O Que é o Índice de Qualidade do Google Ads e Por Que é Importante Na Sua Estratégia

Índice de Qualidade
por

Todo iniciante em Links Patrocinados, e a grande maioria dos clientes das agências de marketing digital, acreditam que tudo gira em torno do CPC, o famoso custo-por-clique. Porém, eles estão apenas parcialmente certos.

Ok, toda a dinâmica das maiores plataformas de compra de mídia da internet é baseada em leilões. E um leilão é algo bem simples, não?

É capaz de você já ter presenciado um ao vivo ou talvez tenha colocado em algum programa de TV destinado a eles para cair no sono. De forma rápida, um leilão coloca diversos competidores para comprar algo. Destinando a vitória a quem pagar o valor mais alto.

É algo quase intuitivo, porém, quando trabalhamos com marketing digital, há um fator extremamente importante que balanceia a equação do preço nos leilões.

Esse fator é a “Relevância”, que determina a aptidão do anúncio em aparecer nos espaços publicitários.

No Google Ads, a plataforma que abordaremos hoje, esse fator é destrinchado em 3 pontos chave.  A eles, são atribuídos uma nota, que é chamada de Quality Score, ou Índice de Qualidade na versão em Português.

Assista neste vídeo uma explicação sobre o Índice de Qualidade:


Leia também: Gerenciamento de Google AdWords: Expectativa X Realidade


Com esse nome fica mais fácil de entender. Se no Ads os anúncios aparecem de acordo com as buscas, medir também a Qualidade serve para garantir que só aparecerão anúncios que realmente tenham relação com a busca realizada, e portanto são mais “relevantes”.

De forma direta, a sua quantidade de pontos em um leilão é definida pelo seu CPC Máximo multiplicado pelo seu Índice de Qualidade.

Vale lembrar também que baixos índices de qualidade impedem anúncios de concorrerem em leilões.

Mas então, como eu consigo aumentar esse índice?

O índice de qualidade por si é definido por 3 classificações que iremos abordar:

Índice de Qualidade do Google AdWords

O Google para um anúncio com um bom índice de qualidade

Taxa de Cliques Esperada

É uma estimativa de quantos cliques o seu anúncio receberá de acordo com as palavras-chave que o ativam. Ele o compara com os termos de pesquisa, com cada concorrência e principalmente o histórico do anúncio em questão, para assim estimar se é provável que você consiga um clique.

É possível melhorar esse ponto em específico verificando o texto do anúncio, introduzindo Call-to-Actions e extensões.

Entenda neste vídeo a importância do CTR (taxa de cliques) para a estratégia de marketing:

Relevância do Anúncio

Nessa métrica, o Google analisa as palavras-chave e o termo de pesquisa,  para cruzá-los com o texto do anúncio. De forma simples, é aqui que o Google verifica se o anúncio efetivamente serve para suprir a necessidade do usuário.

Separar bem em grupos de anúncios específicos, de acordo com termos definidos ajuda a manter a sua relevância alta o suficiente. Às vezes, uma palavra pode fazer toda a diferença.

Experiência da Página de Destino

Índice de Qualidade do Google AdWords

Foco no time de programação. O desempenho técnico é importantíssimo para o marketing digital

Não adianta um anúncio perfeito se ao clique do usuário, o site demora a carregar. Ou pior, ele não funciona!

Por isso, o último, porém não menos importante dos fatores do Índice de Qualidade é a Experiência da Página. Nesse caso, a experiência é tratada basicamente como a Velocidade de carregamento da página. É um assunto um pouco mais técnico, porém há alguns truques que apesar de simples, fazem enorme diferença, ainda mais agora que a maioria do tráfego da web está em dispositivos móveis, com conexão limitada.

Busque por servidores confiáveis, com um bom suporte, utilize temas responsivos caso utilize WordPress ou outro criador de sites.


Leia também: 4 Razões para criar um site institucional em WordPress


Ah, e faça testes regularmente no PageSpeed Insights, a ferramenta do Google que atribui uma nota à performance do seu site no desktop e no celular. Ele ainda destrincha os pontos que afetam negativamente a página, o que pode ajudar bastante na identificação de erros.

Compartilhe!

Entre o Discurso e o Código, descobriu na Análise Estratégica de Comunicação sua paixão. Busca integrar estratégias de mídia e conteúdo através do Marketing de Atração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?