Dicas dos especialistas: 5 erros para não cometer mais em Vídeo Marketing

Dicas dos especialistas: 5 erros para não cometer mais em Vídeo Marketing

Estava conferindo o blog do Social Media Examiner e me deparei com esse conteúdo muito bom e resolvi traduzi-lo para vocês.

Suas estratégias de Vídeo Marketing estão funcionando? Será que vocês está cometendo erros que estão prejudicando o seu alcance?

Confira as dicas dos especialistas dos erros mais comuns cometidos e como evitá-los.

1- Perder visualizações por causa das Vinhetas longas

O maior erro que eu vejo as pessoas fazendo em vídeo do Facebook e Instagram é falhar em criar conteúdo no formato específico para essas plataformas e no jeito que os usuários se comportam enquanto interagem com ele.

Por exemplo, nós sabemos que a média de visualização de um vídeo no Facebook é em média de 6 segundos. 

O que significa que temos literalmente 6 segundos para atrair a atenção da audiência e convencê-los em a continuar assistindo.

É muito comum ver vídeos que começam com um longa e vaga introdução ou uma longa e bonita vinheta, mas nenhum conteúdo. 

Não importa quão bom é o conteúdo, se você não convencer as pessoas a assisti-lo mais que esses segundo iniciais.

Nós também sabemos que a maioria dos usuários dessas plataformas assistem aos vídeos sem som.

O que significa que você precisa ser capaz de chamar a atenção do espectador sem precisar de áudio.

A solução para esse dois problemas é adicionar legendas em todos os vídeos que você posta e tenho certeza de que o conteúdo está atraente aos olhos e chamativo a sua audiência mesmo sem o som ligado. 

Para ilustrar, se o seu vídeo for para surfistas, adicione uma praia ao fundo e instantaneamente o torne mais apelativo para esse público enquanto eles rolam a timeline.

Andrew Hubbard projetou e executou estratégias para alguns dos maiores lançamentos de produtos digitais do setor.

Veja mais sobre otimização da página do Facebook.

2- Conteúdo de vídeo que ignora as buscas do usuários

Um dos erros mais comuns que vemos relacionado a Vídeo Marketing é criar conteúdo que você ACHA que o seu cliente ideal precisa ao invés de criar conteúdo que as pessoas REALMENTE QUEREM _ o que eles realmente estão digitando nas barras de busca.

É uma das maiores razões porque os vídeos não são descobertos online. Mas tem uma solução fácil.

Faça uma busca básica de palavras-chave para saber o seu cliente ideal está realmente pesquisando, confira o tráfego dos termos escolhidos e crie vídeos estrategicamente pensados para esses tópicos.

Isso vai fazer com que seus vídeos tenham as melhores chances de aparecer nos resultados das buscas do Google e do Youtube.

Keyword Everywhere é um plug-in de navegador gratuito que ajuda você a identificar tópicos e revela volumes de pesquisa para esses tópicos quando usado em conjunto com as sugestões de preenchimento automático na pesquisa do Google e do YouTube.

Justin Brown trabalha com empreendedores de alto nível, ajudando-os a criar vídeos de marketing. Ele é o especialista em criar vídeos de qualidade em menos tempo.

3- Esperar muito de um vídeo só

Uma das melhores maneiras de gerar resultados com marketing de vídeo é projetar cada conteúdo para atingir uma meta diferente. Em nosso site, por exemplo, criamos nossa página inicial para atingir uma meta específica, que difere da meta da nossa página de contato. Você provavelmente faz o mesmo.

No entanto, quando se trata de vídeos on-line, especificamente no YouTube, as pessoas às vezes esquecem esse princípio e trazem muitas metas para cada vídeo.

Você quer que todo vídeo do YouTube registre muitas visualizações, ganhe novos inscritos, incentive comentários, seja o número 1 em buscas, direcione tráfego para seu site, gere inscrições de e-mail, aumente as vendas e muito mais. 

Quando esse é o caso, esse vídeo provavelmente não fará nada disso.

Em vez disso, crie cada vídeo do YouTube com um objetivo específico em mente. Normalmente, essas metas devem girar em torno de um desses três objetivos:

  • Ser descoberto;
  • Construir uma comunidade;
  • Gerar vendas.

É melhor não misturá-los demais. Sua estratégia do YouTube será muito mais eficaz quando você criar cada vídeo para atingir um objetivo específico.

Tim Schmoyer tem mais de 10 anos de experiência trabalhando com mais de 500 clientes. Ele ajudou seus clientes a ganhar mais de 14 bilhões de visualizações e 61 milhões de inscritos no YouTube.

Confira 8 Dicas para impulsionar vídeos no Youtube

4- Empurrar vídeos longos para captar audiências

Ansioso para descobrir esse elixir secreto para hackear o algoritmo e acabar com o lento crescimento do Instagram? 

Boas notícias! 

Nenhum hack necessário! 

Veja uma regra simples: use o recurso ou as atualizações mais recentes do Instagram a seu favor.

Aqui está o porquê.

Desenvolvedores no Instagram têm um objetivo: manter os usuários na plataforma por mais tempo. Com esse objetivo em mente, os algoritmos parecem orientados a recompensar o conteúdo que atende a esse objetivo. Veja como isso se relaciona com a última atualização do IGTV.

O IGTV foi lançado como um novo aplicativo independente para assistir vídeos verticais longos; no entanto, a descoberta e a audiência habitual se mostraram desafiadoras. A navegação exibiu visualizações sem brilho para os criadores. E sem visualizações, não há lealdade.

Então, apenas alguns meses atrás, o Instagram lançou várias atualizações do IGTV. As duas mais significativas incluíam a opção dos usuários postarem prévias de 1 minuto do conteúdo IGTV completo no feed. 

A segunda mudança, e talvez a mais notável, é o posicionamento proeminente de vídeos IGTV na página Explorar.

Mudança de jogo! Estas últimas mudanças tornam agora muito mais fácil aproveitar a exposição do IGTV para atrair atenção e novos seguidores em potencial.

Não transmita vídeos de longa duração, pois ninguém tem tempo (ainda). Embora alguns criadores possam produzir conteúdo de até uma hora, a plataforma é mais conhecida por fotos rápidas, vídeos de 15 segundos e conteúdo rápido. 

O conteúdo IGTV na faixa de 3 a 5 minutos tende a apresentar melhor desempenho (no momento).

Não reutilize conteúdo para IGTV. Sem dúvida, o conteúdo nativo tem melhor desempenho. 

Embora seja tentador adaptar o conteúdo matador do YouTube, um vídeo de paisagem adaptado pode parecer um pouco diferente.

Faça um título atraente! Certamente, o engajamento rápido por meio de comentários ajuda a exibir vídeos IGTV na página “Explorar”. 

Em vez de dar ao seu vídeo um título típico, use esse espaço para fazer uma pergunta rápida e envolvente relacionada ao seu conteúdo.

De maneira estratégica, quem adota os novos recursos primeiro sai na frente. O Instagram continua a ser a plataforma de vídeo social que mais cresce. Revisitar IGTV e colocar essas dicas para o teste.

Chalene Johnson é um palestrante motivacional de renome mundial, instrutora de fitness e treinadora de negócios on-line. Ela usa a IGTV para expandir seus negócios em constante expansão e ensina a como fazer o mesmo.

5- Ignorar o investimento emocional dos espectadores

Vídeo (especialmente vídeo ao vivo) pode ser uma das ferramentas de marketing mais poderosas que você usa em sua empresa. Mas muitas vezes as pessoas pulam para o final muito rápido. 

Fazer com que seu público invista emocionalmente antes de investir financeiramente é fundamental para o sucesso a longo prazo.

Como? 

Você pode citar em vários vídeos um mesmo assunto, que não faz parte do tema principal do conteúdo, e contar uma história para criar um burburinho em torno do seu produto.

Conforme o tempo passa, você cria um tópico entre seus vídeos que compartilha a história da criação do produto. Isso deixa seu público emocionalmente envolvido no resultado. Agora eles fazem parte do processo de criação; é tanto o produto quanto o seu.

Isso define o seu marketing de vídeo para o sucesso quando você finalmente oferecer o produto ao seu público. É uma tática sutil, mas incrivelmente poderosa, que aumentará seus resultados de engajamento, lealdade e marketing!

Luria Petrucci, co-fundadora da Live Streaming Pros e uma das mais procuradas especialistas em vídeo ao vivo, treinou alguns dos maiores nomes da indústria de marketing on-line, ajudando-os a dominar a arte do vídeo ao vivo.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?