O Marketing Digital faz parte da sua Estratégia de Marketing…

Marketing

Quem vê esse título acima deve pensar que é um pouco óbvio e até redundante falar que o Marketing Digital faz parte da Estratégia de Marketing. Mas para quem está trabalhando com Marketing Digital, falar isso está cada vez mais comum.

Por que?

Antes, quando começamos a falar de agências de Marketing Digital, pensávamos em ferramentas, sites, Links Patrocinados, Conteúdo (é rei)….

marketing digital faz parte do marketing

No entanto, pouco se falava sobre como isso estava amarrado dentro da estratégia global de marketing da empresa.

 

E então colocar o cliente como FOCO em tudo isso.

Isso porque com a nova temática de aparecer na internet de forma barata, bastava ter um site apresentando um produto ou serviço que conseguia-se cliente (não sei se tão fácil assim, mas conseguia-se resultado).

No entanto, o cenário não era tão competitivo. Sendo assim, empresas que estavam bem pouco estruturadas, começaram a crescer, já que, de fato, era um ambiente ainda muito facilitador.

  • Ranquear nos Buscadores era “fácil”;
  • CPC (custo por clique) era bem baixo;
  • Não tinha Ad Blocker;
  • Blogs estavam em alta – não necessitava mix de conteúdos, ou seja era mais barato gerar conteúdo.

Ou seja, um cenário que fomentava muitas possibilidades para empresas que NUNCA tiveram dinheiro sobrando em caixa para investirem em mídia. Pelo menos não a que não fosse local (jornal de bairro, revistas de bairro, panfletos, etc).

No entanto quase 20 anos se passaram e o cenário mudou e MUITO.

Afinal, nós que atendemos clientes de todos os segmentos há 12 anos, sentimos como o crescimento de investimento por parte das empresas transformou o mercado.

  • A mídia está mais cara;
  • Política de privacidade está alterando o mercado;
  • O internauta já está habituado/cansado a anúncios por todos os lados, ou seja o impacto não é mais o mesmo;
  • O grande volume de conteúdo faz com que as pessoas não consigam dar conta de seguirem tantos Blogs;
  • Formato de mídia mudou – vídeos e podcasts;
  • Aparecimento de grandes influenciadores;
  • Mídias Sociais se transformaram;

Não apenas isso, mas como os processos, as inovações, o jeito de as pessoas interagirem com marcas e consumirem está se transformando.

Fala-se em Transformação Digital

transformação digital infografico

 

Vamos voltar um pouco, para eu contextualizar melhor o que eu estou querendo dizer.

O que é MARKETING?

  • “Identificar, antecipar e satisfazer às necessidades do cliente de forma lucrativa”. – Chartered Institute of Marketing;
  • “Marketing é o conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Essa troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor”. – Raimar Richers;
  • “Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. – Philip Kotler;
  • “Marketing é o processo de planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais”. – American Marketing Association;

o que é marketing

Marketing é, então, a forma com que as empresas elaboram estratégias para conseguirem vender mais e melhor produtos e serviços. Fazem isso colocando o cliente no centro de suas atividades, melhorando seus produtos e serviços, enxergando gargalos, para que no final a empresa lucre mais e os clientes fiquem fidelizados e bem relacionados com a marca!

Para conseguir ter sucesso em LUCRAR MAIS E FIDELIZAR CADA VEZ MAIS CLIENTES é essencial que as empresas, antes de comprarem espaços de mídias:

– Estruture muito bem a empresa.

Todos devem entender o propósito da empresa (Golden Circle) –  o que a empresa faz, por que faz e como faz.

marketing-mix-4ps-do-marketing

  • Análise SWOT;
  • Pilares de Diferenciação;
  • Entendimento de Concorrente;
  • 4 P´s;
  • Cultura da empresa.

– Conheçam muito bem quem são clientes e qual é o perfil do cliente ideal

jornada-de-compra-marketingAnalise quem são os melhores clientes da empresa, pesquise o perfil desses clientes, entenda as dores dos mesmos, como eles consideram a marca, porque faz sentido para eles aquele produto ou serviço.

 

Então, desenhe a jornada de compra desse cliente, por onde ele trafega, quais são só caminhos que ele segue, etc.

– Estruture um plano coeso

Faça com que toda essa comunicação seja bem lida, associada e relacionada na vida desse cliente ideal para ele agir e comprar.

– Escute o que falam de você

Valorize sua reputação, melhore seus processos, seu atendimento, seus produtos, trabalhe na sua imagem com base no que seus clientes falam sobre você, não impondo o que vocês, como líderes da empresa, enxergam.

valorize sua reputação, não sua imagem!

Tendo tudo isso muito bem estruturado, com um plano, com todos os pontos de comunicação, site, PDV, canais de mídias sociais, etc, e falando a mesma língua. Com certeza as ferramentas de Marketing Digital ajudarão muito mais a sua empresa do que só depender do Marketing Digital para trazer e manter seus clientes.

Muitas vezes nós começamos a rodar campanhas, sem entender como o cliente atende essa lead. Ou até sem entender como ele entrega o produto e isso dificulta muito o trabalho de performance. Pois a agência de marketing digital é apenas mais um prestador de serviço da empresa, que deve ser considerada parte da cadeia de entrega, e não a única solução para a lucratividade da empresa.

Já que, quando tudo está bem amarrado, todas as frentes conseguem crescer juntas.

Mesmo eu separando no conteúdo, Marketing Digital, como um ator independente. O Digital tem que ser visto como parte de toda estratégia da empresa.

marketing-digital

Porque quem trabalha com o digital precisa de dados para conseguir entregar resultados. Dados que são pertencentes a empresa e que devem ser bem definidos.

Isso porque muitas vezes uma estratégia é desenhada de forma independente e acaba sendo tão fora do que é a empresa, que não conseguimos fazer com que os primeiros compradores virem clientes (FIDELIZAR CLIENTE). Pois o que foi “comunicado” num site bacana, numa Landing Page legal, não é realmente o que a empresa entrega.

Todo o trabalho vai por água abaixo e a empresa acaba tendo que gastar tubos de dinheiro para ficar comprando novos primeiros compradores….

Resumindo

O Digital é apenas mais um meio para você estabelecer essa relação com seus clientes, vender seus produtos ou serviços, mas para isso acontecer, sua empresa precisa estar bem estruturada, assim ela conseguirá ser coerente com que se é comunicado, com que é dito sobre ela e com que ela entrega.

ON ou OFF você precisa oferecer o que o SEU cliente precisa, estar presente na vida dele, mostrando que com sua empresa (produto ou serviço) a vida dele será mais feliz, porque sua marca proporciona segurança, bem-estar, alegria, beleza, saúde, credibilidade, dinheiro, crescimento, melhora na autoestima, estabilidade financeira, enfim… o que sua empresa proporcionar.

8Ps- marketing digital

 

Gostou desse conteúdo ou te parece muito óbvio?

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante!

Compartilhe!

Amo as redes. Conhecimento sem hierarquia é mais que maravilhoso. Amo pessoas, amo viver, gosto de falar e de escutar. Tento, com isso, aplicar essa percepção do outro em tudo o que eu faço. Viajar proporciona o entendimento de que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e isso é, de certa forma, libertador. Só sei que nada sei e quanto mais eu sei, menos eu sei. (Sócrates é um lindo) Paixão pelo o que eu faço, Gosto (com G) do que eu faço e Muito de MKT DIGITAL porque tudo é mensurável! Ó SEA... cola na minha! =p

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?