Screaming Frog ou Google Search Console? Como escolher a ferramenta certa!

Screaming Frog

Você sabe quais são as principais diferenças entre o Google Search Console (GSC) e Screaming Frog? Leia o artigo e entenda o que cada uma das plataformas tem de melhor!

 

O que é o Screaming Frog?

 

Bom, primeiro vamos introduzir um pouco as ferramentas antes de começarmos a comparar.

 

O Screaming Frog é uma ferramenta que realiza o rastreamento e análise de um site sobre seus pontos de SEO. Não ficou muito claro? Certo, vamos explicar mais detalhadamente.

 

O que ele faz é gerar uma varredura completa do site, listando todos os pontos de cada página ou arquivos externos que estejam atrelados ao site que você escolheu.

 

Ou seja, caso você digite um domínio qualquer, você obterá como resultado uma lista de todas as páginas, arquivos de imagem, arquivos pdf, arquivos de javascript, arquivos de CSS, e todas as outras extensões que foram utilizadas no site referentes a parte de front end do mesmo. Que pode ser definido como toda a parte que é visível ao usuário quando o mesmo está navegando pelo site.

 

Certo, mas e onde entra a parte da análise de SEO? Calma, já vamos chegar lá! 

 

Caso você esteja mais interessado em SEO, pode dar uma olhada no nosso conteúdo  “Quais são os Fatores Principais de um projeto de SEO On Page“.

 

Nessa lista ou tabela que é gerada, você tem diversas colunas, cada uma contendo algum atributo ou valor da página. Por exemplo, você tem desde títulos, meta descrições, código de retorno da página, conteúdo das tag H1 – H6 a até mesmo qual o tamanho (número de palavras) do título e da meta descrição por exemplo.

 

Essas são algumas das principais características de um projeto de SEO, caso você queira saber um pouco mais sobre “conteúdo que temos no site sobre SEO”, clique aqui.

 

O que é Google Search Console?

 

Não vamos abordar muito aqui sobre o Google Search Console. Por que? Bom, porque já existem conteúdos escritos aqui no Blog sobre ele! Mas não se preocupe, vou deixar aqui cada um dos links de todos os artigos que temos.  

 

Mas para explicar de uma forma bem resumida, o Google Search Console é uma Ferramenta online que possibilita a análise do seu site. Essa análise é feita com base no que o próprio Google tem a relatar do seu site, possibilitando feedbacks totalmente válidos para você realizar melhorias e otimizar seu site ao máximo!

 

Aqui você pode ler o artigo sobre O que é o Google Search Console. Caso você ler também e entender um pouco mais sobre a ferramenta, pode ler Quais as Principais Funcionalidades do Google Search Console – parte 1 e em seguida ler a nossa continuação que termina de explicar Quais são as Funcionalidades do Google Search Console – parte 2.

 

Certo, agora que já temos uma visão geral do que cada ferramenta faz, vamos ver um pouco mais detalhadamente quais os diferenciais de cada uma e quando você pode utilizar cada uma delas?

 

Diferenciais do Google Search Console e do Screaming Frog

 

Partindo de uma visão um pouco aprofundada do que é gerado de relatório e feedback de ambas as ferramentas, temos pontos como:

 

  • Screaming Frog:
    • Fornece dados necessários para realizar otimizações voltadas para o SEO do site;
    • Possibilita a integração com ferramentas como o Google Analytics e o próprio Google Search Console;
    • Fornece o arquivo XML do seu sitemap;
    • Analisa como estão as páginas do seu site com base nas diretivas do arquivo robots.txt implementado;
    • Fornece análise de conteúdos duplicados;
  • Google Search Console:
    • Fornece análise dos dados de tráfego do site como um todo;
    • Conta com a análise de erros do site;
    • Disponibiliza ferramentas atreladas que validam pontos como a implementação de página AMP – que você pode ler sobre o que são as páginas AMP (Accelerate Mobile Pages) do Google – e implementação dos dados estruturados do seu site. Fora é claro, todas as possibilidades que são disponibilizada sobre erros de rastreamento e supervisões dos seus arquivos de sitemap XML e robots.txt;
    • Possibilidade de requisições de indexação das páginas do seu site;
    • Relatório de Impressões, cliques e taxa de “conversão” com relação as suas impressões;

 

Google Search Console ou Screaming Frog?

 

Qual ferramenta você deve escolher para utilizar? Essa é a pergunta que me motivou a escrever esse artigo. O que você deve utilizar? Simplesmente o que podemos responder de imediato é que: Depende rs.

 

Você pode utilizar qualquer uma das duas ferramentas, mas qual é o seu foco exatamente? O que você está buscando melhorar no seu site?

 

Caso você tenha uma resposta como “Estou melhorando os pontos de SEO do meu site”. Você provavelmente poderia focar no Screaming Frog. Claro que nada te impediria de utilizar o Google Search Console, mas o foco do Screaming Frog é ser voltado a SEO.

No caso de você ter uma resposta como “Quero melhorar o desempenho do meu site como um todo corrigindo os erros e sendo melhor ranqueado na pesquisa”. Com toda certeza você deveria utilizar o Google Search Console. Claro que novamente, nada impede você de utilizar o Screaming Frog, mas já sabemos que o Google Search Console é voltado a parte de ranqueamento do Google, fora a otimização e correção de erros do seu site.

 

Mas e no fim, e se você não souber responder a questão?

 

A verdade, é que ambas as ferramentas são ótimas. E que se você deseja obter um máximo resultado, deveria considerar utilizar tanto o Google Search Console quanto o Screaming Frog. Isso porque, analisando o que cada uma faz, percebe-se que são ferramentas complementares. Isso possibilita um máximo aproveitamento para o seu projeto e para o seu site!

 

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de dar sua opinião? Então deixe um comentário ou entre em contato com a gente!

Até a próxima 😀

Compartilhe!

Estrategista de Modelos de Negócio e de Marketing Digital, Engenheiro. Mais de 10 anos de experiência internacional em vários paises da Europa e América Latina. Especialista na implementação e otimização de Processos de Business. Perfil linkedin: https://br.linkedin.com/in/daniloalbadigitalmarketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?