Otimização de Sites - SEO
Início » AJAX ou não AJAX? Esta é a questão de SEO

AJAX ou não AJAX? Esta é a questão de SEO

AJAX e SEO.

É possível relacionar o uso de AJAX e SEO sem afetar o seu site? Será que é viável construir um site utilizando AJAX para ter um “efeito visual bonito”? Quer descobrir essas respostas e entender um pouco mais sobre o como funciona um site utilizando AJAX? Vamos lá então!

 

O que é AJAX?

 

Asyncronous Javascript And XML ou simplesmente AJAX, não é uma linguagem de programação. Ele é caracterizado como o uso de metodologias ou tecnologias evolvendo Javascript ou XML que tem como objetivo melhorar a interatividade de um sistema web para os usuários.

 

Ilustração de AJAX.

 

É válido ressaltar que ele não é apenas utilizado com Javascript e XML. Seu uso pode estar relacionado com várias outras tecnologias como JSON, XMLHttpRequest, CSS e outras. Dentre essas, o AJAX é mais comumente utilizado junto ao JSON.

 

Mas como podemos Exemplificar que o AJAX de fato agrega na experiência do usuário? Ou que melhora de fato a interação do usuário com o sistema? Calma, já vamos chegar lá. : D

 

Como funciona o AJAX?

 

Basicamente, o uso de AJAX no seu site consiste em você não precisar recarregar a página toda vez que o usuário precisar de uma nova informação, ou simplesmente quando ele interagir com a mesma.

 

E sim, estamos falando de requisições feitas para o servidor. Como?

 

Simples, ele trabalha utilizando requisições HTTP. O que acaba sendo processado da seguinte maneira:

 

  • Uma informação é solicitada pelo cliente;
  • Essa solicitação, é na verdade a ativação de um evento;
  • O evento, faz com que seja criada uma requisição HTTP;
  • A mesma é enviada pela internet até o servidor;
  • Estando lá, ela será processada e consequentemente resultará em uma resposta de volta ao cliente;
  • Já no cliente, a resposta é processada e atualiza o conteúdo para o usuário.

 

Fantástico não é mesmo? Isso faz com que o site responda muito mais rápido para o usuário. Afinal,  ele consegue acessar dados no seu servidor sem ser necessário atualizar a página.

 

No entanto, não é possível agradar a todos. É o que vamos descobrir agora, o como o uso de AJAX acaba afetando o SEO do seu site.

 

Você quer saber qual é a importância de SEO para sua empresa? Clique aqui e entende qual é a importância do SEO para sua Empresa!

 

AJAX e SEO, Problema ou Solução?

 

Certo, agora chegamos ao nosso ponto de conflito de ideias quanto ao uso de AJAX em sites. Mas antes, vamos introduzir todos os motivos relacionados aqui para entendermos o porquê ocorre o conflito entre AJAX e SEO.

 

Conflitos entre o uso de AJAX e SEO.

 

Bom, como já falamos anteriormente, o melhor do AJAX está no ponto em que não é necessário você recarregar a página para poder obter respostas do servidor e atualizar o conteúdo da sua página.

 

Mas adivinha, é justamente ISSO que faz com que o uso de AJAX afete o SEO do seu site.

 

Por quê? Bom, quando os robozinhos do Google tentam olhar o seu site, eles não conseguem entender as requisições AJAX. Isso faz com que as mesmas, não sejam portanto analisadas.

 

Ok! Até então não temos muitos problemas, certo? Errado.

 

Se o seu site tem pontos, e ou mesmo, seções que não são possíveis de serem acessadas, como elas vão ser indexadas? Como que o Google vai conseguir disponibilizar as informações para os seus usuários.

 

Logo, você está com sérios problemas.

 

Mas calma, nem tudo está perdido! Vamos ver agora quais as soluções para os problemas gerados.

 

Como solucionar os problemas de AJAX e SEO?

 

Até então, entendemos como o AJAX funciona e quais os motivos que fazem com que essa tecnologia seja utilizada nos sites. E claro, também entendemos porque o seu uso não é adequado para fins de SEO do site.

 

Mas então temos uma tecnologia que melhora a interatividade com o usuário, que acaba não podendo ser utilizada porque acarreta em problemas para o site?

 

A resposta é: Não! Temos uma solução! 

 

Como podemos fazer isso sendo que a sua utilização implica em não gerar URLs, ou no caso páginas para serem analisadas e disponibilizadas?

 

É uma solução um tanto quanto simples.. O que você precisa fazer é apenas dar ao Google as páginas que ele quer para poder processar! ( “Avá, é mesmo?”)

 

Sim! Eu não estou zoando você, é necessário gerar as páginas, ou no caso URLs que são geradas dinamicamente pelo uso do AJAX.

 

Ou seja, você precisa ajudar os robozinhos criando uma estrutura de links e diretórios. Fazendo com que assim, os robozinhos tenham o que acessar, para poder rankear você nas pesquisas orgânicas!

 

Essa solução também resolve um outro problema, caso o usuário queira acessar os links diretamente, o que com o uso de AJAX não é possível.

 

Outro ponto que pode ser utilizado para tentar corrigir isso, é o uso das regras de crawling do Google para AJAX. E existe isso? Sim, por incrível que pareça, existe.

A técnica é chamada de Hijack. Ela consiste em você utilizar URLs estáticas na chamada AJAX, assim os robôs conseguem seguir um link e indexar o conteúdo. Permitindo ainda que o usuário continue com a boa experiência que o AJAX proporciona.

 

Porém, o Google depreciou essa metodologia de crawling no dia 14 de outubro de 2015. Na nota emitida, foi mencionado que quem já utilizava não deveria se preocupar.

 

Como saber se seu site precisa de AJAX?

 

Por que seu site “precisa”? Bom, não concordo que esteja certo dizer que apenas aplicativos podem ou devem utilizar AJAX em sua construção, afinal, é do próprio Facebook que tudo isso começou, com técnicas como scroll infinito por exemplo. O Facebook não precisa ter preocupação quanto a indexação de suas páginas, justamente por ser um aplicativo.

 

No entanto, você pode sim utilizá-lo no seu site, apenas precisa lembrar de dois pontos:

 

  1. Insira AJAX apenas onde realmente é necessário. Não há motivos para você inserí-lo em todo lugar.  A questão é: você precisa usar em lugares específicos, sabendo que não vai atrapalhar nessa proporção “AJAX e SEO”.
  2. Sempre tenha conteúdo para ser indexado. E caso você utilize muito AJAX  no seu site, tenha certeza de que os robozinhos conseguem de alguma forma, encontrar seu conteúdo e indexá-lo da melhor forma possível. Assim, você não terá problemas de SEO.

 

Gostou do post? Deixe sua opinião nos comentários ou entre em contato com a gente! : D

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Assistente de Desenvolvimento na Empresa de Estratégias Digitais NoTopo.

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.