Blog
Início » Dicas para Otimização em Sites WordPress
jan 24, 2017 |

Dicas para Otimização em Sites WordPress

2 WordPress para Otimização

Quem acompanha o Blog da NoTopo já conhece algumas das nossas principais dicas para otimização no WordPress! Não, né?!

Mas se você ainda não saber o que é o WordPress e tem dúvidas sobre SEO..

1 WordPress para Otimização

Fica tranquilo!!

Nós te explicamos..

A Plataforma WordPress

WordPress é uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas pelos gerenciadores de conteúdo de todo o mundo!!

Fácil de aprender e usar
A plataforma permite o gerenciamento de conteúdo online, ou seja, você cria um site ou blog e pode modificar o conteúdo implementado ali sempre que quiser ou precisar..

Sem ter que correr atrás de um programador para isso! Ufa….

O software é gratuito, você pode baixar o WordPress e instalar qualquer um dos temas disponíveis e usá-lo livremente. Mas é preciso ter um domínio ativo e uma hospedagem web.

Amigo dos buscadores

O WordPress possui códigos e estruturas que estão de acordo com os critérios de rankeamento do Google para os resultados de busca.

E atualiza o código-fonte para adequar-se aos padrões do Google mais rapidamente que os demais gerenciadores de conteúdo.

O que torna mais fácil a otimização para conquistar os primeiros lugares nos resultados de busca. Ele é de fácil utilização e muito flexível.

Essas são algumas das razões por que o WordPress tem crescido muito em popularidade. Uma pesquisa recente revela que mais de 39% dos sites que usam gerenciador de conteúdo, usam o WordPress.

3 WordPress para Otimização 5 WordPress para Otimização

Saiba por que o WordPress é a melhor opção para fazer seu site!

E por que é importante otimizar o seu site?

O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização de sites em que as estratégias tem como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site na busca orgânica nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca para um determinado grupo de palavras-chave relevantes ao conteúdo do seu site.

6 WordPress para Otimização

Trata-se de um processo longo e complexo.

Necessita de constante manutenção, pois ajustes são feitos durante todo o projeto, uma vez que centenas de mecanismos influenciam e interagem em um projeto de SEO.

Por exemplo, sabe quando uma pessoa faz uma busca no Google, robôs vão tentar verificar todos os sites e páginas que existem para:

1- Retornar ao usuário os resultados que são relevantes para o que ele pesquisou.

2- Ranquear esses resultados de acordo com a relevância e a popularidade que o conteúdo vai ter para o usuário.

Sem as técnicas adequadas você acaba perdendo a oportunidade de tirar aproveitar o melhor tipo de tráfego que seu blog ou site poderia conseguir: o tráfego orgânico.

Saiba mais sobre SEO!

São vários os fatores levados em consideração, e tantos, tantos.. que não sabe-se nem ao certo quantos, mas alguns especialistas concordam que alguns deles são:

  • Uso da palavra chave, no título, descrição, conteúdo e imagem. Utilizando sem exageros, de forma que a leitura fique agradável;
  • Velocidade de carregamento da página;
  • Número de atualizações feitas no blog ou site (por isso a importância de postar com frequência);
  • Extensão do conteúdo;
  • Links externos para sites renomados;
  • Número de links internos;
  • Experiência do usuário;
  • Entre outros..

Ok.. são muitas coisas importantes para que seu site esteja na tão sonhada primeira página dos resultados de busca.

Agora vamos falar um pouco sobre o Plugin Yoast!

Ele será o seu aliado para que seu site esteja perfeito aos olhos do Google!

Vamos lá…

O Yoast SEO tem como principal funcionalidade habilitar a otimização de título e meta description para os posts. Fatores importantes para SEO! 

Atualmente o plugin Yoast vai muito além de simplesmente indicar boas políticas de SEO! O que é uma alegria pra gente, né?!!

É possível obter informações sobre a otimização do site; melhorias em páginas, postagens, títulos, conteúdos e meta-dados, além de contar com um check-list de itens que você não deve esquecer ao configurar seu SEO Onpage!

E auxilia na elaboração de conteúdos de qualidade, dentre outros serviços.. Demais, né?!

Wordpres Yoast SEO

Com o Plugin do Yoast ativo, você será capaz de analisar os seguintes itens: Se o seu título contém a palavra chave e se ela está no início do título, se a sua meta-descrição e a url contém a palavra-chave escolhida, se a palavra chave aparece em cabeçalhos de seu texto, se você utilizou a palavra chave em uma quantidade razoável – se usou pouco ou até se usou demais também! – e se a sua palavra chave está no texto alternativo das imagens que você utilizou no post!! Gostou?

Essa indicações são muito úteis para os 4 primeiros tópicos seguintes! Fique ligado 😉

Então, fique atento a todos esses pontos importantes:

1-  Títulos
Um dos fatores mais importantes para o rankeamento das páginas é uma boa escolha dos títulos utilizados, eles que aparece como um link nos resultados de pesquisas. Crie títulos atraentes que utilizem a palavra-chave.

Para definição da palavra chave, é realizado todo um estudo de acordo com o seu ramo de atuação, concorrentes, volume de buscas e concorrência.

2- Slug e meta descrição
O slug é o caminho agradável e fácil de ler na url, que também aparece nos resultados de busca, focar na palavra-chave escolhida é fundamental para o sucesso tanto da indexação nos motores de busca quanto para a decisão do usuário de clicar ou não no seu site.

7 WordPress para Otimização

3- Não esqueça as tags de H1, H2 e H3
Além do título, os subtítulos também melhoram o SEO nos resultados possíveis. Observe o exemplo de estrutura correta de tags:

  • Título do post – H1
  • Títulos no conteúdo – H2
  • Subtítulos no conteúdo – H3

4- Imagem e Texto alternativo
A palavra-chave que você quer otimizar deve aparecer no nome do arquivo da imagem, título e também no texto alternativo.

8 WordPress para Otimização

6- Site Responsivo
O número de acesso web via mobile cresce a cada dia, ter um site que se adapta visualmente a desktops, notebooks, tablets e smartphone é muito importante.

9 WordPress para Otimização

7- Carregamento do site
É chato quando o site é lento não é mesmo? Pois bem, a performance do site também é um elemento de ranqueamento nos motores de busca!!

E você mesmo pode fazer uma análise da performance do seu site no PageSpeed Insights.

8- Segurança
A segurança para os usuários também é um elemento determinante no ranqueamento.

O certificado SSL que anteriormente era comum apenas em sites de e-commerce e instituições financeiras, agora se torna comum até para blogs e sites de conteúdo geral.

Implementar o certificado SSL em seu site é uma ótima pedida para turbinar seu SEO.

Confira os 5 ajustes fáceis que você mesmo pode fazer no WordPress!

10 WordPress para Otimização

Hoje sabemos que as otimizações OnPage é apenas um dos passos para ter um conteúdo otimizado, mas não o suficiente para ranckear, diversos fatores como os citados acima também são fundamentais para um bom posicionamento.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o WordPress para otimização, se precisar de ajuda para o planejamento das ações de marketing digital.. Fale com a NoTopo!  

Aqui na NoTopo, você pode fazer uma avaliação gratuita!

Entre em contato com a gente 🙂

Me descobri apaixonada por Marketing e Publicidade e me joguei com tudo! Sou formada em Publicidade e Propaganda. Adoro aprender, fuçar nas redes sociais e sites.. Amo LER! Acompanhe os conteúdo bacanas que eu vou mostrar para vocês ;)

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.