Dicas de Marketing Digital para o segmento de Produção Musical Infantil

Marketing Digital para o segmento de Produção Musical Infantil

Neste post iremos tratar o Marketing Digital para o segmento de Produção Musical, especificamente infantil.

O site que iremos analisar é o: musicariainfantil.com.br.

Primeiramente vemos o que mostra o Moz quanto a autoridade e oportunidade.

musicariainfantil.com.br autoridade moz

Vemos que o moz.com, apesar de mostrar uma autoridade de domínio e de página de 1/100, mostra também a grande oportunidade de trabalhar o SEO no segmento de música para crianças, chegando até a 100% de oportunidade e 1 de dificuldade.

Vamos dar uma olhada nas sugestões de palavras-chave fornecidas pelo Moz.com para o ramo de bandas musicais de música infantil.

musicariainfantil.com.br sugestões de palavras-chave do moz

Vemos que o Moz deveria dar algumas sugestões de palavras-chave, mas de fato o que sugere nada tem a ver com o site que estamos analisando.

O que significa se as sugestões de palavras-chave não têm a ver com o nosso ramo de negócio?

Significa que o algoritmo do Moz não reconhece as palavras que poderiam ser relevantes para o site musicariainfantil.com.br, ou seja, o seu site não está sendo reconhecido pelas palavras de seu interesse.

Na verdade, mais na frente vemos que o SemRush nos mostra que o site ranqueia para palavras relevantes, mas só a partir da 3ª página do Google.

Por isso que o Moz não reconhece esta relevância.

Como melhorar a relevância do site musicariainfantil.com.br?

Para mostrar aos motores de pesquisa a relevância com o segmento, é preciso trabalhar o conteúdo no site, na base de palavras-chave do segmento de música infantil.

Vemos como outra plataforma, SemRush avalia o site musicariainfantil.com.br

musicariainfantil.com.br palavras-chave segundo semrush

Vemos que alguma coisa aconteceu entre julho 2017 e agosto 2017, pois a partir deste último mês que o SemRush começou identificar algumas palavras-chave para o site.

Estas palavras ainda são poucas e levam o site, no melhor cenário, para uma posição na segunda página do Google (posição entre 11 e 20), mas como sempre digo, o que é mais importante é a tendência e não necessariamente a situação atual.

Avaliando o trend ao longo dos meses vemos que o site começa a ser reconhecido dentro das buscas orgânicas.

Por enquanto ele está ranqueando por  12 palavras-chave:

  • 1 entre posição 11 e 20 (página 2 do Google)
  • 6 entre a posição 21 e 50 (página 3 e 5 do Google)
  • 5 nas posições entre 51 e 100 (páginas 6 até 10 do Google).

Importante destacar que mesmo não sendo ótimas posições, as palavras são bem relevantes.

  • Grupo musical infantil: posição 15 (página 2 – vemos que a posição anterior era 72)
  • Banda musical infantil: posição 21 (página 3 do Google)
  • Banda para festa infantil: posição 21 (página 3)
  • Festa Infantil musical: posição 34 (página 4)
  • Etc.

musicariainfantil.com.br lista de palavras-chave segundo semrush

Que tipo de insight temos com estas palavras-chave?

Considerando que o Moz.com nos diz que temos 100% de oportunidade e 1 de dificuldade, provavelmente não tem muita concorrência neste segmento.

Provavelmente os concorrentes não estão fazendo um trabalho puxado de SEO.

É possível que eles estão na frente por ancianidade, o que, querendo ou não, é um fator relevante para fim de SEO.

De qualquer forma, criando conteúdos otimizados e trabalhando estas palavras-chave, tenho certeza que o site vai começar subir de posição rapidamente até chegar na primeira página e nas primeiras posições do Google.

Como trabalhar as palavras-chave do segmento de Música para Crianças?

Eu entendo que escrever conteúdo só por escrever vai dar como resultado posts que não geram nenhum tipo de interesse no leitor.

Para poder desenvolver algo interessante, é preciso pensar mais em tópicos do que em palavras-chave.

Por exemplo, podemos pensar em quando poderia ser interessante contratar um serviço de show para crianças.

Podemos trabalhar os dias importantes como o dia das crianças, dia dos pais, aniversários e festividades complementares como casamentos e festas dos vovós, festa do pai, etc.

Nestes conteúdos podemos inserir o tipo de show proposto pela banda, para quem, quanto tempo dura, de que forma as crianças serão entretidas e divertidas.

Acredito que para quem trabalha neste ramo, não vai ser difícil criar conteúdos de 500 palavras ou mais descrevendo estes pontos.

Nem precisa de muito conhecimento de Marketing Digital.

O site em questão é em WordPress, então a ferramenta gratuita Yoast vai orientar no tipo de palavras a serem usadas, onde inserí-las e com que frequência.

Lembrando que o objetivo não deve ser deixar feliz o Google, mas sim o leitor final.

Quem aparece nas primeiras posições pelas palavras-chave relevantes de segmento?

Digitando a palavra mais Banda música infantil vemos que o site musicariainfantil.com.br aparece na primeira posição no Google AdWords (links patrocinados), mas como dito acima, só na terceira página pela busca orgânica.

As primeiras 3 posições orgânicas são ocupadas por vídeos do YouTube….acredito que você saiba que YouTube é uma plataforma de propriedade do Google, certo?

Nós da NoTopo temos um canal no YouTube onde você poderá encontrar Pílulas de Marketing Digital, tutoriais, cases e muito mais.

Voltando à análise do site musicariainfantil.com.br, o fato de ter 3 posições de vídeo lá em cima, significa que o Google reconhece a relevância de ter um vídeo para divulgar conteúdo para o segmento.

Então por que não publicar um vídeo de um show, um ensaio, algo que mostre a qualidade e a proposta da banda?

Lembrando que a criação e publicação de um conteúdo não nos leva longe sem um bom trabalho de divulgação.

Então podemos enviar este vídeo para e-mails de amigos, postar na página do Facebook, nos perfil pessoais e até na descrição do Instagram.

OBS: no Instagram o único lugar que aceita link clicável é na descrição do perfil.

Para saber mais sobre como desenvolver estratégias de Marketing nas Redes Sociais, leia este artigo.

Uma vez criado um bom conteúdo de texto e de vídeo e oportunamente divulgado, tenho certeza que o site da Musicariainfantil.com.br começará a melhorar o ranqueamento de forma bastante rápida.

Quantos links de outros sites levam ao musicariainfantil.com.br?

Sempre falamos que o fator mais relevante para melhorar a autoridade e o ranqueamento de um site é a quantidade e qualidade (autoridade) de links que de outros sites vão até o nosso.

Sempre no SemRush podemos ver que infelizmente não temos links que levam ao site.

musicariainfantil.com.br backlinks segundo semrush

Então?

Então o que fazemos nestes casos é analisar os sites dos concorrentes que estão ranqueando pelas palavras-chave de interesse e ver como ele conseguiram os backlinks deles.

Dessa forma, podemos tentar entrar em contato com os sites que enviam estes links.

No entanto, se formos dar uma olhada nos concorrentes mostrados pelo SemRush, vemos que praticamente todos são sites que não têm muito a ver com o segmento que estamos tratando.

musicariainfantil.com.br concorrentes segundo semrush

Por que o SemRush considera estes concorrentes?

É porque estes sites ranqueiam pelas mesmas palavras-chave reconhecidas como relevantes para o site  musicariainfantil.com.br.

Vemos que não são mostrados os sites concorrentes diretos.

Isso confirma a grande oportunidade mostrada pelo Moz, pois o objetivo aqui não é competir com Globo, Facebook e YouTube, mas com as produtoras de Musica Infantil em São Paulo.

Otimização por Geolocalização

A proposito de São Paulo, para uma melhor otimização do site, é extremamente importante considerar o fator geolocalização.

Então se o foco é São Paulo, é bom informar ao Google, especificando nos vários lugares do conteúdo do site, que o serviço é prestado especificamente em São Paulo.

Como resultado o site poderá perder um pouco de ranqueamento a nível Brasil, mas será com certeza considerado mais relevante a nível local.

Conclusão

O segmento de Produção Musical para Crianças não é explorado suficientemente em termos de SEO, então se torna uma grande oportunidade para quem tenha uma banda musical infantil e queira começar ter boa visibilidade na internet.

Pela baixa concorrência atual, não é preciso um trabalho extremamente especializado, mas é super importante criar, postar e divulgar conteúdos que sejam relevantes para o segmento e que foquem nas palavras-chave relevantes mostradas acima.

E você? gostaria que avaliássemos a posição do seu site online?

Gostaria de saber o que precisa fazer para aumentar a sua visibilidade, ganhando também links para ele, aumentando a autoridade dele?

Então deixe um comentário aqui embaixo ou entre em contato com o time da NoTopo.com.

 

Compartilhe!

Estrategista de Modelos de Negócio e de Marketing Digital, Engenheiro. Mais de 10 anos de experiência internacional em vários paises da Europa e América Latina. Especialista na implementação e otimização de Processos de Business. Perfil linkedin: https://br.linkedin.com/in/daniloalbadigitalmarketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?