As 6 melhores práticas recomendas do Google Adwords

melhores práticas recomendadas do google adwords

Você está fazendo uma campanha de AdWords – seja por conta própria ou por um terceiro – e não está tendo o resultado almejado? Isso pode acontecer quando não seguimos algumas etapas fundamentais na hora de setar a campanha.

Separamos aqui 6 das melhores práticas que aplicamos em todas as nossas campanhas de AdWords.  Mesmo que você não faça suas próprias campanhas, este conteúdo pode ajudar você a entender melhor sobre o assunto e perguntar para quem faz se está seguindo estas práticas. Confira:

1 – Planeje suas palavras-chave

Não se engane, essa é a fase mais importante para o sucesso de suas campanhas. A escolha das palavras-chave precisa ser feita de forma bem minuciosa, ok?

Para te ajudar nessa etapa o Google disponibiliza a ferramenta própria Google Keyword Planner, o qual é totalmente GRATUITA.

Basta apenas inserir as palavras-chave que você acredita serem mais adequadas ao seu negócio ou produto, que logo em seguida a ferramenta te fornece boas ideias de palavras-chave que seriam interessantes você utilizar em suas campanhas. Bacana, não é?

Mas não para por aí. Com essa ferramenta você ainda consegue segmentar o seu público, ver o volume de pesquisa mensal, o valor de lance inicial sugerido e ainda dar uma espionada nos termos que a sua concorrência está utilizando.

palavras-chave

2 – Não podem faltar as palavras-chave negativas

Há muita gente que esquece de inserir as palavras-chave negativas e como resultado acaba gastando uma boa quantidade da sua verba com usuários desqualificados. Por isso é tão importante saber as palavras que você quer associar a sua empresa, como também as que você não quer.

Um exemplo é você vender cursos online.

O ideal é você negativar as palavras “grátis’’ e “gratuito’’. Assim você não vai aparecer em pesquisas como “curso online grátis’’ ou “curso online gratuito’’.

palavras-chave negativas

3 – Segmente a sua campanha por dispositivos

Tá aí uma etapa muito importante, mas que acaba sendo muito esquecida na hora do setup das campanhas.

Se o seu objetivo é atingir pessoas que acessam o seu site por dispositivos móveis, então não perca tempo, coloque essa segmentação. E vale para o caso contrário também, se o seu público-alvo tende a fazer compras pelo desktop em praticamente 80% dos casos, então é importante que você segmente as suas campanhas para esse tipo de usuários.

segmentação por dispositivos

4- Aproveite também a segmentação de geolocalização

Você possui um negócio local ou até mesmo uma loja virtual que consegue fazer entrega apenas para lugares em especifico? Se sim, então aproveite a segmentação de geolocalização.

Todo dispositivo tem um endereço de IP que pode ser rastreado, onde indica a localização daquele usuário. Experimente logar no Google Chrome e visualizar o final da página de pesquisas. Ele vai indicar onde seu dispositivo se encontra.

Então, não duvidem. Uma boa segmentação geográfica pode aumentar a efetividade de suas campanhas de forma bem expressiva.

segmentação por geolocalização

5 – Acrescente as extensões de anúncios

Uma maneira de fazer os seus anúncios se destacarem na pesquisa é utilizar as extensões de anúncios. Essas extensões permitem que você faça a inserção de várias informações complementares ao seu anúncio, com o objetivo de fornecer mais razões ao seu público escolher você ao invés do seu concorrente.

Tem a extensão de chamada, de site link e várias outras opções que você pode conferir no nosso conteúdo exclusivo de extensões de anúncios.

extensões de anúncios

6 – Faça avaliações e otimizações constantemente

Avalie, otimize e depois avalie novamente!

Fazer simplesmente o setup das campanhas e colocá-las pra rodar não irá te trazer os resultados que você tanto almeja. Você precisar ir além para conseguir atingir os seus objetivos.

O Google AdWords fornece várias métricas extremamente importantes para você analisar e medir os dados das suas campanhas. Na realidade, quer uma dica fundamental? Se possível, analise todos os resultados diariamente para você conseguir identificar algum gargalo que possa ser corrigido com uma alteração imediata na própria ferramenta.

Confira algumas dicas para você otimizar as suas campanhas.

Bom, há muitas outras práticas recomendadas do Google AdWords que você pode desenvolver ao decorrer do tempo. No entanto, nunca se esqueça: acompanhar de perto o desenvolvimento das suas campanhas é fundamental para o seu sucesso.

Ficou com alguma dúvida? Pode me perguntar que eu respondo 😉

Aliás, quer saber mais sobre o AdWords? Clique Aqui e continue conferindo os nossos conteúdos exclusivos do blog.

Compartilhe!

Amo as redes. Conhecimento sem hierarquia é mais que maravilhoso. Amo pessoas, amo viver, gosto de falar e de escutar. Tento, com isso, aplicar essa percepção do outro em tudo o que eu faço. Viajar proporciona o entendimento de que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e isso é, de certa forma, libertador. Só sei que nada sei e quanto mais eu sei, menos eu sei. (Sócrates é um lindo) Paixão pelo o que eu faço, Gosto (com G) do que eu faço e Muito de MKT DIGITAL porque tudo é mensurável! Ó SEA... cola na minha! =p

Comments

  1. Jaqueline Souza, thanks so much for the post.Really thank you! Great.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?