo;
  • Aumentar sua rede de clientes e potenciais clientes;
  • Criar conteúdo relevante e com valor.

Vale lembrar que essa estratégia acaba tendo um resultado a longo prazo.

O marketing de conteúdo pode assumir vários formatos como notícias, vídeos, e-books, podcasts, posts de blog, artigos, infográficos, entre outros (depende da sua criatividade e de como o seu público mais interage).

Por onde começar com a estratégia de conteúdo?

Muito embora pareça fácil para nós falarmos, é super complicado entender como começar, não é mesmo? Não se preocupe, nós separamos uma lista de pontos que você deve seguir para acertar na criação dos conteúdos.

Criação de persona: Qual o perfil do seu público?

Personas são personagens/perfis fictícios super importantes para ajudar sua empresa a entender quem é o seu público-alvo de maneira mais assertiva.

Para definir suas personas, você tem que explorar ao máximo o perfil dos seus clientes atuais. Após isso, você deve criar sua persona que corresponderá a esses perfis que serão seus potenciais clientes.

Veja o exemplo abaixo:

o que é marketing de conteúdo11

  • Além de entender quais são esses perfis de clientes que você quer/precisa atrair para seu site, a definição de persona é super importante para sua empresa entender em qual estágio seu público está, para que assim, esses conteúdos sejam planejados de forma que corresponda com esses momentos. Nem todo mundo está pronto para converter, e precisamos saber qual é esse momento para que nossos esforços não sejam em vão.

 

Conteúdo: Qual formato utilizar?

Você já sabe qual o perfil do seu público, agora você pode produzir o conteúdo no formato mais adequado para ele.

Ex: Você construiu a persona e entendeu que seu público tende a interagir mais com conteúdos visuais, então você pode usar infográficos, vídeos, ou um conteúdo com muitas imagens.

Como aplicar o marketing de conteúdo?

Na hora de construir o conteúdo, é fundamental ter um processo de criação e uma estratégia por trás. Desde a escolha do tema até a divulgação do conteúdo publicado.

Com a persona definida, trace uma estratégia em cima de quais são os conteúdos importantes para o seu público-alvo e os conteúdos que seus concorrentes postam.

Uma dica é pensar nas dores daquela persona para falar diretamente com ela e atingir o problema exato, trazendo uma solução (o seu negócio).

Feito isso, é hora de começar a produzir o mesmo e alguns pontos são mais do que importante:

1. A escolha de palavras-chave é SUPER importante!

Você deve definir a palavra-chave principal do seu texto. Isso é importante e faz parte da sua estratégia de conteúdo, que além de engajar o seu público, reforçará as ações estratégicas de otimização do seu site.

Você poderá fazer a pesquisa de palavra-chave pelas ferramentas do Google, como mostraremos no exemplo abaixo.

o que é marketing de conteúdo

Para que fazer essa pesquisa?

Com as pesquisas, você conseguirá entender como as pessoas buscam sobre certo assunto nos buscadores, sendo muito mais assertivo na hora de criar seus títulos. Saberá quais termos estão sendo mais buscados e conseguirá escrever por assuntos que sejam mais relevantes para esse público.

 

2. Otimização do conteúdo!

O SEO é responsável por cooperar com a indexação do seu site, fazendo com que os robôs do Google entendam sobre o que você fala e ranqueiem melhor suas páginas (precisamos falar que além do Google, existem outros buscadores como o Yahoo, Bing, etc).

Por isso, é extremamente importante o conteúdo ser relevante. Além de ser aplicada a palavra-chave mais relevante para seu conteúdo, é necessário fazer otimização completa da página: inserção de titles, descriptions, alt nas imagens, linkagem interna, aplicação de texto âncora, etc.

Otimizando bem seu conteúdo ele terá bom posicionamento no Google, e consequentemente novos visitantes.

3. Sempre usar o Call To Action

O call to action é uma chamada em formato de link, botão ou frase que incentiva o visitante realizar uma ação especifica no site. Ex: baixar um e-book, direcionar o visitante para uma página de oferta, etc.

É essencial usar o CTA a seu favor! Então, seja criativo e atraia o seu visitante da melhor forma possível.

o que é marketing de conteúdo

4. Manter uma comunicação com seu público!

Não pense que a estratégia acaba quando publicamos o conteúdo. Não deixe de se relacionar com o seu público, mantenha seu blog atualizado – crie um calendário de postagem para existir uma frequência – e sempre interaja nas redes sociais.

o que é marketing de conteúdo

Bom, agora você já sabe um pouco mais sobre  o que é marketing de conteúdo e como dar os primeiros passos para construção de um bom texto, comece o seu planejamento.

Se você quer conversar conosco para entender um pouco mais sobre como elaborar a melhor estratégia, para que seus resultados sejam alcançados da melhor forma possível, focado no seu cliente, fale com um de nossos especialistas. Nós estamos esperando por você.

Co-autora: Victoria

Compartilhe!

Amo as redes. Conhecimento sem hierarquia é mais que maravilhoso. Amo pessoas, amo viver, gosto de falar e de escutar. Tento, com isso, aplicar essa percepção do outro em tudo o que eu faço. Viajar proporciona o entendimento de que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e isso é, de certa forma, libertador. Só sei que nada sei e quanto mais eu sei, menos eu sei. (Sócrates é um lindo) Paixão pelo o que eu faço, Gosto (com G) do que eu faço e Muito de MKT DIGITAL porque tudo é mensurável! Ó SEA... cola na minha! =p

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?