SEO on-page e SEO off-page: Qual é a diferença?

SEO on-page e SEO off-page: Qual é a diferença?

O princípio de base de um trabalho de SEO é ganhar autoridade na internet ao ponto que o motor de pesquisa (Google por exemplo) possa mostrar o seu site organicamente nos resultados de busca, ou seja, sem pagar pelos anúncios. Sendo o trabalho de SEO dividido entre SEO on-page e SEO off-page.

Isso acontece pois o Google entende que seu site vai responder à solicitação feita pelo usuário mais do que os sites dos seus concorrentes.

Este conceito é muito importante para entender o tipo de conteúdo ou de site que precisamos considerar em um trabalho de SEO.

Por exemplo será muito difícil otimizar para um conteúdo comercial (ex uma página de venda), pois os anúncios pagos estarão na frente do seu conteúdo nos resultados de busca.

Nota: a página dos resultados de busca tem o nome de SERP (Search Engine Result Page = Página dos Resultados do Motor de Busca).

Já se o conteúdo que produzimos é voltado a tirar uma dúvida do usuário que busca, ele terá mais chance de ranquear organicamente, mas ao mesmo tempo não terá uma pegada comercial, então será mais difícil converter este usuário para cliente.

Assim, um blog precisa ser complementado por uma estratégia de engajamento com aquelas pessoas que entraram no seu site somente pela curiosidade da resposta a uma pesquisa e não porque querem comprar seu produto.

É aqui que nos ajuda um trabalho de Inbound Marketing, com que estruturamos um processo para engajar com quem entrou em contato por curiosidade, até o ponto de torná-lo cliente.

De qualquer forma para que o site apareça nas primeiras posições, precisamos que o Google reconheça autoridade do nosso site.

Para o site ganhar autoridade, precisa seguir as guidelines dos motores de busca que, na verdade, orientam a fazer um trabalho mais voltado para o leitor do que para o motor mesmo.

Ou seja, vale muito mais um conteúdo bem escrito, mesmo não bem otimizado, do que um conteúdo superficial mas otimizado do jeito clássico com palavras-chave, etc.

Tipos de SEO

Podemos identificar 2 macro tipos de SEO:

  • SEO On-page
  • SEO off-page

Partindo de uma visão macro, SEO on-page (em inglês: sobre a página) envolve todas as ações que fazemos dentro de um site.

Logo, SEO off-page, (em inglês: fora da página), é o que fazemos fora do site. 

E o que isso significa de forma prática?

SEO On-page

Podemos dividir de forma simplificada em SEO técnico e SEO de conteúdo.

No SEO técnico, tratamos de assuntos como a otimização do código do site, as tags, a responsividade e a velocidade de carregamento.

No SEO de conteúdo, tratamos, entre outras coisas, a otimização dos textos, a escolha das palavras-chave, análise dos concorrentes e o ranqueamento.

SEO off-page

O SEO Off-page é o menos conhecido, mas também o mais importante, pois é a abordagem mais em linha com as guidelines do Google (ou outro motor de pesquisa.

Para entender este conceito, pensemos no mundo off-line. Se alguém indicar seu trabalho, isso ajudará sua empresa a ganhar autoridade no mercado. Quanto maior a autoridade de quem indicar seu trabalho, maior o ‘peso’ da indicação que sua empresa recebe.

Pois bem, o Google criou um sistema de indicação online, feito através de links. Assim um site que linka para seu site, está indicando sua empresa, ajudando a aumentar a autoridade da sua empresa online, através do que chamamos de link juice (suco de link) que é passado pelo link.

Para aumentar a autoridade e melhorar o ranqueamento do seus site, desenvolvemos estratégias para melhorar a quantidade e a qualidade destes links.

Esta abordagem para construção de links externos é o que chamamos de link-building. 

Assista também a explicação no vídeo que segue:

Conclusão

O SEO off-page envolve técnicas de outreach (entrar em contato com empresas para propor de linkar para o nosso site) e técnicas de geração de links mais naturalmente (ex via infográficos).

Com certeza esta abordagem é bem mais complexa do que o SEO on-page. Me atreveria a dizer que recorremos ao SEO on-page quando não conseguimos implementar uma estratégia de SEO off-page.

Confira mais Dicas de SEO para Blog aqui!

Compartilhe!

Curiosa e interessada por assuntos gerais, Anabelle adora compartilhar informações e experiências. Acredita que educação, arte e amor podem mudar o mundo.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *