Preciso aumentar minha receita, pra ontem.

preciso aumentar minha receita

Essa frase é bemmmm frequente para nós:

PRECISO AUMENTAR MINHA RECEITA PARA ONTEM, ALGUÉM PODE ME AJUDAR COM MARKETING DIGITAL? 

preciso-vender-mais

Independente se você, que está lendo esse conteúdo, é dono de empresa ou não, todo mundo conhece alguém que precisa de entrada no caixa para ontem, e está numa situação de quase desespero e procura recursos “fáceis” e “baratos” para reverter esse quadro.

Muito embora exista também aqueles que não estão numa situação tão crítica assim, mas que sempre precisam de tudo para ontem, pois nunca tiveram PLANEJAMENTO!

A palavra desse conteúdo será PLANEJAMENTO e junto a ela associaremos outras palavras como: LEVANTAMENTO DE DADOS, AJUSTE, REVISÃO, PLANEJAMENTO, TESTE, REVISÃO, TESTE…

Nada que não seja abordado em outros conteúdos com viés mais estratégico.

Nem sempre esses tipos de conteúdos são bem vindos, pois acabam sendo mais uma provocação do que uma resposta pronta.

Estamos acostumadas a falar MUITOS SIM para todas as demandas dos nossos clientes, no entanto muitas vezes causamos mais desserviços do que ajudas.

Por que estou dizendo isso?

Porque existem sim muitas ferramentas de marketing digital que, a curto prazo, podem trazer resultados para nossos clientes, você pode entender mais lendo alguns conteúdos listados abaixo:

Mas, se você busca uma ajuda de verdade, duradoura, eu indico continuar lendo este conteúdo.

Isso porque muitas empresas que cresceram bastante no ambiente digital e GANHARAM muito dinheiro nos últimos 20 anos estão investindo em CULTURA, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, VALORES, PROPÓSITO, RELACIONAMENTO COM CLIENTE.

Empresas que não estão se estruturando, colocando seus clientes como ponto chave e central das suas ações, terão que investir cada vez mais para conseguirem gerar receita, através de aquisição de novos possíveis compradores.

Novos e Possíveis, pois sabemos que o seu cliente só vira seu cliente mesmo se tem uma recorrência de compra.

Para você conseguir relacionamento confiável, comunicação direcionada, excelência de produto ou serviço, você precisa estar 100% estruturado para atacar todas as dores de seus clientes de forma eficaz, sendo assertivo e valioso para o momento de decisão dele.

Não adianta, por exemplo, a empresa querer vender mais, precisar de mais clientes, como consequência, mudar o posicionamento estratégico de forma superficial, para conseguir falar com um novo segmento em “possível ascensão” para gerar mais conexão com um público “carente” de produtos ou serviços que atendam essas novas demandas, mas tudo for muito superficial.

O que eu quero dizer com o superficial, vamos a exemplos mais factíveis trazendo para a realidade de muitos clientes na mesma situação: Vender para ontem!

1 – Necessidade da empresa, vender mais, caixa está operando no vermelho;

2 – Tomador de decisão pede solução para o responsável pelo comercial/marketing;

3 – Solução possível de resultado a curto prazo: LINKS PATROCINADOS, GOOGLE ADWORDS, MÍDIAS SOCIAIS, SITE;

Contrata-se uma agência para gerenciar essas campanhas, com metas sem histórico, pois nunca investiram em ações de compra de mídia, e espera-se que o resultado seja atingido em até 2/3 meses.

A agência começa então a setar as campanhas, e enxergar os “vários” gargalos:

  • Site não tem landing pages com foco em serviços específicos;
  • Tempo de atendimento é muito mais lento que o da concorrência;
  • Não tem um perfil de cliente ideal definido;
  • Não tem verba para investir em atração de tráfego – apenas para conversão final;
  • A marca não tem um posicionamento estruturado, os discursos dos vendedores são diferentes, o site tem uma linguagem Y, o atendimento X, o produto não é similar ao que o cliente espera.

Aqui citei apenas 5 exemplos do que vemos com recorrência, sem ordem de importância ou ordem sistêmica, na realidade tudo está mais ou menos na mesma teia, mas logo abaixo eu citarei um ponto muito comum que muitas empresas NÃO querem, por vários motivos, enxergar:

Motivo da Evasão de clientes, diminuição da tx de conversão comercial, aconteceu por falta de identificação do cliente com a marca, falta de apresentação de novas soluções de mercado, o preço não ser mais tão competitivo como o da concorrência.

Geralmente esses gargalos não são analisados ANTES dos gestores desesperados começarem a investir em mídia, com expectativa de resultados para ontem.

Geralmente esses gargalos são vistos depois que os resultados começam a não ser mais atingidos, nem com investimento em mídia, coisa que nunca foi feita.

O que muitas marcas, as gigantes mesmo como a Tok&Stok, estão fazendo é investindo em valores, propósito, cultura da empresa, para ter uma estrutura mais consolidada, aproximando cada vez mais o cliente com a marca, criando relacionamentos mais duradouros que acabam demandando menos de investimentos milionários em mídia para aquisição de clientes, e sim estimulando a manutenção de clientes, agregando valor tanto para marca, como para a vida de seus clientes.

Isso não é uma ação direcionada para ontem.

planejando para gerar mais receita - preciso aumentar minha receitaPara tudo isso acontecer, precisa-se de muito planejamento, pesquisa, análise de departamentos, análise de experiência de compra, de Gargalos operacionais da empresa, que nem sempre são revistos quando o caixa está operando no azul, infelizmente.

Isso não quer dizer que as empresas pararão de investir em compra de mídia, em testes de usabilidade, em conteúdo… NADA DISSO, mas estou falando que o investimento será muito mais eficaz.

Resultados muito mais assertivos, o que gera crescimento sustentável e economia saudável.

O cliente estando no centro das ações, em todos os processos de identificação com a marca, desde o primeiro momento que ele entra em algum canal da marca, seja loja física, site ou canais de mídias sociais, ele criará um laço, uma relação diferenciada, pois ele entenderá que aquela marca esta de fato pensando nele.

Investir em Google AdWords como solução dos problemas, num momento crítico, faz com que resultados aconteçam mas não sejam sustentáveis a médio longo prazo, pois a marca sempre despenderá de verba para atuar na dor, nem sempre enxergando a causa.

https://www.notopo.com/wp-content/uploads/2018/06/dor-de-cabeça-preciso-vender-mais.jpgUm exemplo mais claro é tomar Neosaldina para dor de cabeça para o resto da vida sem investigar a causa da dor e tratar a enxaqueca, que as vezes pode ser até fruto de um bruxismo.

Contratar uma agência de performance, sem verba para que ela faça uma análise estratégica da situação da sua empresa, pode causar muitos problemas entre expectativa e entrega.

Mesmo porque, se seus clientes estão deixando de comprar de você, não é apenas divulgação da sua empresa que reverterá o quadro, há indícios que o problema seja muito mais profundo.

Resultados para ontem sempre foram demanda, mas com a concorrência, com as mudanças de expectativa dos clientes, com o acesso a informações que eles tem na internet, dificilmente uma empresa sem posicionamento claro e definido conseguirá prosperar no mercado.

É essencial as empresas entenderem seus momentos e definirem de forma clara onde estão e onde querem chegar, quem são, como são vistas e quem querem atender.

Isso evita muitas frustrações – Veja o conteúdo que eu escrevi sobre um case da AVON

Posicionamento estratégico é essencial SIM! – Case AVON

Precisar de resultados para ontem pode ser genuíno, mas ignorar a necessidade de um planejamento mais profundo, análise mais dedicada, para conseguir prosperar mais a longo prazo é uma decisão cega das empresas, que muitas vezes enxergam essas ações como custos e não investimento, quando o caso é contrário!

preciso aumentar minha receita

CUSTO:

é despender de um dinheiro que não está disponível no caixa para aquisição de tráfego, sem metas SMART definidas e sem ter claro quem você quer atingir, tentando atirar para tudo quanto é lado, como forma desesperada de conseguir mais clientes.

INVESTIMENTO:

é fazer uma análise apurada da situação atual da sua empresa, enxergar as lacunas, definir o que é a empresa é, qual seu propósito, quem é seu cliente ideal e estruturar um plano tático SMART para conseguir atingir resultados de curto, médio e longo prazo.

A NoTopo faz esse tipo de análise e junto com nossos clientes conseguimos enxergar muitos pontos de melhorias, aplicando soluções e melhorando resultados de forma sustentável!

Quer saber mais? Entre em contato conosco para ver nossos cases.

Compartilhe!

Amo as redes. Conhecimento sem hierarquia é mais que maravilhoso. Amo pessoas, amo viver, gosto de falar e de escutar. Tento, com isso, aplicar essa percepção do outro em tudo o que eu faço. Viajar proporciona o entendimento de que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e isso é, de certa forma, libertador. Só sei que nada sei e quanto mais eu sei, menos eu sei. (Sócrates é um lindo) Paixão pelo o que eu faço, Gosto (com G) do que eu faço e Muito de MKT DIGITAL porque tudo é mensurável! Ó SEA... cola na minha! =p

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?