Blog
Início » Porque fazer uma Landing Page se eu já tenho página de contato no meu site?
jan 19, 2017 |

Porque fazer uma Landing Page se eu já tenho página de contato no meu site?

Por que fazer Landing Page

Início do ano de 2017, eu com um monte de conteúdo no meu cronograma de pauta, resolvo escrever um tema tão “batido”: Por que fazer uma Landing Page e a importância dessa página para suas campanhas.

Primeiro gostaria de pontuar que um dos maiores erros de nós, profissionais de marketing (digital ou offline), é achar que pessoas, clientes, amigos, familiares, etc; entendem o que estamos falando e que esses temas são conhecidíssimos.

Segundo porque esse semana eu fui questionada sobre isso por um conhecido que já estava finalizando a LP (landing page) e ele, deveras, deveria saber qual é a importância de ter uma Landing Page dedicada para as campanhas como parte estratégica das operações.

Vamos lá para o que eu quero retomar depois de 5 anos falando sobre isso… esse texto será muito mais reflexivo do que super informativo, eu acho. Também terão algumas partes do material que o Oli Garnder apresentou no RD Summit do ano passado – mais abaixo tem o link da apresentação!

Itens que serão pautados nesse conteúdo

1 – O que é uma Landing Page?

2 – Por que, então, fazer uma Landing Page?

3 – Quais ferramentas são usadas para desenvolver Landing Pages?

4 – Importância de testar as Landing Pages?

5 – Minha opinião, como sempre, sobre tudo o que deve ser feito para conseguir extrair o máximo das landing pages! 😉

 

1 – O que é uma Landing Page (ou Página de Aterrissagem/Destino)?

É a página de destino do do link  que você clicou. – eu acho que essa é a maneira mais fácil de eu explicar (o que vocês acham?).

O que isso significa? Que seu site – se não for aquele de rolagem infinita (one page – Parallax), – já tem algumas páginas de aterrizagem, cada url é uma delas, inclusive a homepage é uma página de destino.

Mas, na verdade não é isso que nós queremos dizer, com a tradução ao pé da letra!

A Landing Page é uma página desenvolvida com foco em conversão.

2 – Por que, então, Mafê, por que eu devo fazer uma Landing Page?

Principalmente se eu já tenho essas páginas no meu site com form de contato?

PARA CONVERTER MAIS E AUMENTAR SUA TAXA DE CONVERSÃO!

nunca comece uma campanha de marketing sem uma landing pageComo Oli Garner, da Unbounce, pontuou no RD Summit de 2016:

“NUNCA COMECE UMA CAMPANHA DE MARKETING SEM UMA LANDING PAGE DEDICADA”

Quando nós sugerimos para o cliente fazer novas  Landing Pages, estamos sugerindo a criação de páginas específicas, bem construídas, relativas aos produtos ou serviços que você oferece e/ou quer ofertar.

Essa página deverá ter um form de contato bem visível, de preferência antes da rolagem e com um call to action bom!

OU seja, essa Landing Page será construída totalmente com foco na ação que vc quer que o usuário faça, para aumentarmos a taxa de conversão.

Oli Gardner RD Station - Landing PagesÉ uma  página isca, vamos dizer assim, que faz com que os usuários não se percam entre menus e botões de mídias sociais e convertam mais facilmente.

Ter páginas de serviço com uma página de contato no seu menu não faz com que seu site seja construído para conversão!

Nem todo site é construído com esse intuito, né?

Então, quando queremos sugerir uma Landing Page para sua estratégia de Links Patrocinados, Inbound Marketing ou qualquer outra ação específica, queremos dizer que você precisa de uma página de destino dedicada a conversão especificamente.

Em um cenário ideal, um site deveria ser desenhado para isso, ou seja, todas as páginas de seu site deveriam ser construídas para que fossem landing pages focadas em trazer esse usuário para sua base de clientes ou prospects, entrar em contato, vender, etc.  

Muito embora desenhar um site com Landing Pages com foco em conversão seja o ideal, existem sutiações que fazem parte de estratégias mais pontuais, que precisam de uma página dedicada e que não necessariamente precisam estar no Menu do seu site, pois ou é algo sazonal ou é algo muito pontual, que nem faria sentido estar no seu site de forma “encontrável”.

Desse modo, desenvolver páginas específicas para isso é um MUST DO!

Você cria essas páginas de destino com a informação necessária que sanem o problema daquele usuário e pede para o mesmo fazer a ação que você deseja para conseguir ajudá-lo; seja essa ação deixar um e-mail de cadastro para baixar um e-book (ação inicial de Inobund MKT, por exemplo) ou então, deixar o contato para receber mais informações sobre o serviço anunciado.

Então eu preciso de um Programador ao meu dispor para fazer esse tipo de novas páginas, certo?

Errado! Hoje existem inúmeras ferramentas que te ajuda a criar landing pages sem a ajudam de um webdesigner.

3 – Quais ferramentas são usadas para desenvolver Landing Pages?

Existem inúmeras, mas aqui eu vou citar 4 muito conhecidas – sendo 2 gringas e 2 brasileiras. Dessas 4, nós usamos 3!

Unbounce: como já citamos o Oli Gardner, vamos começar por ela.

É uma ferramenta gringa que possibilita você consegue criar, publicar e testar as Landing Pages.

Não consigo descrevê-la com muita propriedade, pois nunca testamos o Unbounce. Pelo o que eu já escutei falar é uma ferramenta muito completa, eles têm alguns templates, ou seja, deve ser bem intuitiva usar. Tem planos  de preço variados, depende da necessidade de cada projeto.

LeadLovers: É um software de Inbound MKT e com ela você pode:

  • desenvolver Landing Pages do zero
  • escolher os templates deles (eles inclusive sugerem templates que funcioname melhor de acordo com o segmento)
  • subir um HTML pronto, que o próprio desenvolvedor fez

LeadLovers

Por que a Leadlover tem essa funcionalidade? Porque são uma ferramenta de INBOUND MKT, ou seja, utilizando esse software de automação, você conseguirá capturar leads e qualificá-los para trabalhar bem o seu funil de vendas, sem ter que entregar leads não qualificadas para seu time de vendas.

* E é através das Landing Pages que você consegue startar as campanhas e capturar esse contato, entendeu?

Quer saber mais sobre a LeadLovers, fale conosco! 😉

RD Station, a famosinha do momento! 😛 <3

RD Station

Tirados do site deles:  “ O RD é um software de Marketing e Vendas capaz de automtizar capaz de automatizar várias ações de que você precisa para:…”

Com esse software, que é muito eficiente,  você consegue criar landing pages para cada tipo de ação diferente. Eles anunciaram a parceria com a Unbounce no evento RD Summit de 2016 entre muitas outras funcionalidades excelentes para conseguir aprimorar a ferramenta – está mais completa.

Você conseguirá criar LP´s de forma muito mais fácil, no esquema drag&drop, tem os templates prontos também e você continuará podendo subir o HTML desenvolvido pelo seu webdesigner tmb.

Nós usamos a RD Station há mais de 2 anos. Quer saber mais sobre essa ferramenta entra no site deles ou fale conosco! 😉

OptinMonster – É um software de Lead Generation.

OptinMosterNós usamos o OptinMonster para criar iscas para geração de lead. E uma das funcionalidades que eles têm é a criação de Landing Pages.

Nós adoramos as funcionalidades do OptinMonster. É uma ferramenta muito eficiente, e eles oferecem muito material educativo interessante para aumentarmos as conversões dentro do site.

Não criamos LP´s com através desse software, mas usamos para muitas coisas. Quer saber mais? Estou à disposição para falar como aproveitar o máximo desse software e seu site aumentar a tx de conversão.

Bom, falado desses 4 softwares para geração de leadS, que permite a criação de landing pages, com template já testados comprovando certa eficiência, precisamos falar da importância de TESTAR SEMPRE!

4 – Importância de testar as Landing Pages?

Mesmo lendo cases de sucesso, mesmo vendo fórmulas para alcançar os melhores resultados, mesmo sabendo os templates que tendem a performar melhor, sabemos que não existe o pote de outro atrás do arco-iris sem muita investigação e atravessar todo o caminho que tem até o pote.  

O que isso significa?

Que mesmo usando modelos de LP´s que se demonstram mais eficientes, cada caso exige uma experiência diferente.

As vezes a imagem que você está usando não passa a credibilidade necessária para o cliente. Como eu investigo isso?

TESTANDO!

Faça teste A/B – veja se o form funciona mais com mais campos ou menos campos.

Teste o seu call to action. Muitas vezes ele pode estar errado.

Fiz um Licecap (é um GIF animado, ele roda, é só esperar um pouquinho) da apresentação que eu vi do Oli Garnder sobre teste que podem ser feitos que aumentam a taxa de conversão:

Então, podem ser detalhes, mas SEMPRE TESTE!

Não tenha preguiça de tentar melhorar aquilo que você acha que está bom, como vimos nesse GIF acima, a tx de conversão era boa, mas ficou ainda melhor com uma mudança mínima.

5 – Minha opinião, como sempre, sobre tudo o que deve ser feito para conseguir extrair o máximo das landing pages! 😉 ?

Bom, o que eu sinto de tudo o que eu vivencio nesses anos 5 anos atuando com mkt digital?

Que muitas vezes o cliente não entende a importância de fazer uma Landing Page. Isso porque ele não entende exatamente porque é importante ter uma e para que.

Acredita, muitas vezes, que ter um site resolve o problema, mas nem sempre!

1 – Landing Page é um MUST HAVE para vermos as conversões subirem!

Caso você seja uma pequena empresa que tem poucos serviços e não tem verba para investir em ações de MKT, reveja o seu site e pense em melhorar a estrutura dele para tentar fazer com que essas páginas de serviço ou produto funcionem como uma LP.

O que isso significa? Que as páginas do seu site podem ser estruturadas para converterem!

A Landing Page da sua Campanha não pode ser a Homepage do seu site.

Por que, Mafê?

Porque a Homepage é uma página de entrada da sua empresa e não está focada em converter clientes e sim em sua empresa ser apresentada, fazendo com que o usuário navegue no site para entender mais e melhor sobre sua empresa e seus serviços! (pelo menos no meu entender deveria ser)

2 – Testar é algo que dá trabalho, mas deve ser feito.

Não adianta nós acharmos que investindo X reais no site faz chover cliente. O MUNDO NÃO FUNCIONA ASSIM.

Hoje em dia esperar resultados acontecerem, tendo apenas um site sem divulgação, é achar que o pote de outro vai atravessar o arco iris e chegar na sua casa. Então:

3 – Tenha uma estratégia bem definida!

Usar todas essas ferramentas que eu citei é muito bacana, muito legal! Ter uma LP é algo que você deve considerar, mas antes de tudo isso, pense:

  1. Quem são as minhas personas?
  2. Para quem eu vou anunciar?
  3. Como eu farei isso?
  4. Através de quais canais?
  5. O que eu quero com essa campanha?  

Depois de ter toda a estratégia de mkt digital bem definida, procure profissionais de marketing digital, para ajudá-los a bolar o melhor plano de ação !

Acho que eu já escrevi demais, né? UFA!

Mas, mesmo que para esse assunto tenha zilhões de outros conteúdos, é importante ser falado. Sabemos que muitos desses conteúdos tem:

  • Como fazer uma Landing Page
  • Como Otimizar uma Landing Page?
  • Como melhor o Taxa de Conversão da sua Landing Page?

Tudo isso é lindo e bem bacana, mas, meu amigo, se você não entende o que é, para que serve e que para ter bons resultados você precisa de uma ESTRATÉGIA COM OBJETIVOS DEFINIDOS, fica bem difícil aproveitar todos esses conteúdos.

O que você achou desse conteúdo? EU QUERO MUITO SABER!

Comenta aqui, me acha no LinkedIn e agende uma consultoria consoco!

beijos

Amo as redes. Conhecimento sem hierarquia é mais que maravilhoso. Amo pessoas, amo viver, gosto de falar e de escutar. Tento, com isso, aplicar essa percepção do outro em tudo o que eu faço. Viajar proporciona o entendimento de que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e isso é, de certa forma, libertador. Só sei que nada sei e quanto mais eu sei, menos eu sei. (Sócrates é um lindo) Paixão pelo o que eu faço, Gosto (com G) do que eu faço e Muito de MKT DIGITAL porque tudo é mensurável! Ó SEA... cola na minha! =p

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.