Blog
Início » O que é Benchmarking e como fazer?
dez 29, 2016 |

O que é Benchmarking e como fazer?

o que é benchmarking e como fazer benchmarking

Entenda o que é Benchmarking e como essa análise pode melhorar seus resultados em 2017!

A internet é um espaço aberto para opinião, entretenimento, divulgação de produtos e serviços. Há várias ideias surgindo a todo instante e o que todas as empresas querem é crescer e se destacar, e o benchmarking é um processo essencial a ser feito para nos ajudar a alcançar esses objetivos.

Seja sua empresa de pequeno, médio ou grande porte, independe do segmento, você pode fazer uma análise de benchmarking digital.

Criamos um conteúdo para você entender o que é benchmarking e qual a importância desse estudo para suas estratégias de marketing digital.

De uma forma bem objetiva, o que é Benchmarking?

Benchmarking nada mais é do que uma análise de concorrência, produto ou serviço.

Segundo o site significados: Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.”

Ou seja, é uma etapa inicial e essencial para entender como seus concorrentes diretos ou indiretos estão se posicionando, se comunicando, vendendo, prestando serviço na internet.

o que é benchmarking e como fazer benchmarking

Com o benchmark você conseguirá enxergar certas fraquezas e oportunidades do seu negócio digital comparado a esses concorrentes.

A análise de benchmarking é o tipo de estudo que você não precisa se limitar para fazer. Assim como a internet e seus canais e buscadores estão mudando constantemente, a forma de fazer pesquisas também muda.

Sempre tenha em seu planejamento fazer um benchmarking para transformar e melhorar seu espaço de informações e vendas, assim como preço, prestação de serviços e tudo o que for coerente para você se destacar na internet.

Qual a importância do Benchmarking para as ações de Marketing Digital?

E, com o crescimento da publicidade online, cada dia mais a concorrência está acirrada no mundo digital, já começa por aí a importância de fazer benchmarking.

Quanto mais concorrência tiver, mais sua empresa precisa se destacar.

Você pode até dizer:

– Meu site é bom, tem um layout único e interativo, têm informações sobre meus produtos ou serviços, então, está tudo, ok.

Mas não é bem assim, há muito mais coisas a serem levadas em conta e é neste momento tem que fazer benchmarking para poder entender como seus concorrentes estão trabalhando e quais estratégias estão usando.

Claro que cada empresa é única e nem sempre o que funciona para seu concorrente funcionará para você.

Por isso, você tem que ter suas personas muito bem definidas. Você tem que entender qual é o seu público-alvo!

Se este ponto não estiver bem estruturado, todos os passos à frente podem ser perdidos. Veja aqui, como Definir Personas para Estratégias de Marketing Digital.

 

Por que o benchmarking é importante para ações de marketing digital?

  •     Entende como seus principais concorrentes estão trabalhando

Estão usando alguma mídia social? Quantas posts fazem por dia? Tem blog? Tem um canal no youtube otimizado?

  •     Ajuda os empresários a encontrarem oportunidades para seus negócios

Ex: Como as informações estão dispostas nas páginas, usam imagens e vídeos para falar sobre seus produtos ou serviços, tem um formulário para contato ou orçamento bem visível na página.

  •     Faz com quem esteja fazendo a análise visualize as fraquezas do negócio

Ex: Você tem um e-commerce do segmento de lingerie e pesquisou 3 outros e-commerces para análises, sendo um Benchmark (empresa de excelência do segmento envolvido).

Nessa pesquisa você identificou que:

  • As páginas de produtos estão pouco descritivas
  • Você não é competitivo na forma de pagamento
  • Seu preço é super competitivo, mas seu estoque é pequeno

E por aí vai…

O que isso tudo demonstra? Que fazer o estudo de benchmarking digital ajuda os empresários, analistas, gerentes, etc; a  entenderem em quais pontos é preciso melhorar sua comunicação e suas ações na internet!

A parte mais importante, como fazer Benchmarking Digital?

Como dito no tópico acima, você precisa ter suas personas bem definidas antes de fazer análise de benchmarking e claro seus concorrentes também.

Aliás, este é o primeiro passo para começar a fazer benchmarking.

o que é benchmarking e como fazer benchmarking

  1.   Quem são seus concorrentes?

Faça uma lista com todos seus concorrentes diretos. Pode ser que entre esses concorrentes tenha um que é mais direcionado para o seu ambiente demográfico, outro para o target e outro para produtos ou serviços. É bom fazer uma lista para cada um desses, assim você poderá analisar melhor cada ponto de cada concorrente.

 

Escolha também o Benchmark para ser analisado, ou seja, a empresa que é excelente no segmento em que atua, e que todos querem e visam copiar – aquela empresa que serve de modelo para todas as outras. (A Amazon pode ser uma Benchmark, por exemplo)

 

  1.   Onde está o seu target?

Você precisa saber onde está o seu público-alvo, somente assim sua comunicação será eficaz. Ex: Você poderá investir no youtube no seu planejamento de 2017.

No entanto, você deverá entender se, seu público está no youtube consumindo vídeos e gerando comentários, compartilhamentos, etc.

Como descobrir onde seu público está? Simples, é só fazer benchmarking!

Veja se seus concorrentes investem nesse canal e se o cliente deles são ativos nesses canais. Veja como eles se posicionam, quais tipos de vídeos geram mais engajamento, quais tipos de assuntos geram mais interesse, etc.

Ex: Seus concorrentes fazem trabalho no facebook? Qual estratégia usada? Quantas curtidas têm na página? Eles fazem posts durante a semana? Quantos cliques têm?

Caso o seu target esteja no facebook uma das suas ações será aumentar o engajamento nas suas mídias sociais.

 

  1. Análise o site do seu concorrente

Toda a empresa que quer trabalhar marketing digital precisa ter um site na internet, mas muitas vezes na etapa de criação do site muitos pontos são deixados de lado. Se você quer leads ou se você quer vender, não adianta ter apenas um site bonito.

Se seu site foi criado a muito tempo ou se você ainda não tem um site, fazer benchmarking será de grande ajuda para acertar sua comunicação com seu target.

  • O que deve ser analisado?
  1.    Experiência online do usuário

Como as informações estão dispostas no site de seus concorrentes comparado com o seu? A experiência online do usuário é um dos pontos mais importantes para obter bons resultados em suas ações.

Se o usuário entrar em seu site e não conseguir encontrar o que precisa, porque as informações e indicações no site estão ruins, será uma grande perda, pois ele vai encontrar as informações precisas em outro site, no site do seu concorrente!

  1.    Páginas do site

Como é a página de serviços de seus concorrentes? Como as informações estão distribuídas na página?

Você precisar encontrar oportunidades durante o estudo de benchmarking, a forma que seu cliente está vendendo o serviço pode ser mais eficaz do que apenas falar sobre o que se trata. Como é a parte visual? Tem call to action? O texto é claro e de fácil entendimento? Tem vídeo explicando os serviços?

  1.    SEO

Você precisa entender todas as formas que seu concorrente trabalha, pois é com ele que você vai disputar a atenção dos buscadores.

O SEM Rush é uma ótima plataforma para você entender o que seus concorrentes estão fazendo, quais palavras estão usando e como você está comparado a seus concorrentes.

Você pode verificar qual o seu ranking comparado a seus concorrentes. Também pode analisar um mapa de competidores onde você encontrará os 10 principais domínios, assim você pode ver a visibilidade do seu site e o tráfego estimado, comparado aos competidores selecionados.

 

Fiz meu estudo de benchmarking, e agora, o que fazer com todas as informações encontradas?

Toda a avaliação feita é de extrema importância para melhorar sua performance na internet.

o que é benchmarking e como fazer benchmarking

Após esse estudo você terá uma visão mais ampla do seu negócio e assim poderá ter novas ideias e se destacar na internet.

Lembrando que, não é porque dá certo para seu concorrente, que vai dar certo para você também. Tenha um olhar bem crítico na hora de analisar as informações.

Para dar andamento ao seu projeto, você precisa criar uma estratégia e um planejamento em cima de tudo o que foi analisado. E depois, é só gastar suas energias para pôr em prática tudo o que foi definido.

 

Precisa de ajuda para começar suas ações de marketing digital? Aqui na

NoTopo, você pode fazer uma avaliação gratuita! Entre em contato com a gente =)

Amo viajar! Acho a cultura asiática incrível e um dia vou unir essas duas paixões =D Meu caso com a publicidade é recente, mas quer saber? Acho o nosso futuro promissor!! - Aqui, no blog da NoTopo, eu sempre trarei novidades e conteúdos para te ajudar. Fique com a gente =)

..

3 cometários para “O que é Benchmarking e como fazer?”

  1. Mafê Mollo disse:

    Hello @shoes Work. Thanks for commenting on our blog!
    Having a blog takes a lot of time indeed. To optimize your work, my suggestion is:
    – Plan the subjects you want to write about
    – Write about things that you really understand and can add value information about your personal experience to other people´s life
    – Spread your content trhough the channels you use on internet like linkedin, facebook, twitter, etc.
    – Follow and comment on articles you consider valueble to your segment… engage with people you want to be more close with to promote your blog.
    As you can see, having a blog nowadays requires a lot of effort, including produce all types of content as videos, infographics,webinars etc. So, you must plan a lot, define you goals, what you want with your blog to actually see the results coming. And it won´t be easy, but if you do your homework, we are pretty much sure that you will achieve what you expect. Thanks 😉

  2. victoria disse:

    Thank you! I hope you enjoy other content from our blog too!
    http://www.notopo.com/blog/category/blog/

  3. victoria disse:

    Yes =) Visit our blog for more news!
    http://www.notopo.com/blog/category/blog/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.