Como escolher palavras-chave para bombar seu negócio na internet!

como-escolher-palavras-chave

Antes de te mostrar como escolher palavras-chave, é importante ressaltar a importância de se ter uma Estratégia de Marketing Digital bem definida. Onde esse estudo de palavras-chave deve ser encaixar.

Caso você precise revisar sua estratégia, este conteúdo pode ajudar: Estratégia de Marketing Digital: Imprescindível para atingir os melhores resultados

O que são as palavras-chave?

Resumidamente, as palavras-chave, ou keywords, são aquelas poucas palavras que você julga mais importantes e joga no buscador do Google para encontrar o que procura.

Afinal, elas são o resumo de um conteúdo inteiro, e passam a ideia principal do texto para quem o procura.

Qual a importância das keywords?

Além de facilitar a vida dos usuários na hora de encontrarem o que querem, as keywords ajudam o seu site a ganhar relevância. Assim você aparece nas primeiras páginas do Google sem pagar.

Já que o Google e seus robozinhos lêem o SEO do seu artigo e assim decide se seu site merece ou não estar bem ranqueado.

Sendo assim, o simples fato de um blogueiro saber escolher e utilizar palavras-chave adequadas faz com que o conteúdo por ele produzido seja mais visível na busca orgânica quando um potencial cliente fizer uma busca no Google.

E isso aumenta as visitas no site!

 

como escolher palavras-chave google

 


Veja também nosso conteúdo sobre fatores de SEO Onpage


Analise a sua Persona

Para cada página que você pretende otimizar, é necessário escolher uma palavra-chave para focar. Sendo assim, essa palavra deve ser escolhida com base no seu estudo de personas.

Então, para cada página e cada conteúdo novo, pergunte-se:

1- Em qual fase do processo decisório está a pessoa para a qual você vai construir o conteúdo? Provavelmente essa informação já foi explorada no seu estudo da Persona.
Reconhecimento do problema > busca de informação > avaliação de alternativas > decisão de compra/venda > avaliação pós compra.

2- Estando nessa fase, que palavras as personas buscariam no google que poderiam levá-las ao seu site ou blog?

Por exemplo, se a persona-alvo da página em que você está trabalhando estiver na fase de avaliação de alternativas de compras de celulares, ela possivelmente buscará por termos como: “como avaliar um celular”, “melhores smartphones”, “como escolher um smartphone”, “avaliações de smartphones”.

Já se ela estiver em um estágio mais avançado no processo de decisão de compra, como a fase de decisão de compra, ele provavelmente já sabe o que quer e vai buscar pelo modelo do aparelho em específico. E então as suas opções de palavra-chave para atingir essa pessoa seriam: comprar Iphone 6s na promoção, Iphone 6s branco 64gb, Iphone 6s preço, dentre outras.

Contudo, essa é uma etapa importantíssima e frequentemente esquecida no processo de escolha das palavras-chave. Portanto lembre-se que todos os elementos, análises e estratégias devem convergir em direção ao objetivo principal definido.

Você pode utilizar a pesquisa de palavras-chave para posicionar seu site:

Seja com campanhas de links patrocinados, quando você compra os termos em que quer aparecer na busca (laranja), ou organicamente nos resultados do Google (azul).

Resultado pago e orgânico

Contudo, em qualquer um dos casos é preciso fazer um estudo e um planejamento para atingir o seu objetivo.

Por isso que é tão importante saber descrever seu negócio, nas palavras que seus potenciais clientes usariam.

  • Conhecer o negócio para definir: os termos principais, os serviços principais, os concorrentes, os termos que não quer aparecer, etc.
  • Estudar a concorrência é fundamental para saber o que outras empresas no mesmo segmento estão fazendo.

Como escolher palavras-chave?

Afinal, como encontrar as palavras-chave base, que podem ser consideradas as palavras com maior volume de busca e que darão origem aos termos cauda longa?

Quando existe uma correspondência parcial entre a pesquisa do usuário e parte da palavra-chave que você usou, o Google vai marcar em negrito as partes que correspondem.

 

brand persona serp notopo


Posicionamento do site para os termos.
Primeiro estudo de como o site está posicionado para os termos “base”

serp

A partir desse diagnóstico, ver quais páginas você pode otimizar para melhorar a posição ou para quais você não possui uma página ranqueada e deve produzir um conteúdo.

Volume de pesquisa e concorrência

Representa o volume de buscas mensais por determinado termo no Google e concorrência pelo termo.

Oportunidade e dificuldade

O dado de oportunidade te apresenta qual será a sua oportunidade diante do usuário que está pesquisando determinado termo.

O que reduz a oportunidade dos termos são os elementos que parecem além dos resultados orgânicos: vídeos, imagens, locais de empresas, anúncios, etc.

Esses elementos acabam atraindo a atenção dos usuários e diminuem a taxa de cliques.

A dificuldade representa o quanto determinada palavra-chave é disputada nos resultados de busca orgânicos.
Quanto maior a dificuldade maior autoridade os sites que estão nas primeiras posições têm.
O que torna mais difícil o ranqueamento.

Essa variável não é muito utilizada, mas é bem relevante na hora de escolher os termos que irá trabalhar.

Palavras-chave de cauda longa

Essas são palavras mais específicas, com menor volume de busca e menor concorrência.

Assim, são essenciais para aumentar as visitas que o seu site recebe e também as suas conversões. Porque na maioria das vezes já indicam exatamente o que o usuário deseja.

Enfim, agora que você já conhece esse processo, chegou a hora de colocar a mão na massa!

Saiba como procurar Palavras-Chave com baixa concorrência

Como escolher palavras-chave usando o Planejador do Google Ads?

Muitas pessoas utilizam o planejador de palavras-chave do Ads para gerar dicas de novas palavras com base em alguma palavra de interesse. Ou mesmo deixando o planejador gerar opções com base na página de destino.

No entanto, os resultados normalmente não são muito surpreendentes. Ou não são muito úteis, ou pode até não ter nada a ver com a sua área de atuação.

Contudo, existe uma forma de descobrir novas palavras-chave, que normalmente fica esquecida.

Digite a URL do concorrente no Planejador para obter novas palavras com base na página dele. Assim, quando você encontrar alguma palavra interessante, basta fazer variações dela e descobrir qual das variações possui maior volume de buscas e um nível de concorrência mais fácil de ser trabalhado.

Já no planejador de palavras-chave do Google Ads você encontra uma média de quantas pesquisas mensais são realizadas para cada palavra, bem como o nível de concorrência de cada uma:

pesquisa-de-palavra-chave-no-adwords-1

Ferramentas para pesquisar palavras-chave

Auto-complete: A função é exibida de forma automática. São opções que o próprio buscador exibe para você antes de concluir a busca.

auto complete google

Buscas relacionadas: Identifica padrões de pesquisa e dá insights sobre as variações de buscas que os usuários estão pesquisando relacionado ao tema.

perguntas relacionadas google

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita que mostra o volume de busca no Google, com ela você vê os padrões de busca ao longo do tempo.

Com ele você pode pesquisar até cinco keywords ou frases simultaneamente.

Então, como o próprio nome indica, esta ferramenta serve para obter uma tendência. Ou seja, não é indicada para fazer estimativas de tráfego potencial.

Desse modo a palavra-chave escolhida deve ser uma representação do comportamento médio do público ou produto que se quer analisar.

google trends

Sendo assim, é possível filtrar a pesquisa por localização e período e ainda apresentar informações de categorias relacionadas e outros termos relacionados

Keyword tool

Ainda é um dos instrumentos mais populares na hora de buscar novas opções de palavras-chave.

Já que ele vai mostrar a você uma lista de possíveis palavras encontradas na localização geográfica que você selecionar. Muitas delas de cauda longa, que poderão ser muito úteis.

O volume de buscas para cada palavra, no entanto, não é acessível na versão gratuita da ferramenta.

como-usar-keywordtool

Planejador de palavras-chave

Sem Rush

Já o Sem Rush eleva o nível da sua pesquisa, podendo obter conclusões muito mais eficientes.

Com ele é possível:

– Pesquisar palavras-chave e saber quais sites aparecem nos resultados no Google para cada uma delas;

– Identificar quem são seus principais concorrentes e saber quais são as palavras-chave que levam mais visitas a cada um destes site.

palavra chave sem rush

Além disso, ele também dá outras possibilidades de palavras-chave e mostra os sites que aparecem para o termo de pesquisa orgânica.

 

Moz

Acessar o Moz Explorer – basta jogar o termo na busca e ele te dá várias variáveis, como a dificuldade, oportunidade e prioridade.

moz

 

Serplab

Em resumo, é um verificador gratuito de ranking do Google. Onde você pode usar para encontrar a posição do seu website e blog no ranking da busca do Google em tempo real.

serplab

Agora você já conhece uma parte do processo de planejamento de pesquisa de palavras-chave.

Entre em contato com a NoTopo e descubra tudo que o marketing digital pode fazer pela sua empresa!

Você tem dicas valiosas a respeito do assunto? Conta pra gente nos comentários!

Co-autora: Camila Murakami

Compartilhe!

Amo as redes. Conhecimento sem hierarquia é mais que maravilhoso. Amo pessoas, amo viver, gosto de falar e de escutar. Tento, com isso, aplicar essa percepção do outro em tudo o que eu faço. Viajar proporciona o entendimento de que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e isso é, de certa forma, libertador. Só sei que nada sei e quanto mais eu sei, menos eu sei. (Sócrates é um lindo) Paixão pelo o que eu faço, Gosto (com G) do que eu faço e Muito de MKT DIGITAL porque tudo é mensurável! Ó SEA... cola na minha! =p

Comments

  1. Ótimas ferramentas. Parabéns pelo conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?