O que é um Traffic Manager e quais as suas funções?

O que é um Traffic Manager e quais as suas funções?

O Traffic Manager é um novo perfil profissional, que está cada vez mais presente e que nos é cada vez mais familiar.

Trata-se de um profissional que garante o controlo, gestão e seguimento do tráfico web que recebe uma página web.

A sua função é correr atrás de vários objetivos como: atrair tráfego qualificado à página web (seja de forma orgânica ou mediante métodos de pagamento), analisar e tirar conclusões do dito tráfico ou compreender as dinâmicas que se desenvolvem nas visitas à página, bem como as ações que derivam das mesmas.

No seguinte gráfico facilitado pelo InfoJobs, podemos observar o crescimento que sofreu este perfil profissional nos últimos anos:

saúde no lugar de trabalho para um Traffic Manager

Fonte:: InfoJobs

Quais são as funções de um Traffic Manager?

Tal e como acabamos de comentar, a sua principal função é realizar uma análise exaustiva do tráfego web.

No entanto, as funções do Traffic Manager podem variar segundo a empresa em que trabalhe e os objetivos que lhe são propostos.

Se trabalha para um portal de comércio eletrônico, deverá focar-se a compreender que ações de marketing são as que geram mais conversões. Assim como gerir outras ações típicas de um e-commerce, como é o caso das ofertas, anúncios, entre outros.

Quando o Traffic Manager trabalha para um portal que promove uma marca, não tendo o objetivo de realizar vendas diretas na página, as suas funções serão centradas no Branding. Através de ações de link-building, optimizando a informação e relacionando ações de marketing offline com online, o Traffic Manager será o responsável de assegurar uma boa reputação e visibilidade digital.

No caso dos portais informativos ou de notícias, o objetivo do Traffic Manager é conseguir o máximo de tráfego possível a fim de assegurar que os anunciantes continuem interessados na plataforma.

Quais as qualidade e competência que um Traffic Manager deve reunir?

Um Traffic Manager deve contar com uma forte capacidade analítica para esmiuçar todos os dados derivados do tráfego web da empresa. É necessário acrescentar os códigos de seguimento pertinentes e utilizar as ferramentas e métricas necessárias.

Assim, o conhecimento profundo das ditas ferramentas e suportes digitais é básico para poder entender os canais através dos quais recebemos visitas e o que é que essas visitas procuram na nossa página web.

Um conhecimento a fundo da página web em que trabalhamos também é essencial. Assim, devemos entender e propor melhorias constantes na experiência do usuário na nossa plataforma.

Outra capacidade importante é a de testar. Devemos provar cada uma das ações que realizamos desde distintos dispositivos e medir os resultados que estas nos ofereçam. A habilidade para sacar conclusões dos ditos testes pode realmente supor o valor diferencial de um bom Traffic Manager.

Também deverá dominar na perfeição o âmbito do PPC e SEM, a fim de assegurar que todas as ações de marketing de pagamento estejam corretamente focadas e que não estamos a desperdiçar o orçamento. Assim, deverá saber calcular o ROI das suas ações online e definir se as estratégias desempenhadas são as corretas.

E claro, estar sempre atento as novidades:

Que ferramentas utiliza un Traffic Manager?

  • Códigos de seguimento: Trata-se dos famosos UTM ou códigos que incorporamos nos diferentes links a fim de determinar corretamente as nossas fontes de tráfego.
  • Folhas de cálculo: Um Traffic Manager deve contar sempre com a ajuda das folhas de cálculo, como por exemplo o Microsoft Excel. Tanto para realizar os planos de meios, campanhas ou quadros de comando, por exemplo.
  • Google Adwords: Esta conhecida ferramenta de publicidade de pagamento da Google é outro aliado importante do Traffic Manager. É necessário que ele o conheça profundamente para poder por em marcha as campanhas e optimizá-las ao máximo.
  • Social Ads: O mesmo sucede com as diferentes ferramentas de Social Ads para captar tráfico através de redes como Twitter, Facebook ou Linkedin.
  • Ferramentas de analítica web: Para poder analisar as diferentes métricas extraídas dos dados de tráfego web, o Traffic Manager deverá utilizar ferramentas como o Google Analytics ou o Omniture para saber tudo o que está a acontecer com a sua plataforma. En definitiva, un Traffic Manager es un perfil profesional muy complejo, un conglomerado de marketing online y analítica web que precisa de conocimientos muy específicos en este ámbito.

Gostou do artigo?

Comente abaixo e compartilhe sua opinião!


Outros artigos que podem lhe interessar

É possível gerar tráfego para meu site sem fazer conteúdo?
Aumentar o tráfego do seu site com Google AdWords!
Como anunciar os produtos no Google Shopping?
Gerenciamento de Google Adwords: Expectativa X Realidadea
Comunicação empresarial: A importância das Redes Sociais para o seu negócio!

Compartilhe!

Amo as redes. Conhecimento sem hierarquia é mais que maravilhoso. Amo pessoas, amo viver, gosto de falar e de escutar. Tento, com isso, aplicar essa percepção do outro em tudo o que eu faço. Viajar proporciona o entendimento de que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e isso é, de certa forma, libertador. Só sei que nada sei e quanto mais eu sei, menos eu sei. (Sócrates é um lindo) Paixão pelo o que eu faço, Gosto (com G) do que eu faço e Muito de MKT DIGITAL porque tudo é mensurável! Ó SEA... cola na minha! =p

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?