Funil de Marketing e Funil de Venda

Funil de Marketing e Funil de Venda

Para entender melhor a função dos departamentos de uma empresa e como eles se complementam entre si, é importante analisar com mais calma as etapas do funil de marketing e funil de venda.

O objetivo final de qualquer campanha de Marketing é a venda. Assim todas as outras métricas do projeto dependem das 3 principais:

  1. ROI
  2. Número de Vendas
  3. Ticket médio de Venda

Vimos que para chegar à compra final, o potencial cliente precisa passar por uma jornada (jornada do cliente) que começa quando ele ainda nem conhece sua marca ou o problema que seu produto vai resolver, e termina quando ele se torna cliente efetivo.

Jornada do cliente no funil de marketing e funil de venda

A jornada do cliente na verdade continua após ele ter se tornado cliente, com a fase de ‘retenção’ (para que ele fique cliente da sua empresa por mais tempo e continue comprando mais) e ‘indicação’ (para que ele indique outros potenciais clientes). No entanto, aqui iremos analisar a jornada do cliente entre:

  • momento inicial – ele não conhece sua marca ou o problema que seu produto vai resolver
  • momento final – ele se torna seu cliente

Esta jornada geral do cliente passa por duas macro fases e dois macro-processos de relacionamento, sendo eles:

  • processo de marketing 
  • processo de venda

Cada um desses processos é um agrupamento de etapa e é visualizado como um funil, pois a cada etapa da jornada, alguns leads vão se perdendo. Assim, a etapa seguinte terá sempre menos contatos do que a etapa anterior. 

Por isso, é sábio dividir essa etapas entre:

  • Funil de marketing
  • Funil de venda

Integração de funis

Para que a jornada do potencial cliente seja mais fluída possível, é preciso integrar estes dois funis.

Na metodologia NTP o Funil de Venda é interno e parte do Funil de Marketing e a jornada do potencial cliente passa por etapas dos dois funis de forma integrada (como mostrado pela figura abaixo).

Ou seja, é preciso que as duas equipes, de Marketing e de Venda, estejam alinhadas com o discurso durante todo o processo da jornada do cliente e que uma alimente a outra com insights de diferentes momentos dessa jornada.

Assim, é possível ter um processo mais holístico e com menos gargalos. Tornando a experiência do cliente com a marca mais completa e menos confusa, a medida que avança no funil e troca os pontos de contato/funcionários com quem interage durante o processo de compra.

Compartilhe!

Especialista na implementação e otimização de Processos e Marketing Digital, Engenheiro. Mais de 10 anos de experiência internacional em vários paises da Europa e América Latina. Perfil linkedin: https://br.linkedin.com/in/daniloalbadigitalmarketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *