O que é Benchmarking e como fazer?

O que é Benchmarking e como fazer?

Entenda o que é Benchmarking para conseguir estruturar melhor suas estratégias de Marketing!

A internet é um espaço aberto para opinião, entretenimento, divulgação de produtos e serviços. Há várias ideias surgindo a todo instante e o que todas as empresas querem é crescer e se destacar, e o benchmarking é um processo essencial a ser feito para nos ajudar a alcançar esses objetivos.

Vamos começar do início:

O que é Benchmarking?

Benchmarking pode ser traduzido como “Ponto de Referência”, ou seja, uma prática de análise comparativa que entende como uma empresa, produto ou serviço está perante aos concorrentes.

Esse termo surgiu nos anos 70, introduzido pela empresa Xerox. Essa “medição”é feita com objetivo de as empresas conseguirem melhorar seus gargalos e aumentar perfomance.

Esse método muito utilizado ainda hoje deve ser estruturado etapa por etapa para que as empresas consigam recolher outputs suficientes que acarretam a melhorias estruturadas.

Tampouco pode ser uma análise de começo meio e fim, o Benchmarking deve ser um processo ongoing, todos nós, como gestores, líderes ou profissionais de excelência deveremos monitorar o que as empresas líderes do mercado estão fazendo para não ficarmos para trás. E assim, poder trazer produtos, serviços e modelos que atendam às novas demandas do mercado!

o que é benchmarking e como fazer benchmarking

Então, seja sua empresa de pequeno, médio ou grande porte, independe do segmento, você pode fazer uma análise de benchmarking, utilizando também os meios digitais como facilitadores.

Esse conteúdo, já no primeiro bloco disse muito, mas continuaremos falando sobre esse método para que você consiga revisitar suas estratégias de marketing digital e enxergar possíveis gargalos!

Benchmarking serve para tudo?

Sendo o Benchmarking um método de análise e monitoramento estruturado, que acompanha processos de organizações concorrentes ou não, que tem como objetivo levar a melhoria empresarial, hoje em dia eu arrisco a opinar que SIM!

Você pode analisar produtos, serviços, gestão, posicionamento da marca em canais de mídias sociais, por exemplo.

Gestão de clientes, sites de vendas… Nós recomendamos que se estruture um processo de análise para que nossos clientes consigam visualizar de forma geral como está o mercado e onde ele está inserido ou quer se inserir.

Com o Benchmarking você conseguirá enxergar certas fraquezas e oportunidades do seu negócio digital comparado a esses concorrentes.

A análise de Benchmarking é o tipo de estudo que você não precisa se limitar para fazer.

Assim como a internet e seus canais e buscadores estão mudando constantemente, a forma de fazer pesquisas também muda.

Qual é o objetivo do Benchmarking?

O objetivo de se fazer Benchmarking é aplicar mudanças que levam a melhoria das empresas.

De nada vale fazer levantamento de dados, estruturar indicadores de chaves e não aplicar o que foi identificado como solução para resolução de possíveis problemas, fraquezas e deficiências.

Muitas vezes as empresas fazem essa análise, querendo respostas que fiquem apenas no âmbito operacional, mas muitas vezes é entendido que a mudança começará pela FILOSOFIA da empresa, que o que deve começar a ser Transformado é sua Razão de Existir.

Quais são os processos para aplicar o Benchmarking?

Não há uma receita de bolo para a aplicação dessa metodologia.

Há que se identificar o que a empresa quer analisar e fazer o levantamento de quem são os players, as referências de mercado que atuam diretamente ou indiretamente no segmento.

Além disso, como as empresas que estão TRANSFORMANDO NOSSO MERCADO de forma geral, estão atuando dentro do SEU segmento.

Como assim?

Veja que hoje empresas automotivas já estão preocupadas não só em fazer carros mais sustentáveis, mas em desperdício 0. Ou seja, estão inovando seu segmento e até podendo entrar em novos mercados.

Ar condicionado do carro produz água potável

Portanto, precisamos expandir nossos olhar e entender quais são as promessas de Transformação para que não olhemos apenas para quem já está fazendo mais do mesmo.

Outro Case onde se inovou e se viu um potencial de mercado a ser explorado:

Gigante de streaming colocou à venda cannabis para promover a série “Desenrolados” e outros dez seriados originais

Tudo bem, mas quais são os processos que podem me ajudar e estruturar uma análise de Benchmarking?

  • Definir o que será analisado – o que sua empresa quer comparar
  • Identificar Empresas Comparativas ou Referências
  • Definir quais serão os métodos de análise
  • Determinar quais são os gargalos de desempenho atuais que precisam ser melhorados
  • Definir quais são as metas realistas para conseguir melhores resultados dos que os atuais
  • Estruturar um bom plano de ação, que seja realista e aplicável
  • Implementar essas ações e monitorar os resultados
  • Analisar novamente e “recalibrar”as métricas de referência
o que é benchmarking e como fazer benchmarking


Por que o Benchmarking é importante para ações de Marketing Digital?

  •    Entenda como seus principais concorrentes estão trabalhando
  •    Ajuda os empresários a encontrarem oportunidades para seus negócios

Ex: Como as informações estão dispostas nas páginas, usam imagens e vídeos para falar sobre seus produtos ou serviços, tem um formulário para contato ou orçamento bem visível na página.

  •    Faz com quem esteja fazendo a análise visualize as fraquezas do negócio

Ex: Você tem um e-commerce do segmento de lingerie e pesquisou 3 outros e-commerces para análises, sendo um Benchmark (empresa de excelência do segmento envolvido).

Nessa pesquisa você identificou que:

  • As páginas de produtos estão pouco descritivas
  • Você não é competitivo na forma de pagamento
  • Seu preço é super competitivo, mas seu estoque é pequeno

E por aí vai…

O que isso tudo demonstra?

Que fazer o estudo de Benchmarking, também no cenário digital,  ajuda os empresários, analistas e gerentes a entenderem em quais pontos é preciso melhorar sua comunicação e onde estão acertando ou errando nas suas ações na internet!

A parte mais importante, como fazer Benchmarking Digital?

Fiz meu estudo de Benchmarking e agora o que fazer com todas as informações encontradas?

Como disse acima, toda a avaliação feita é de extrema importância para melhorar sua performance seja nos meios digitais ou não.

Porém, de não adiantará NADA você levantar todos esses dados e não aplicar os pontos de melhoria essenciais.

Para conseguirmos Transformar de verdade, precisaremos nos desapegar de antigos pensamentos e realmente modificar as Filosofias e as Metodologias – de novo – NÃO APENAS QUERER MUDAR A OPERAÇÃO!

Após esse estudo você terá uma visão mais ampla do seu negócio e assim poderá ter novas ideias e se destacar na internet.

Lembrando que, não é porque dá certo para seu concorrente, que vai dar certo para você também.

Tenha um olhar bem crítico na hora de analisar as informações.

Cado você precise de ajuda para começar seu Planejamento de Marketing, para aplicar tudo o que foi levantado, entre em contato conosco!

A NTP faz uma avaliação de demonstração de como a nossa Consultoria de Marketing com foco em Digital funciona.

Quero minha Demonstração de Consultoria agora!

Compartilhe!

Amo as redes. Conhecimento sem hierarquia é mais que maravilhoso. Amo pessoas, amo viver, gosto de falar e de escutar. Tento, com isso, aplicar essa percepção do outro em tudo o que eu faço. Viajar proporciona o entendimento de que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e isso é, de certa forma, libertador. Só sei que nada sei e quanto mais eu sei, menos eu sei. (Sócrates é um lindo) Paixão pelo o que eu faço, Gosto (com G) do que eu faço e Muito de MKT DIGITAL porque tudo é mensurável! Ó SEA... cola na minha! =p

Comments

  1. Hello @shoes Work. Thanks for commenting on our blog!
    Having a blog takes a lot of time indeed. To optimize your work, my suggestion is:
    – Plan the subjects you want to write about
    – Write about things that you really understand and can add value information about your personal experience to other people´s life
    – Spread your content trhough the channels you use on internet like linkedin, facebook, twitter, etc.
    – Follow and comment on articles you consider valueble to your segment… engage with people you want to be more close with to promote your blog.
    As you can see, having a blog nowadays requires a lot of effort, including produce all types of content as videos, infographics,webinars etc. So, you must plan a lot, define you goals, what you want with your blog to actually see the results coming. And it won´t be easy, but if you do your homework, we are pretty much sure that you will achieve what you expect. Thanks 😉

  2. Thank you! I hope you enjoy other content from our blog too!
    https://www.notopo.com/blog/category/blog/

  3. Yes =) Visit our blog for more news!
    https://www.notopo.com/blog/category/blog/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?