Estruture a Geração de Leads na sua Empresa

Estruture a Geração de Leads na sua Empresa
por

Neste post iremos abordar a importância de estruturação de um processo concreto para geração de leads, só que neste caso, leads mais qualificados para podermos ter sucesso com o processo de prospecção. Nele você verá a assertividade em  abordar  Inbound Marketing x Outbound Marketing em sua empresa.

Monitorar posicionamento de marca na internet

Aumentar o número de leads recebidos mensalmente pode ser fácil! Difícil é fazer a qualificação desses leads de forma estrutural para maximizar o número de Oportunidades entregues para o time comercial.

Você deve estar pensando: COMO ASSIM?

Isso porque a Geração de Leads qualificados dependem de Estratégias como Inbound Marketing.

Inbound Marketing

É um projeto de médio a longo prazo que precisa de tempo de maturação do lead para qualificação e geração de oportunidade para o departamento comercial.

Para muitas empresas, receber um grande volume de contatos (através de táticas de curto prazo) pode atrapalhar mais do que ajudar o time de vendas, dado que grande parte dessas ligações ou formulários serão frios.

Fazendo com que a entrada de lead no topo do funil aumente, no entanto, a  taxa de conversão diminua ao invés de aumentar proporcionalmente ou, ao menos, siga uma tendência.

Quero mais informações sobre Geração de Leads

Muito embora essa ainda seja uma faca de dois gumes, não há como pensar em Estratégias de Marketing Digital, que tem como objetivo aumentar a receita da empresa, sem pensar em Estratégias de Geração de Leads, que seguem os passos abaixo, em sua maioria:

  • Divulgação de produtos e serviços através de Google Adwords, Facebook Ads, links orgânicos, promoção de conteúdos, etc;
  • Conteúdos interessantes que servem como moeda de troca;
  • E-mail marketing para ativação e qualificação;
  • Engajamento;
  • Conversão.

Tudo isso engloba o Inbound.

Para isso, há necessidade de um planejamento estratégico bem definido!

Com Personas desenhadas, conteúdos interessantes que servirão como iscas, divulgação multicanal, propostas atraentes, captação e ativação de contatos, para que essas pessoas, que não necessariamente estão prontas para serem acionadas pelo seu time de vendas, entrem na sua base de contato e comecem a engajar com a sua marca, entendendo o seu propósito até estarem prontas para serem ativadas.

Outbound Marketing

Há também a possibilidade de geração de leads mais ativa.

Prospecção através de ferramentas que possibilitam localizar empresas que tem o FIT do seu ICP e acionar suas Buyer Personas.

Essa estratégia é indicada para empresas se segmentos B2B muito nichadas ou então empresas que querem encurtar o processo de recebimento de leads qualificados para o comercial ativar.

Importante frisar que tanto no Inbound como no Outbound quem faz a conversão é o time comercial.

Ou seja, o departamento de marketing ele fica responsável por nutrir as leads até elas virarem SQLs e a partir daí o dpto. comercial começa a investir nesse SQL para que ele vire uma Oportunidade.

Volume de contatos a serem acionados pelo time de venda, de forma mais fria, sem qualificação. Essa é uma prática que algumas empresas usam para conseguirem ativação de possíveis clientes, através de engajamento com intensão de interesse, mas sempre pautado em VOLUME e nem tanto em qualidade.

Cabe a cada empresa entender o que é mais eficiente e melhor para que seu time de marketing e comercial consigam trabalhar em conjunto para:

  • Otimização do processo;
  • Maximização do topo do funil;
  • Maximização de SQLs;
  • Maximização de oportunidades;
  • Aumento na taxa de conversão.

Sendo o Inbound uma Estratégia que depende de muitas táticas, que exige bastante planejamento e construção de material, indicamos para nossos clientes, que precisam de resultados a curto prazo, iniciarem as ações em conjunto, pois essas são complementares.

Como o Outbound é ativação e prospecção, foca-se muito pouco em Posicionamento da Marca e engajamento para nutrição de leads.

Assim como o Outbound não consegue converter todas as oportunidades em clientes, não deveremos descartar o contato e o fluxo de interação com essas pessoas, para isso usamos o Inbound, para manter esses leads num fluxo.

Quer saber como a NTP pode ajudar a sua empresa a Estruturar a Geração de Leads na sua empresa? Entre em contato conosco.

Compartilhe!

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contate-nos via Whatsapp whatsapp