Como se posicionar no Google: 4 Dicas para você se destacar

Como se posicionar no Google: 4 Dicas para você se destacar

Hoje em dia as coisas estão bem diferentes do que eram há 10 anos!

Quando eu faço essa afirmativa, não penso apenas no Marketing Digital. Penso em tudo.

Penso em como eram as novelas, como assistíamos os filmes (não existia Netflix), como  eram as piadas, como chamávamos os taxis (não existia 99 App nem Uber), como reservávamos hotéis (não existia Airbnb), entre muitas outras coisas.

É, 10 anos pode parecer muito tempo, principalmente se formos pensar em todas essas mudanças.

Porém, se fizermos uma análise da moda, pode ser que algumas coisas tenham mudado, mas nem tanto assim. =/

Muito do que era legal em 2006, continua sendo usado nos dias de hoje. A calça Skinny é um bom exemplo!

Como se posicionar no google

No entanto, se fizermos análise de sites, esse cenário muda completamente…

Você lembra como era o portal da UOL em 2006? Vou lembrá-los:

Como se posicionar no google 02

Quanta mudança, né? Nos últimos 3 anos o site da UOL não mudou tanto assim, mas se acessarmos via Mobile teremos uma surpresa na seleção de conteúdo, que poderá ser diferente do DESKTOP.

Imagina quando pensamos nos sites MOBILE FIRST ou ainda nos sites que serão uma mistura de site e app – para facilitar o usuário a navegar de forma simples e rápida através dos seus celulares.

Vamos pensar que em 2006 as blogueiras começaram a galgar seu caminho para o pote de ouro.

Muitos anos se passaram e as mudanças JÁ são irreversíveis. Não dá mais para viver na ERA ‘minha empresa, minhas regras’.

‘Sua empresa, cliente como HERÓI’.

JÁ entendemos a era do EU mídia, de endosso social, de moeda social, já sabemos que você deverá desenvolver produtos que melhor se adequem aos seus clientes, estar em canais que melhor atendem seus clientes.

DIGITAL INFLUENCER ainda é um termo que tem muito peso nos dias de hoje.

Ah… tem as Instagram Celebrities, como o Hugo Gloss, tem também e os Youtubers…

Muitos de vocês devem saber quem é Jout Jout, muito embora não saibam exatamente quando isso aconteceu, não é mesmo?… (não vou começar a falar sobre isso, pois pode render um outro post).

TUDO isso indica que o cenário digital também mudou, e MUITO!

Hoje em dia, se posicionar no Google é uma tarefa que exige muito estudo, dedicação, atenção e foco.

Por que eu estou dizendo isso?  

Vamos pensar que em 2006, apesar do Google Adwords já estar atuante no Brasil há 6 anos (desde o ano 2000), e otimização de sites ser uma estratégia possível para todos que queriam entrar na onda, vemos que a busca/interesse por esses recursos não eram tão relevantes como são nos dias de hoje, como você poderá ver no gráfico do Google Trends:

Como se posicionar no google 03

Aparecer na busca do Google antigamente era mais “fácil” do que é hoje em dia porque as marcas entenderam que quem não está no Google, praticamente, não existe para usuários mais jovens e que se posicionar bem no Google significa MUITAS OPORTUNIDADES de NEGÓCIO.

Então, olhando esse cenário apontado, de forma um pouco superficial, vemos que:

1 – Os sites mudaram em muito! (V )

2 – O mercado está mais maduro ( V )

3 – A moda pode não ter inovado muito,  mas a área digital SIM! (V )

Não vou me estender ainda mais, mas acho super importante falarmos que em 2007 o total de pessoas que acessaram a internet com 16 anos+ chegou a 40 milhões de pessoas.

Em 2018 foi levantado um dado de que 7 a cada 10 brasileiros estavam conectados a internet. Muito representativo, correto?

Mas qual é a qualidade desse acesso? Será que todos conseguem usar a tecnologia 4G? Quais são os sites mais acessados, as redes mais acessadas?

Por exemplo, em 1 ano a adesão à conexão de internet no Brasil foi de mais de 10 milhões de usuários.

Será que esses dados genéricos, que vemos nos papers de tendência de mercado servem para você usar como indicativa de métrica para o perfil do seu cliente?

O Brasil possui aproximadamente 149,1 milhões de pessoas conectadas a internet, sendo o WhatsApp o meio de comunicação mais utilizado no país.

Contudo, na área rural os números são bem diferentes dos usuários que vivem nas áreas urbanas.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, divulgada pelo Cetic.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação), o percentual de lares conectados é de 59% nos centros urbanos, contra 26% nas áreas rurais.

No recorte regional, o índice é de 40% no Nordeste, contra 64% no Sudeste (região com maior penetração).

O maior grupo é o de 25 a 34 anos de idade, de acordo com pesquisa da Nielsen IBOPE.

No entanto, apenas 28% dos estudantes brasileiros tem computadores com acesso à internet em casa, o que torna a experiência através do celular sua primeira opção sempre, tanto pela facilidade por ser um device móvel, como ser sua única e possível fonte de acesso.

O brasileiro passa 9 horas por dia conectado à internet, sendo que dessas novas horas, 1/3 é dedicado a acessos em mídias sociais.

150 milhões de brasileiros são usuários ativos de canais de mídias sociais e 130 milhões desses usuários utilizam o celular como o principal ou até mesmo o único device para acessar esses canais.

Em uma pesquisa realizada pela GLOBAL WEB INDEX em 2018, o Youtube foi a rede social mais acessada no Brasil, seguida do Facebook e WhatsApp.

Isso mostra o porquê do conteúdo de vídeo ser o que gera mais engajamento.

Hoje já somos MOBILE FIRST.

Compreendendo tudo o que foi explanado, vamos às 4 dicas que achamos ser BEM importantes para o seu negócio se posicionar melhor no Google nos dias de hoje:

1 – RESPONSIVIDADE (no mínimo)!

Já que somos Mobile First, você já tentou acessar o site da sua empresa através de tablets e smartphones?

É importante termos um olhar crítico de USUÁRIO, muito mais do que donos **apaixonados pela nossa empresa**.

Como se posicionar no google 4

Todos os botões são fáceis de clicar? Você consegue navegar bem por esses devices sem se irritar e ficar dando zoom no conteúdo? Você consegue enviar um form de contato sem ficar dando zoom no botãozinho?

Caso as respostas tenham sido YESSSSS, você já está um passo a frente!

Se a reposta for não, repense no layout do seu site e fale com o seu programador.

->  Essa tarefa é para ontem, ok?

2 – Conteúdo que engaja

Hoje em dia todo mundo pode escrever sobre tudo! Mas, pense no seu segmento… Pensou?

Como você planeja escrever para seu público, para realmente AGREGAR – ser relevante naquele momento exato e fazê-lo pensar que a vida dele será melhor no futuro com a sua solução?

Como se posicionar no google 5

Então, é mais ou menos isso que você tem que fazer:

  1. Melhore a sua pauta;
  2. Escreva mais sobre os benefícios que seus clientes terão com os seus produtos/serviços;
  3. Aponte o que as pessoas estão falando de você no seu site, mostre as avaliações dos seus produtos;
  4. Escreve, faça vídeos, podcasts  que sejam realmente relevantes!

Feito isso, tenha um planejamento de conteúdo, seus leitores vão querer saber mais sobre seu serviço, empresa, benefícios, novidades, tendências, etc.

3 – Compartilhe seu conhecimento

Apesar de link buiding ser uma estratégia bem burlada no passado, ainda é super recomendada. Mas, faça isso de modo inteligente!

Quando você cria a sua comunidade e torna-se referência sobre aquele assunto,  é comum as pessoas quererem compartilhar o que você tem para falar!

Por isso, troque experiências com mercado, compartilhe seus conteúdos na rede, compartilhe seu conhecimento com OUTROS sites, faça uma troca legal, séria de links com sites que estejam relacionados com o seu público e que realmente agreguem tanto para você como para o usuário!

Como se posicionar no google 6

NÃO BURLE! O GOOGLE ENXERGA ISSO COMO BLACK HAT e pode te penalizar!

Veja neste vídeo o que significa exatamente Black-hat para um projeto de SEO

4 – SEO on-page

Não podemos esquecer que o tagueamento correto do site é essencial para que os robôs entendam do que você está falando. Sendo assim, todas as Meta Tags que são super importantes para SEO – Search Engine Optimization.

Escolher bem a palavra-chave é essencial para construção de um bom conteúdo.

Escolher um bom Title e fazer uma ótima description, podem aumentar a sua taxa de cliques por impressão (CTR).

Os robôs do Google, como outros buscadores que ganham cada vez mais espaço (Bing, Yahoo, etc), precisam entender qual é o assunto do seu conteúdo (do que você está falando), saber se você está construindo um bom texto (sem “spamizar” o conteúdo), sem ser redundante e sem ficar “enchendo linguiça”.

Ninguém gosta de conteúdo raso, não é mesmo? Por que os robôs, que estão cada vez mais inteligentes, gostariam?

Tagueamento das imagens são essenciais para a construção de um conteúdo bem otimizado.

Como você está fazendo tudo isso que nós passamos?

Se você não sabe, ou precisa de uma avaliação do seu site, entre contato com a NTP!

Temos um super time esperando pela sua ligação.

Ajudamos você a entender como o seu site está otimizado e elaboramos estratégias que podem fazer com que os resultados que você deseja sejam alcançados de forma mais assertiva.

Compartilhe!

Amo as redes. Conhecimento sem hierarquia é mais que maravilhoso. Amo pessoas, amo viver, gosto de falar e de escutar. Tento, com isso, aplicar essa percepção do outro em tudo o que eu faço. Viajar proporciona o entendimento de que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e isso é, de certa forma, libertador. Só sei que nada sei e quanto mais eu sei, menos eu sei. (Sócrates é um lindo) Paixão pelo o que eu faço, Gosto (com G) do que eu faço e Muito de MKT DIGITAL porque tudo é mensurável! Ó SEA... cola na minha! =p

Comments

  1. Muito obrigada. esse conteúdo me ajudou a esclarecer algumas dúvidas. Estou entrando agora nesse mundo de seo e não imaginava que tinha tanto o que aprender. Agora vou voltando nos artigos e corrigindo os erros e otimizando conforme vou aprendendo.O google realmente muda muito e pelo que tenho estudado sei que tenho muita coisa pra colocar em prática ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?