Dicas para Otimização de Sites Mobile

otimização de sites mobile

Você sabe como é feita a otimização de sites mobile? Quer entender um pouco sobre como ela é feita e o porquê deve ser realizada? Então continue lendo e entenda um pouco mais sobre!

 

Por que fazer a otimização de sites mobile?

 

Atualmente,  qualquer pessoa possui pelo menos um celular, os famosos “smartphones”. Eles estão em todos os lugares, e por consequência disso, aumentam a necessidade de sites mobiles.

Assim os usuários podem sem nenhum problema, acessar os sites de seus smartphones sem nenhuma preocupação.

No entanto, a partir deste ponto em que o usuário quer acessar um site a partir do seu celular, são gerados alguns problemas. Alguns exemplos de preocupações podem ser:

  • Se o site é adaptável ao formato mobile;
  • Se ele está otimizado ou foi feito atendendo a necessidade de lidar com pacotes de dados dos usuários com seus 2G, 3G e 4G de velocidade;
  • se existe a necessidade de um novo site só para os acessos mobiles ou se o seu site sendo apenas responsivo basta.

Entre outras possíveis preocupações para o ambiente mobile.

Mas então, como pode ser feita a otimização de sites mobile?

 

Como realizar a otimização de sites mobile?

 

Os principais pontos de otimização e quais são as suas causas:

  • Responsividade: existem diversos tamanhos de tela e isso influencia diretamente no layout dos sites.  Porque dependendo qual for o tamanho da tela, é necessário modificar o seu layout para se adaptar à ela. E sendo necessário as vezes remodelar o layout inteiro da página, alterando totalmente seu formato e exibição de conteúdo.

 

  • Velocidade: o que pode ser “óbvio” ou mesmo “besteira” para algumas pessoas, na verdade é um ponto muito importante e que nem todos levam em conta na hora de otimizar um site mobile. Pesquisas atuais mostram que caso um site ou página da web demore mais do que 3 segundos para ser carregada, ela tende a ter uma taxa de abandono imensa. Sim, apenas com mais de 3 segundos você terá uma queda imensa de acessos.

 

  •  Cache: sim, o uso adequado de dados em cache pode contribuir para a otimização de site mobile. Basta você lembrar que grande parte dos usuários não estão em redes WiFi, mas sim em redes móveis. Essas redes possuem um limite de dados, popularmente conhecido como pacote de dados.  Usando tempos maiores de cache, você permite que o usuário não precise ficar “baixando” os conteúdos do seu site toda hora ao acessá-lo,  o que gera um gasto menor da quantidade de dados.

 

  • Otimização de imagens: Como acabamos de ver, qualquer mínima diferença que ajude o usuário a poupar seus dados, já é uma otimização! Então vamos ajudá-lo diminuindo o tamanho das imagens que ele precisa acessar para deixar o site mais leve.

 

  • Otimização de arquivos externos: E não é apenas com imagens que você pode melhorar o desempenho da sua página. No geral, arquivos externos como folhas de estilo ou páginas de script também influenciam nesse resultado.  Ou seja, se você tiver como diminuir o tamanho do código de forma a afetar o tamanho do arquivo, faça!

 

Como começar a otimização de sites mobile?

 

Agora que já sabemos o quais são os principais pontos que precisam ser otimizados e porque otimizá-los, que tal aprender um pouco sobre ferramentas e tecnologias que são utilizadas para efetuar a otimização de sites mobile? Certo! Então vamos lá!

 

Google PageSpeed Insights

 

Essa ferramenta disponibiliza para você uma avaliação do seu site validando exatamente os termos mencionados acima tanto para versão desktop como para a mobile. E o melhor! Ele diz exatamente arquivo por arquivo ou linha a linha de chamada de arquivos externos que você precisa melhorar! Incrível não é mesmo?!

icone google pagespeed insights

Caso você se interesse mais para ler mais pelo Google Page Speed Insights, temos um artigo sobre ele!  Clique aqui para ler.

 

Accelerated Mobile Pages

 

As Accelerated Mobile Pages ou apenas AMPs  são um formato de página criado pelo Google que faz com que as páginas que a utilizam sejam muito mais rápidas para carregar, proporcionando assim uma experiência agradável e rápida para os usuários.

Exemplo de Accelerated Mobile Pages.

No entanto, nem todos são favor dessa tecnologia.  Caso você queira saber mais sobre páginas AMP, leia nosso post que fala sobre elas clicando bem aqui.

 

Google Search Console

 

O Google Search Console é uma ferramenta muito completa na hora de monitorar o seu site em diversos aspectos. Um deles, é na parte das AMPs. Ele possui uma seção inteira que permite que você analise o como está o desempenho das suas das suas Páginas Mobile Aceleradas (AMP).

E isso vai desde quais estão indexadas a até mesmo quais estão apresentando problemas. Caso alguma página apresente problemas, ele consegue mostrar qual o problema da página e o como você pode resolver!

Google Search Console

Caso você queira saber mais sobre o Google Search Console, você pode conferir clicando bem aqui! E caso esteja interessado em aprender mais sobre essa funcionalidade e várias outras, temos 2 artigos falando sobre as principais funcionalidades do Google Search Console. Você pode clicar aqui para ler o primeiro artigo ou clicar aqui para ir para o segundo artigo.

 

Escolhendo entre layout responsivo e web app para Otimização de sites Mobile

 

Agora temos um ponto que seria no mínimo interessante. Como saber se você deve apenas deixar o layout responsivo ou se deve criar um site mobile – popularmente conhecido como web app.

Temos diversas caraterísticas que diferenciam uma opção da outra, mas basicamente, é necessário entender se o seu layout responsivo consegue suprir as necessidades que o seu usuário pode ter, não existe motivo para a criação de um site inteiro em outro layout.

No entanto, já em casos como e-commerces ou aplicações online, provavelmente só o uso de um layout responsivo pode não ajudar muito. Isso porque devido a mudança de tela, pode-se chegar a um consenso que outros layouts podem ser mais recomendados ou mesmo esteticamente mais agradáveis para o usuário.

 

E ai? Ficou com alguma dúvida ou quer contar para gente o que você acha? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente! 😀

Compartilhe!

Estrategista de Modelos de Negócio e de Marketing Digital, Engenheiro. Mais de 10 anos de experiência internacional em vários paises da Europa e América Latina. Especialista na implementação e otimização de Processos de Business. Perfil linkedin: https://br.linkedin.com/in/daniloalbadigitalmarketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?