A Importância do SEO para a sua Empresa

seo

O que é SEO?

SEO é um conjunto de técnicas aplicadas ao seu site para que este seja melhor rankeado nos sites de busca, como Google, Yahoo! e Bing.

A aplicação destas técnicas visa facilitar a leitura do seu site pelos robôs de busca. De forma que ele seja encontrado quando uma pessoa insere uma “query” (uma questão, dúvida, palavra) nos sites de busca.

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o SEO (search engine optimization) deve SEMPRE visar facilitar o entendimento do seu site pelas pessoas (idealmente seu target).

Isso é feito através de técnicas que ajudam a melhorar a navegabilidade e deixar o conteúdo mais claro e rico em informações. Também fazem parte das técnicas de SEO, que vão além da inserção de códigos, as tags e palavras-chave.

White Hat x Black Hat

Uma distinção importante a se fazer é o White Hat. Que são técnicas não infringem as regras dos buscadores, e que tem como objetivo final melhorar o seu site de forma a oferecer uma melhor experiência para o usuário. E assim galgar posições orgânicas nos sites de busca.

Já o Black Hat (técnicas que infringem as regras do Google), é uma terminologia utilizada no meio para práticas que burlam o mecanismos de busca afim de melhorar as posições orgânicas do seu site de forma mais rápida. Porém com baixa qualidade em relação à interação e experiência do usuário com o conteúdo oferecido.

Assim que identificado essas práticas, os sites são penalizados. Indo para as últimas posições dos buscadores, sendo, em muitos casos, irreversível a penalização.

Veja neste vídeo o que são exatamente as técnicas de Black Hat para um projeto de SEO.

 

Como otimizar o seu site?

A otimização de um site é dividida basicamente em duas áreas: On-page e Off-page.

A otimização on-page diz respeito à todas as inserções de palavras-chave e códigos nas páginas do site. Levando em conta também a usabilidade, navegabilidade e experiência do usuário na página.

Enquanto off-page seria a construção de links externos do site (link-building).

Para otimizar uma página, é necessário entender alguns termos e nomes, mas vamos por partes.

1º de tudo: Suas páginas precisam ser responsivas.

O que isso significa? Que as páginas do seu site precisam se adaptar aos diferentes tipos de dispositivos que o usuário pode usar para acessar o seu site (desktops, tablets, celulares e wearables).

Além disso, precisa seguir algumas indicações de usabilidade (ou User Experience -UX). Pois um site difícil de navegar gera uma péssima experiência para o usuário e tende a não rankear bem no Google.

Seguidas essas primeiras indicações de como montar a estrutura e layout do seu site, vamos aos seguintes passos de como otimizar o seu site:

 

  • Selecione a palavra-chave que você deseja relacionar ao conteúdo de um página específica

Escolher a palavra-chave certa para o seu conteúdo é o mais importante. Pois é através dela que os usuários vão encontrar o seu site nas buscas.

A palavra-chave escolhida para determinada página deve estar alinhada com a estratégia de palavras-chave escolhida para o conteúdo como um todo. Para que palavras-chave “cauda longa”, ie. que fazem parte do universo semântico de uma palavra-chave raiz, possam fortalecer a relevância do site como um todo para a palavra-chave raiz.

Para você entender como começar a pesquisar quais são os termos mais buscados nos sites, você deverá conhecer muito bem como o seu TARGET ou Persona busca por soluções  como as  que você oferece nos buscadores.

NOTA SEO: CADA VEZ MAIS, SITES BEM RANKEADOS, BEM OTIMIZADOS, SÃO FEITOS COM DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO, QUE NADA MAIS É DO QUE AGREGAR VALOR PARA O TARGET EM QUESTÃO!

Não devemos pensar apenas nos direcionamentos do Google, mas sim no  nosso público precisa. Fazer um site para seu cliente em primeiro lugar!

Ou seja, ESTRUTURE muito bem o seu site. Então PENSE muito bem em como será o MENU, se as informações estão bem classificadas em categoria, sub e se essas estão bem linkadas.

Para seleção da  KW (keyword), segue abaixo como eu estruturo o processo de seleção.

Por exemplo, eu sei que minha Persona tem uma dor X, no caso é não acreditar mais em agências de mkt digital, por experiências ruins no passado.

Eu ofereço serviços de marketing digital, então, como fazer?

A palavra-chave raiz que eu gostaria de trabalhar é “marketing digital“,  mas essa é uma KW é muito ampla, muito concorrida e não necessariamente está realmente direcionada query  da minha PERSONA.

Entendendo muito bem as DORES da minha PERSONA, eu entendi que ela quer ver CASES de MKT DIGITAL para certos segmentos.

Eu  pesquiso em ferramentas como SemRush, Uber Suggest, Google Trends, Keyword planner do Google Ads – termos que estejam relacionados ao que eu acredito ser relevante para a minha persona.

Com  base nos dados que essas ferramentas apresentarão eu terei a palavra-chave central MARKETING DIGITAL e outras variáveis mais direcionadas para a minha persona. Para ter  um conteúdo especificamente para o que ela está buscando.

Essas ferramentas nos passam muitos dados como:

  • Volume de busca mensal
  • Índice de concorrência no Google Patrocinado
  • Dificuldade em rankear – se a palavra é muito concorrida no orgânico]

Faço um cruzamento com o  meu plano e escolho as minhas melhores  palavras.

Se a minha equipe tiver dados de palavras que compramos no Google Ads, eu agrego essas infos. Pois a ferramenta me dá muito insights do que as pessoas que convertem estão buscando.

Como eu insiro essa KW na página  para que meu site fique bem otimizado?

Insira a palavra-chave no título da sua página

O título da sua página é considerado um dos fatores on-page mais importantes para otimização. Pois indica de forma direta o conteúdo que o usuário vai encontrar ali.

Muitas vezes é o título que vai colocar a sua página nas primeiras posições orgânicas. Por isso ele deve ser apelativo e explicativo, de preferência contendo a palavra-chave logo no início.  

Insira a palavra-chave no subtítulo

No mundo digital, também conhecemos o subtítulo como H2. Pois é necessário adicionar um código <h2> no HTML da página para avisar que aquela frase deve ser diferenciada do resto do conteúdo.

Não há um limite de subtítulos que você pode inserir no seu conteúdo, mas recomenda-se que haja pelo menos um com a palavra-chave.

subtitulo h2

Otimize muito bem suas imagens. Salve as imagens com a  palavra-chave direcionada e  insira a palavra-chave na Alt-Text da imagem.

O Alt-Text é o “Texto Alternativo”.

Serve para navegadores que não conseguem mostrar a imagem. Então neste caso mostram o texto alternativo, que expõe o lugar no qual a imagem com aquele conteúdo e descrição deveria estar aparecendo. Seja dentro do conteúdo ou na “capa” da página.

Não é suficiente inserir a palavra-chave escolhida no nome do arquivo JPG ou PNG que você subirá na página do site, pois não é a mesma coisa.

Como os robôs dos mecanismos de busca não conseguem ler imagem, é importante que você dê uma descrição do conteúdo visual para que essa imagem também fique bom posicionada nas buscas quando as pessoas buscarem por aquele conteúdo.

Cuide dos tamanhos das imagens, pois um site com muitas imagens pesadas, faz com que fique mais lento de carregar e com certeza muitas pessoas, acessando via MOBILE, principalmente, desistirão do seu conteúdo.

O tempo de carregamento ideal para um site é INFERIOR A 3 SEGUNDOS

Insira a palavra-chave no Meta-Title

O meta-title é o título da sua página que estará visível para as pessoas nos sites de busca. Esse título, assim como todo o conteúdo do seu site, deve ser interessante e explicativo. Para que assim, as pessoas consigam identificar com facilidade a informação que elas encontrarão na sua página.

Recomenda-se que o meta-title tenha no máximo 55 caracteres. Para caber de forma completa no espaço destinado nas buscas orgânicas.

Meta-title

Insira a palavra-chave na Meta-Description

A meta-description é a descrição do conteúdo que aparece nas buscas.

Geralmente quando temos um número muito grande de impressões de uma página. Ou seja, quando a página aparece para os usuários dos sites de busca muitas vezes, porém com um número de cliques baixo. A meta-description não está chamativa o suficiente e é necessário alterá-la para deixar o conteúdo da página mais claro para o internauta e mais apelativo do que o conteúdo da concorrência. A fim de que as pessoas escolham clicar no seu link e não nos outros que aparecem para a mesma palavra-chave.

A meta-description pode ter até 156 caracteres, e a palavra-chave deve estar preferencialmente no seu começo.

Meta-description

Muito embora já seja sabido que essa TAG não tem  mais tanto peso, ela ajuda o usuário a entender mais sobre o conteúdo que está na Página de destino. ENTÃO, aproveite bem esse espaço.

Tenha conteúdos relevantes para seu TARGET

Quanto mais relevante e direcionado para seu target seu conteúdo for, melhor será a experiência  dele e mais possíveis  compartilhamentos você terá.

Quanto mais links externos orgânicos (sem serem pagos) você tiver, mais os robôs vão entendendo a sua relevância.

Quanto mais relevante você for, mais você aparecerá nas primeiras posições.

Nos dias de hoje, escrever um conteúdo para “encher linguiça” para uma estratégia de Content Marketing, que visa “engordar” o SEO do seu site, já não é mais uma boa prática.

POR QUE?

Porque as pessoas estão sendo metralhadas por conteúdos em diferentes tipos de canais,  o tempo todo.

Se o que você está escrevendo, que leva muito tempo e tem um alto custo, não AJUDAR o seu leitor, melhor você  NÃO escrever. 

Quanto tempo demora para uma implementação de SEO fazer efeito no tráfego do site?

Como foi possível perceber no tópico acima, quando falamos em otimização de site, estamos dizendo que serão inseridas palavras-chaves num conteúdo relevante de um site com boa navegabilidade.

O problema jaz no fato de que muitas empresa não tem um conteúdo relevante. Não tem um site com boa navegabilidade e muito menos uma estratégia focada no  TARGET, no que ele busca, nas dores dele. 

Você precisa de uma estratégia:

  • quero POSICIONAMENTO?
  • quero LEAD?
  • quero AJUDAR ESTUDANTES?

O que você estabelecer como objetivo do seu site, vai te ajudar a traçar o seu perfil de clientes e A PARTIR DAÍ,  você vai fazer a seleção  de palavras-chaves!

Em quanto tempo consigo resultados?

Um projeto bem-sucedido de otimização NÃO é de curto prazo – leva entre 6 e 12 meses para obter  resultados consistentes. Quando torna-se verdadeiramente sustentável, desde que sejam feitas manutenções periódicas no site depois deste período.

Os primeiros 3 meses de projeto são os mais importantes e trabalhosos. Por que é quando devem ser feitas análises estratégicas,  identificação dos problemas do site e sua situação atual.

Depois que essa varredura de SEO é feita, faz-se um estudo de palavras-chave. Que engloba uma análise de benchmarking para saber o que a concorrência está fazendo, quais palavras-chave estão usando, etc.

Esse estudo de palavras-chave é importantíssimo! Como dito acima, para identificar o volume de buscas e as variações mais relevantes do universo semântico.

Depois de feito este estudo de palavras-chave e concorrência. Começa a aplicação das palavras-chave, títulos, meta-titles, meta-descriptions e alt-tags otimizados em todas as páginas do site.

Logo após a aplicação das informações otimizadas, o site já começa a rankear melhor nos sites de busca, como o Google.

Geralmente observa-se essa movimentação nas posições orgânicas através da chamada SERP – Search Engine Results Page – que nada mais é do que um antes e depois das posições do site nas buscas orgânicas.

À partir do sexto mês observa-se um crescimento maior das sessões de tráfego orgânico no site. Por que mais páginas foram indexadas no Google, e conforme fomos trabalhando o universo semântico das palavras-chave e fazendo Link-Building, conseguimos dar mais relevância para o site como um todo. Fazendo com que mais páginas fossem puxadas para as primeiras posições orgânicas.

Depois de um ano de projeto, com um site completamento otimizado e bem rankeado nos sites de busca, mesmo a ação da concorrência ativa as palavras-chave deste site, aumentando de forma orgânica os acessos ao site.

Por que  eu preciso de SEO no meu site?

A maior parte do tráfego dos sites vem de fontes orgânicas, ou seja links rankeados organicamente nos sites de busca.

No entanto, outras fontes de tráfego, como anúncios online ou ações em mídias sociais também são relevantes. Mas os mecanismos de busca continuam sendo os principais. Independentemente de o seu site fornecer conteúdo, serviços, produtos ou outras coisas.

A beleza do SEO está no fato de você ser achado exatamente por pessoas que estão buscando o que você oferece. Ou seja, você estará mais presente para o seu público-alvo, que será ampliado ao alcance da internet.

Afinal, ter um site otimizado é a garantia de que pessoas (possivelmente leads qualificados) vão encontrar o seu site quando elas mais precisam de você. Aumentando exponencialmente o poder do seu negócio!

Para saber mais sobre SEO e outras estratégias de marketing digital, entre em contato com a gente!

Teremos prazer em ajudá-lo a entender como aumentar a sua presença online! 🙂

Co-autora: Camila Murakami

Compartilhe!

Amo as redes. Conhecimento sem hierarquia é mais que maravilhoso. Amo pessoas, amo viver, gosto de falar e de escutar. Tento, com isso, aplicar essa percepção do outro em tudo o que eu faço. Viajar proporciona o entendimento de que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e isso é, de certa forma, libertador. Só sei que nada sei e quanto mais eu sei, menos eu sei. (Sócrates é um lindo) Paixão pelo o que eu faço, Gosto (com G) do que eu faço e Muito de MKT DIGITAL porque tudo é mensurável! Ó SEA... cola na minha! =p

Comments

  1. Grupo Medicina e Saude : janeiro 22, 2017 at 1:22 am

    Muito explicativo

  2. SEO Otimização de sites BH : abril 3, 2017 at 7:32 pm

    Excelente artigo!

  3. Antes do SEO vem a pagina responsiva e limpa. Muito boas as dicas. O SEO é onde a mágica acontece

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?