O que é uma Landing Page?

O que é uma landing page

O que é uma Landing Page?

Mas afinal, o que é uma Landing Page? Também conhecida como página de destino/de pouso/de entrada/de aterrissagem e por muitos outros nomes.
Resumidamente, a Landing Page é a primeira página que o navegante vai acessar, mais popularmente utilizada quando o objetivo é gerar leads.

Muitos estudos afirmam (e já tivemos muitos cases de sucesso também) que utilizar uma Landing Page aumenta nossa taxa de conversão.

Diferente do seu site, ela não está ali para passar muita informação. Ela está ali para estimular o navegante a tomar uma ação! Seja preencher um formulário, baixar um e-book ou efetuar uma ligação, por exemplo.

Além do mais, é importante ressaltar que uma página de pouso é autônoma e não possui nenhum vínculo com o site.
Ou seja, ela não deve ter nenhum redirecionamento para seu website. Já que isso pode desviar a atenção do usuário e fazer com que a Landing Page perca o impacto inicial.

Mas onde utilizar essa Landing Page?

O uso mais comum é como página de destino de qualquer anúncio que você faça na internet. Seja ele um banner promocional, um e-mail marketing, um link patrocinado ou afins.

A Landing Page tem que ter uma boa estrutura e deve ser eficiente, pois ao mesmo tempo que é a primeira página do seu site a ser visitada, pode se tornar também a última. Ela será a primeira impressão que o usuário terá, as informações devem estar de forma a serem compreendidas facilmente e seu objetivo deve ser claro.

Trate sua Landing Page como um ponto de venda, preserve-a, tome cuidado com o excesso de informações e destaque apenas os pontos principais como suas vantagens e diferenciais, sempre sintetizando ao máximo. Você deve chamar atenção!


Veja também: Por que fazer uma Landing Page se eu já tenho página de contato no meu site?


Landing Page no Marketing Digital

Agora que você já teve uma breve introdução sobre o que é uma Landing Page, vou te explicar porque ela é tão importante na sua estratégia de marketing digital.

Ora, com sua página de destino, você consegue recolher informações importantes do seu usuário, como nome, e-mail, telefone, etc.
Isso vai te ajudar a conhecer melhor seu consumidor e manter um relacionamento com ele. Assim você pode nutri-lo fazendo com que avance as etapas do funil e então, quem sabe torná-lo um cliente a longo prazo.

Afinal, isso é o que todas as empresas querem, não é mesmo?

Veja este conteúdo explicando um pouco sobre o funil de venda e funil de marketing:

Como criar uma boa Landing Page?

Normalmente uma Landing Page de sucesso é aquela direta ao ponto, uma página simples, apenas com as informações essenciais.

Mas não se esqueça de mostrar a identidade visual da sua marca. Sua página de destino e seu site devem conversar entre si, assim se o cliente decidir entrar no seu site, vai reconhecer imediatamente as cores, as imagens com filtros parecidos, a fonte utilizada e assim vai.
Enfim, ele vai entender que está em contato com a mesma empresa.

Utilizar recursos visuais é muito importante para atrair a atenção do usuário. Destaque imagens e símbolos para facilitar o reconhecimento do principal produto.

Disponha as informações de maneira clara e organizada, use bullets se for conveniente. Facilite a vida do consumidor!

No entanto, não se trata apenas do visual, a maneira como você fala também deve ser igual.
Como seu negócio se comunica? De uma maneira formal, informal, usa gírias?

Tudo isso irá ajudar na ambientação do usuário e na memória da sua marca.

Além de tudo isso, é muito importante fazer a otimização das Landing Pages para que resultem no máximo retorno possível.
Muito embora não exista uma fórmula que sirva para todas as Landing Pages de todos os segmentos, existem alguns princípios importantes que podem ser aplicados, mas que devem ser testados via testes A/B.o que é uma landing page


Veja também este conteúdo mais aprofundado: Como fazer uma Landing Page: dicas rápidas e essenciais


Call to Action

O Call to Action (CTA), no português, chamada para ação, tem o propósito de fazer um último apelo para o visitante.

Depois de ele ler todas as informações da sua página, o CTA vem para incentivar a tomada de decisão. Seja efetuar uma compra ou preencher o formulário. Ele é muito importante para a conversão, então pense bem na chamada e deixe ela interessante!

São exemplos de Call to Action: “saiba mais”, “clique aqui”, “quero meu desconto”, “baixe seu e-book”.

Assista este vídeo em que explicamos melhor sobre o que é o Call to Action:

Agora, algumas dicas-chave para finalizar:

  • Você deve utilizar um bom “Call to Action”, pois ele vai direcionar o usuário para o funil de conversão;
  • Utilize a proporção 1:1, ou seja, a ação desejada é a única possível na Landing Page. Se você quer que o navegante preencha o formulário, só deixe disponível essa ação dentro da Landing Page;
  • Quando o “Call to Action” está em forma de botão, a atratividade é aumentada, utilize cores chamativas nessa área;
  • É importante alertar o usuário sobre o que vai acontecer após o clique, para que ele não fique com medo de clicar. Então, caso o internauta seja direcionado a um outro lugar, avise-o “você será direcionado a um outro domínio.”;
  • Tenha uma página de obrigado, assim, após o envio dos dados, o usuário será redirecionado para uma página onde sua empresa agradece o contato. Algo simples, mas que além de mostrar empatia por parte da empresa, faz com que o usuário entenda que o formulário foi enviado com sucesso.

Você já utilizou alguma Landing Page para aumentar a conversão em seu site? Conte para nós sua experiência!

Se restou alguma dúvida sobre o assunto ou se tiver alguma sugestão para o próximo conteúdo, deixe seu comentário aqui!

Compartilhe!

Amo as redes. Conhecimento sem hierarquia é mais que maravilhoso. Amo pessoas, amo viver, gosto de falar e de escutar. Tento, com isso, aplicar essa percepção do outro em tudo o que eu faço. Viajar proporciona o entendimento de que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e isso é, de certa forma, libertador. Só sei que nada sei e quanto mais eu sei, menos eu sei. (Sócrates é um lindo) Paixão pelo o que eu faço, Gosto (com G) do que eu faço e Muito de MKT DIGITAL porque tudo é mensurável! Ó SEA... cola na minha! =p

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?