Inbound Marketing – O que é e como fazer?

Inbound Marketing - O que é e como fazer?
por

Entenda os principais pilares do Inbound Marketing e como esse serviço pode agregar valor ao seu negócio.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma estratégia que envolve criação de conteúdo, de forma estratégica e com qualidade, para atrair tráfego qualificado ao site. Por ter um custo mais baixo que as metodologias comuns de venda, o Inbound Marketing se destaca pela possibilidade de atração dos leads com foco em nutri-los (com diversos conteúdos segmentados) até que ele se “familiarize” com a marca, possibilitando a passada de bastão do marketing para o comercial, sem a perda de tempo do famoso “cold calling”. Aqui, os leads já foram engajados com alguns conteúdos, e com métricas estabelecidas pelo marketing, podemos pontuar seu score e saber quando será o melhor momento de prospectá-lo de forma mas ativa (e se ele tem todas as características que valham a pena ele ser prospectado), e dependendo do comportamento que ele estabeleça, podemos passar a oportunidade para o setor comercial.

Inbound marketing possibilita que você engaje seu público alvo com conteúdo exclusivo, relevante e de qualidade para viabilizar um relacionamento direto e duradouro com a marca. Veja abaixo os principais pilares que envolvem o Inbound Marketing:

Geração de tráfego

O Famoso “entreter educando e educar entretendo” é o conceito principal para a geração de tráfego. As pessoas gostam de achar, de forma rápida e prática, o assunto que procuram. O melhor modo para atrair mais tráfego para o site é disponibilizar conteúdo de qualidade que faça com que os clientes que não buscam (naquele momento) diretamente por produtos ou serviços se juntem à marca para continuar recebendo  conteúdos relevantes. Além de passar a visão de uma marca que interage com seus clientes, você proporcionará um relacionamento contínuo com aquele lead, podendo impacta-lo com campanhas o até mesmo promoções, dependendo do “score” que ele alcançar. 

Se atentar a uma comunicação estratégica, coerente  e padronizada em todos os pontos de acesso com o cliente (redes sociais, e-mail marketing, blog, etc) fará com que o lead ganhe confiança e este conceito é um dos principais responsáveis pela imagem da empresa. 

Geração de lead

De nada adianta trazer o cliente para “dentro de casa” e não conseguir prender a atenção dele com o conteúdo. Fazer com que o cliente interaja em seu site é um dos fatores que facilitará a você  mensurar o comportamento a fim de entender qual conteúdo oferecer para continuar engajando o contato. 

Uma técnica muito utilizada são as famosas landing pages, que favorecem a troca de conteúdos relevantes pelos dados que os leads disponibilizam ao baixar um eBook, por exemplo.

Sabemos que, na maioria das vezes, o lead não chega ao seu site através da página principal, mas sim direcionado de alguma busca feita através do Google (ou outros buscadores) que o enviaram para a página com o conteúdo relacionado à  busca. É imprescindível que a landing page seja apresentável por si só. Dizendo o que será disponibilizado após o cliente preencher seus dados, isso facilita com que o lead saiba para onde ele será direcionado.

Nutrição da Base de Contatos do Inbound Marketing

Imagine que uma das suas técnicas de atração do tráfego esteja performando bem, mas com taxa de rejeição lá em cima, pelo fato do conteúdo não ser de qualidade, ou pior, não ser o contexto que o lead buscava. Isso, na certa, irá lhe proporcionar baixo desempenho nos buscadores, e, dependendo do caso, dificultando que seu site seja visto nas primeiras páginas dos sites de busca.

Sim! Conteúdo relevante e de qualidade é um dos principais fatores para ter boa performance no Google. – E pense comigo… Seria trabalho jogado fora, ter uma campanha de atração de leads performando da melhor maneira possível, mas ao entrar no site o lead fica perdido ou não encontra o conteúdo relacionado ao assunto que ele buscou anteriormente

Conteúdo relevante, exclusivo (sabemos que os buscadores, como exemplo o Google, se atentam muito a isso), e com qualidade é fundamental para agregar valor ao leitor e deixá-lo ainda mais conectado com a marca. A ideia funciona como uma moeda de troca, você fornece conteúdo relevante e o lead engaja te mantendo alinhado de alguns padrões de comportamento.

SEO – (Search Engine Optimization)

Outro ponto essencial, e que não podemos deixar de lado, é o SEO (Search Engine Optimization) que consiste em um conjunto de técnicas para otimizar sites, blogs e páginas na web. Essa otimização tem como foco principal melhorar a qualidade dos sites para alcançar uma boa posição no ranking orgânico dos buscadores. Esse bom posicionamento fará com que os sites/blogs apareçam nas primeiras páginas dos buscadores, favorecendo a busca orgânica e sem custos pela aquisição do lead. Ou seja, não basta simplesmente ter o conteúdo se isso não for feito de forma otimizada e que desempenhe  melhor performance na divulgação. Ter em mente quais títulos, subtítulos e palavras-chave são mais relevantes para o contexto fará com que seu conteúdo tenha maior chance de ser visto pelos motores de busca sem a necessidade de publicidade ou campanhas paga.

Análise e Mensuração: Lead Scoring e Passada de Batão

Por mais que saibamos que o marketing não é uma “receita de bolo”, onde implantamos o processo e: “- Voilà! Aqui estão todos os resultados”. Fornecer o serviço sem que o cliente possa mensurar o resultado obtido é,  tanto quanto, impossível!

Mensurar o ROI (Retorno sobre Investimento) e o comportamento que o lead está manifestando no inbound, como por exemplo: abertura de e-mails, clique em determinados links, resposta para alguns formulários, etc… Fará com que você saiba a hora certa de passar a oportunidade para o setor comercial. A famosa passada de bastão!

Inbound Marketing é um ótimo serviço, mas não é mágico! Entender que os resultados não acontecem da noite para o dia e que, neste processo, alguns pontos de melhoria irão se destacar para possíveis ações serem tomadas. O melhor resultado será refinado através de inúmeros testes e mensurações com o intuito de entender e destacar determinados comportamentos do cliente, que o farão ser mais assertivo na hora de estabelecer uma estratégia voltada para o comercial. 

Nós da NTP ajudamos as empresas a implantar estes processos, visando às micro conversões e identificando possíveis gargalos que lhe auxiliarão no melhor momento de prospectar o lead em sua jornada de compra. Entre em contato conosco!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contate-nos via Whatsapp whatsapp