Gutenberg – A novidade do WordPress

Gutenberg

Já ouviu falar sobre o Gutenberg no WordPress e está perdido com relação ao que é? Não se preocupe! Leia o nosso artigo e entenda o que é o Gutenberg e porque está sendo tão mencionado atualmente!

 

O que é o Gutenberg?

 

Partindo do princípio, o WordPress é um sistema gerenciador de conteúdo. Ou seja, ele serve basicamente para que você possa criar, editar e excluir conteúdos.

Contudo, ultimamente diversas funcionalidades são exploradas cada vez mais na plataforma. Tanto da parte do uso de plugins quanto da parte do uso de temas pagos ou gratuitos.

“E como ficou a parte da edição de conteúdo?”, você pode estar se perguntando. Bom, fica a sua escolha entre utilizar o editor de texto padrão do WordPress ou escolher entre alternativas dos plugins.

Diversas vezes, você pode optar por outros editores que não sejam o editor padrão do WordPress sem pensar duas vezes. Por que estou dizendo isso? Simplesmente porque embora seja um bom editor de conteúdo, ele não te fornece controle facilitado sobre a estruturação do seu conteúdo.

Você consegue realizar diversas coisas no editor padrão, mas nenhuma delas referente ao layout da sua página de forma facilitada. Você poderia no máximo utilizar a opção “Visualizar Alterações”, mas sabemos que não é a mesma coisa.

Tendo todos esses pontos em vista, o WordPress criou o Projeto Gutenberg. Mas afinal, o que é isso? – Juro que não é um filme de super-heróis – o Gutenberg é o novo editor de texto do WordPress, embora por hora esteja disponível apenas como um plugin.

A previsão é que dentre as próximas atualizações do WordPress, já esteja atualizado o editor de texto para essa nova versão, o que em datas, deve estar programado para o final do semestre.

Se você já utiliza o WordPress há algum tempo, sabe como pode ser cansativo fazer ajustes no editor de texto. Mas então como eles pretendem facilitar a sua vida ao fazer o mesmo? Calma, já vamos falar sobre isso!

Você sabe qual a diferença entre WordPress e Wix? Confira nosso artigo!

 

Como funciona o Gutemberg?

 

Segundo descrições, o Gutenberg foi feito para mudar completamente a experiência de edição de conteúdo.

Contudo, como?

O Gutenberg utiliza blocos de texto para que você possa produzir seus conteúdos, ou seja, ao invés de você escrever em uma grande página em branco, agora você estará escrevendo diretamente na sua página da web, na qual você não precisará mais ser minimalista com relação ao design da mesma. Se deseja um novo parágrafo, basta adicionar um novo bloco. Se deseja dar mais espaço, pode fazer o mesmo com o manuseio dos blocos.

Com toda certeza, isso ajudará em muito na gestão do layout dos seus conteúdos, não existe mais a necessidade de ficar controlando o número de linhas puladas para saber se o espaçamento está bom ou não.

Existem diversas funcionalidades que os novos blocos vão ser capazes de realizar. Vão ser utilizados blocos específicos para criar o parágrafos, para criar títulos, para inserir código personalizado, e assim por diante.

Então basicamente, o que vamos ter agora é um grande plugin de gestão de visual da página adicionado ao WordPress por padrão? Exatamente isso!

Mas você pode se perguntar como ficam os plugins já existentes com relação à isso, e é uma ótima pergunta! Existem pontos negativos para alguns grupos de pessoas no WordPress com essa nova implementação do Gutenberg. 

Quer criar um site institucional? Confira aqui 4 razões para utilizar WordPress!

 

Pontos negativos e positivos do Gutenberg

 

Gutenberg vs Page Builders.

 

O Gutenberg chegará para ser uma forma de permitir que os usuários editem de maneira mais fácil seus conteúdos na web. Contudo, nada é livre de pontos negativos. Claro, não para usuários nesse caso, mas para os criadores de plugins de edição de conteúdo mais especificamente. E por que? Porque o que ele faz é exatamente o que esses plugins fazem!

E agora? Como fica a coisa?

Provavelmente com o passar do tempo, a tendência é que o Gutenberg comece a substituir o uso dos plugins de criação de página e conteúdo. E isso ocorrerá porque tudo o que eles fazem o Gutenberg também faz, e ainda é gratuito!

Contudo, não serão apenas os plugins de edição de texto que vão sofrer com isso. Todos os plugins que possuem algum tipo de relação a essa parte de edição de conteúdo terão que adaptar-se ao Gutenberg, ou seja, sofrer algumas modificações em sua estrutura para que possa ser feita a integração ao novo editor de texto.

 

Então como será a nova era do Gutenberg?

 

Por enquanto, estamos aguardando a chegada do novo editor de texto, porém, muitos já não estão felizes com o mesmo antes de ser lançado. O problema talvez esteja em ser o novo padrão do WordPress depois que for lançado e não apenas um opcional.

Quer saber mais sobre as funcionalidades do Gutenberg e saber e ver como é o uso do plugin? Então aguarde o  próximo post! 😀

Gostou do post? Quer tirar alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente! Até a próxima!

Compartilhe!

Estrategista de Modelos de Negócio e de Marketing Digital, Engenheiro. Mais de 10 anos de experiência internacional em vários paises da Europa e América Latina. Especialista na implementação e otimização de Processos de Business. Perfil linkedin: https://br.linkedin.com/in/daniloalbadigitalmarketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?