Qual a diferença entre Blog Pessoal e Blog de Empresa?

Qual a diferença entre Blog Pessoal e Blog de Empresa?

Pode parecer estranho reativarmos um conteúdo tão antiguinho, mas a questão é:

CONTEÚDO continua sendo REI e o BLOG é o castelo, onde habitam esses conteúdos.

Chamados de Plataforma ou de BLOG mesmo, sabemos que esse canal de empresas tem, na maioria das vezes, uma funcionalidade diferente do BLOG Pessoal = ENGAJAR PARA CONVERTER!

Por que?

Porque o BLOG de empresas deve ter uma estratégia pautada para um público específico e deve sanar dores desse público – solucionando problemas de pessoas que estejam passando por todas as etapas do FUNIL de Vendas – AIDA

  1. atração do leitor para conhecer a marca
  2. interesse do leitor pelos produtos, soluções ou serviços
  3. despertar o desejo
  4. converter a pessoa
diferença entre blog pessoal e blog e empresa

Para isso não é interessante sair postando no blog de empresa assuntos relacionados apenas ao seus serviços. Isso deve acontecer, claro, mas o BLOG deverá ter uma pauta alinhada de acordo com o TARGET estabelecido de interesse.

Para isso, é necessário que a empresa escreva conteúdo para sanar dores das suas BUYERS PERSONAS – Target.

Estrategicamente o blog empresarial, além de ser um canal de contato com o seu cliente ideal, persona ou pessoas interessadas no seu serviço (como as mídias sociais, mala direitas, e-mail marketing, etc.), é  um meio de levar os leitores para o site oficial da sua empresa, aumentando o tráfego desse e, consequentemente, convertendo esses leitores de alguma forma.

Muito embora pareça super fácil manter um BLOG, sabemos que tanto para o Pessoal como para o Empresarial, há muito trabalho que ser feito e muita dedicação!

Fazer um blog bem feito é uma ótima estratégia para ter presença marcante na web, pois através do conteúdo, você pode galgar posicionamento na SERP do Google e aumentar a visibilidade da marca na INTERNET!

Para um empreendedor que quer fazer um blog empresarial, mas não quer despender (não tem) de muitos recursos para isso, há algumas plataformas disponíveis nas redes, como por exemplo:

WordPress, Blogger.com, Typepad, dentre vários, – que são opções mais econômicas.

É importante frisar que um blog empresarial precisa de planejamento como qualquer outra mídia.

Não há necessidade, dependendo do ramo de atuação, de postagens diárias, mas o planejamento, a curadoria de pautas dos posts e a otimização desse conteúdo é essencial.

Assim, além de relevante e atrativo, representará a sua empresa de forma qualificada e será facilmente encontrado nos sites de buscas.

Vemos por aí muitos blogs que não são atualizados.

Estar nas redes por estar não trará retorno algum, podendo até remeter a uma imagem de desleixo perante aos usuários da rede.

Por isso que se for pensar em fazer um blog empresarial, pense em compromisso e, se já tiver um, reavalie o conteúdo, veja se esse está sendo otimizado, já que esse canal tem que gerar algum retorno!

Quando bem-feito, os benefícios aparecem, e colaboram para muitas outras estratégias de marketing online (SEO, Link Building, mídias sociais, e mais), mesmo aquelas que não estavam dentro do seu objetivo inicial.

Importante PARA fazer uma estratégia de BLOG bem feita :

  1. DEFINA SEU CLIENTE IDEAL
  2. DESENHE O AVATAR DELE
  3. FAÇA UMA PESQUISA DE BENCHMARK
  4. DESENHE UMA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDOS
  5. SIGA A PAUTA
  6. POSTE CONTEÚDOS
  7. PROMOVA OS CONTEÚDOS EM TODOS OS CANAIS DE MÍDIAS SOCIAIS
  8. ANALISE O TRÁFEGO DO SEU SITE, CONTEÚDOS MAIS ACESSADOS, TAXA DE REJEIÇÃO, TEMPO DE PERMANÊNCIA NO BLOG..

Avaliar essas interações são importantíssimas para você entender o que seus leitores gostam mais ou menos, quais conteúdos são mais relevantes para seu público, etc.

Caso tenha ficado curioso, entre em contato conosco, nós podemos te ajudar.

Blogs para se inspirar: Join Technorati’s CEO, Scott Monty, Darren Rowse, Brian Clark, Michael Stelzner and experts from McDonald’s, Cisco, Southwest Airlines, Sony and Procter & Gamble.

Compartilhe!

Amo as redes. Conhecimento sem hierarquia é mais que maravilhoso. Amo pessoas, amo viver, gosto de falar e de escutar. Tento, com isso, aplicar essa percepção do outro em tudo o que eu faço. Viajar proporciona o entendimento de que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e isso é, de certa forma, libertador. Só sei que nada sei e quanto mais eu sei, menos eu sei. (Sócrates é um lindo) Paixão pelo o que eu faço, Gosto (com G) do que eu faço e Muito de MKT DIGITAL porque tudo é mensurável! Ó SEA... cola na minha! =p

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?