Como melhorar a experiência online do seu cliente?

Como melhorar a experiência online do seu cliente?

A concorrência entre as empresas, principalmente em tempos de recessão econômica é bastante acirrada, portanto cuidar dos clientes como se fossem únicos torna-se tão fundamental!

Afinal, toda empresa que busca sucesso, visibilidade e reconhecimento precisa investir em diferenciação e mais do que estar presente, deve oferecer uma experiência única e memorável para cada cliente!

O que é a experiência online do usuário?

A experiência do usuário, também conhecida como UX (User Experience), é definida pelo nível de satisfação do potencial cliente enquanto ele navega pelos sites na internet.

Sendo assim, cada experiência é uma reação individual e representa o que as pessoas sentem ao entrar em contato com a sua empresa, direta ou indiretamente.

Vários fatores podem influenciar nisso: entre os principais estão o tempo de carregamento das páginas, adaptação à diversos dispositivos e a facilidade de navegação.

Por isso, criar uma experiência positiva é a oportunidade perfeita para que o cliente realize uma conversão ou retorne mais tarde. Já uma negativa, pode fazer com que o cliente não volte mais a acessar o seu site.

Pensando nessa experiência online positiva e em tudo que ela inclui, temos alguns pontos fundamentais que podem fazer com que você conquiste e fidelize o seu cliente.

experiência online ecommerce

Não importa o ramo do negócio, alguns pontos são essenciais:

A Marca

Campanhas publicitárias e de marketing fazem com que sua marca seja vista, reconhecida e lembrada.

Uma boa campanha pode fazer com que as pessoas desejem ter o seu produto ou serviço.
Uma marca não é feita somente pelo que é apresentado no site mas por todos elementos que a constroem, seja o atendimento ao cliente, o contato do cliente com os recursos de seus serviços ou produtos – embalagens, rótulos, materiais publicitários e assim vai.

A Buyer Persona

A Buyer Persona é a representação do seu consumidor ideal, ou seja, aquela pessoa que você gostaria que acessasse o seu site. Portanto, entenda quem é o seu consumidor, qual o estilo de vida dele? Ele acessa a internet pelo celular ou desktop? Ele gosta de fazer compras online? Tudo isso te ajudará a definir uma estratégia para melhorar a experiência dele no seu site.

Lembrando que a Buyer Persona não é a mesma coisa que seu público-alvo, ela é muito mais aprofundada e específica. Dirija seus esforços para agradá-la da melhor maneira possível e lucre muito com isso!


Aprofunde seus conhecimentos sobre Buyer Persona


A Usabilidade

É importante que todas as páginas do seu site estejam a poucos cliques do usuário.

Ele precisa sentir a facilidade na hora de navegar, e é fundamental que a navegação seja mais intuitiva. Isto é, que não exija que o usuário tenha que ficar pensando antes de decidir onde deve clicar ou o que deve fazer.

Para melhorar, você pode utilizar os menus de navegação, os filtros de busca do site e os CTA – call to actions, capazes de direcionar o usuário para realizar a ação que você deseja.

Veja este vídeo sobre o que é um CTA

 

A Consistência Visual

É preciso ter consistência e coerência no layout, ou seja, fazer com que tudo combine. A escolha das fontes, tamanho, cores, estilos de botões, espaçamentos, elementos de design, imagens, ícones e etc.

Um design limpo e com imagens leves, de carregamento quase instantâneo, é o cartão de entrada para proporcionar uma experiência online agradável para os usuários que se interessaram pelo seu produto.

Tome cuidado com o tempo de carregamento das suas páginas, o consumidor não vai ficar esperando ela carregar!
Portanto otimize suas imagens para torná-las mais leves.

Os Dispositivos móveis que HOJE SÃO ESSENCIAIS!

Cuidado com os pop-ups e banners, eles cobrem o conteúdo quando visualizado no celular? Os botões e imagens estão no tamanho adequado e onde deveriam estar? 

O número de pessoas que acessam a internet por dispositivos móveis já ultrapassou os acessos por desktop e isso tende a aumentar cada vez mais. Com isso seu site precisa estar preparado para funcionar bem independente do tamanho da tela.

Sendo assim, invista em um site responsivo, que se adapta bem a qualquer aparelho.

E por fim, os Testes

Essa é uma etapa muito importante, mas que infelizmente algumas pessoas se esquecem. Mesmo depois do seu site estar “pronto” e no ar, teste todos os botões, os formulários, a responsividade. Você com certeza vai encontrar algo para corrigir ou melhorar, teste outras cores nos botões, as fontes com melhor legibilidade, entre no seu próprio site com os olhos de um consumidor, seja crítico e aperfeiçoe tudo o que puder.

O seu site nunca vai estar finalizado, sempre terão melhorias e atualizações constantes a serem feitas.

UX para E-commerce

No caso de um e-commerce existem mais alguns detalhes para destacar, mas o conceito continua o mesmo: um site prático e eficiente para deixar o usuário satisfeito.

Veja nossas principais dicas para E-commerce:

infografico-notopo

Por que a experiência do usuário é fundamental para a sua estratégia de marketing digital?

Porque a satisfação do usuário em relação à sua marca é tudo! Uma boa experiência no seu site ajuda a quebrar as barreiras iniciais entre sua empresa e o consumidor, é a primeira impressão que você vai passar para o cliente e ela deve ser convidativa, assim ele fica mais apto à comprar e retornar mais vezes.

Lembrando que não existe certo e errado na UX. Cada empresa tem um tipo diferente de consumidor e cada grupo navega à sua maneira. Você não vai acertar de primeira, nem de segunda, mas os testes e dicas estão ai para isso, com muito trabalho duro, é possível entregar uma ótima experiência online. Então mãos a obra!

Ficou com dúvidas, possui alguma sugestão? Deixe um comentário☺
A NoTopo tem expertise nas melhores técnicas para melhorar a experiência online dos seus usuários.
Entre em contato e alcance o sucesso que seu negócio merece! 

Co-autora: Camila Murakami

Compartilhe!

Amo as redes. Conhecimento sem hierarquia é mais que maravilhoso. Amo pessoas, amo viver, gosto de falar e de escutar. Tento, com isso, aplicar essa percepção do outro em tudo o que eu faço. Viajar proporciona o entendimento de que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e isso é, de certa forma, libertador. Só sei que nada sei e quanto mais eu sei, menos eu sei. (Sócrates é um lindo) Paixão pelo o que eu faço, Gosto (com G) do que eu faço e Muito de MKT DIGITAL porque tudo é mensurável! Ó SEA... cola na minha! =p

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?