IGTV e a Ameaça do Facebook ao YouTube: Como se Posicionar?

IGTV - Imagem de título com um celular com o aplicativo do instagram aberto
por

Conheça o IGTV, a nova ferramenta de vídeo do Instagram

A imagem seguinte, fonte Hootsuite, mostra a divisão demográfica do uso do Instagram.

instagram público alvo

No entanto, seja qual for o seu público alvo, recentemente a briga pela sua atenção, no que se refere à vídeo, acirrou na internet. O espaço que ficou dominado por quase 10 anos pelo YouTube, foi balançado com propostas diferentes: As de apelo para o público jovem, como o Snapchat, e os serviços de Live Streaming como o Twitch e Periscope.

Quem correu para abocanhar o que podia, se deu bem, como o gigante Facebook, que se aproveitou da base de usuários do Instagram, para abrigar funcionalidades semelhantes ao Snap, na forma dos Stories. Em meados do mês passado, chegou o IGTV, a aposta do Facebook em tomar o trono do Youtube.

Se apoiando em contratos com criadores de conteúdos já estabelecidos, forçando o formato de vídeo vertical, e focado nos Smartphones, o IGTV tem força o suficiente para tirar do Google o trono de referência em consumo de vídeos na web. A facilidade de adoção à plataforma também vem no pacote, já que o IGTV é uma funcionalidade extra, estrategicamente posicionada no canto superior direito do Instagram, e não requer nada além de um clique para ser acessado.

IGTV - homem de cabelo liso fingindo estar com um celular apontado para sí, com a legenda "selfie!"

As Vantagens do IGTV

Maior do que a própria plataforma, os já citados contratos com criadores de conteúdo é o principal gancho do IGTV. Muitos influencers que utilizavam o YouTube como principal fonte de renda vêm se mostrado descontente com a plataforma e suas alterações em políticas de participação. Assim como a falta de um canal de comunicação pessoal com o Google, que detém a plataforma.

Sabendo das queixas, o YouTube tratou de responder ao IGTV arrumando a casa, e não reinventando a roda. Não vai interferir nos formatos de vídeo e não vai alterar sua experiência Mobile além do Material Design. Entretanto, anunciou uma série de mudanças a fim de tornar o foco da plataforma o criador de conteúdo. Novas maneiras de monetização, como as inscrições mensais, apoio de lojas de merchandising e a opção de SuperChat, que funciona como um comentário impulsionado por gorjetas.

Enquanto o IGTV não se acha em uma linguagem própria, os criadores de conteúdo utilizam os mesmos formatos de vídeo que dão certo no YouTube. Daily Vlogs e Recebidos são comuns por enquanto, e serão assim até a plataforma se achar. Nem mesmo o YouTube achou sua função de forma tão rápida, o que as vezes é difícil de abordar visto o colosso que atualmente é.

O futuro do IGTV ainda é incerto, mas…

Há potencial na plataforma devido às suas qualidades e sutis diferenças. Os uploads mais pessoais e o formato vertical por si só, indicam uma aproximação maior entre criador-consumidor do conteúdo, aumentando o engajamento e expandindo a possibilidade para anunciantes. Além da publicação de viés publicitário, extremamente comum no Instagram Stories, a nova ferramenta é simples o suficiente para permitir criação interna de conteúdo. Ou ainda mais: pode ser parte integrante de um sistema de Inbound, atacando até mesmo em conjunto com estratégias de vídeo para YouTube.

O YouTube quer ser um pouco mais o que o Instagram foi para o compartilhamento de fotos, e o IGTV quer tornar o Instagram mais próximo do que o YouTube foi para o compartilhamento de vídeos.

Com o comportamento do usuário médio da web convergindo cada vez mais para o Vídeo, novas formas de propagação e consumo do conteúdo vão se formando. A tendência nesse caso, é a desconcentração: cada vez mais conteúdo especializado e formatado da melhor maneira possível para cada plataforma. Para isso, é interessante contar com um Estrategista de Marketing Digital, cujo papel é identificar a melhor forma de alcançar os objetivos de determinado cliente utilizando cada uma dessas plataformas a favor do seu negócio.

Compartilhe!

Entre o Discurso e o Código, descobriu na Análise Estratégica de Comunicação sua paixão. Busca integrar estratégias de mídia e conteúdo através do Marketing de Atração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?