Blog
Início » Como trabalhar as Mídias Sociais para Pequenas Empresas?
jul 14, 2016 |

Como trabalhar as Mídias Sociais para Pequenas Empresas?

Muito se fala de mídias sociais, mas você sabe como realmente funciona e como as mídias podem ajudar sua empresa?

Continue lendo este conteúdo e descubra por que sua empresa precisa estar na rede.

Mas afinal, o que é mídia social?

As mídias sociais são canais de interação entre usuários, onde os mesmos podem dialogar e compartilhar informação, seja para entretenimento, educação e notícias do dia a dia.

É um espaço que permite usuários e marcas se comunicarem, criarem uma relação de comunicação, seja para CRM, como para troca de informações (atualizações) e até um canal que gera novas oportunidades de negócio, relacionamento, trabalho, etc.

Esses canais, quando bem trabalhados, podem ser um meio importante e efetivo para a propagação de uma marca.

Veja abaixo alguns tipos de mídias sociais:

  • Redes sociais (Facebook)
  • Blogs;
  • Microblogs (Twitter)
  • Fóruns;
  • E-groups (Yahoo Groups, Grupos do LinkedIn, Grupos no Facebook);
  • Compartilhamento de conteúdo multimídia (YouTube, Flickr, SlideShare, Vimeo, Soundcloud);
  • Marcadores sociais (Pinterest)

Mídias Sociais para Pequenas Empresas

 

Por que é importante sua empresa estar na mídia?

Primeiramente, porque as pessoas estão lá! Essas pessoas  estão interagindo e falando de tudo, sendo não somente uma grande oportunidade de seu produto/serviço estar visível para todos, mas também de você conseguir escutar e monitorar o que essas pessoas, que são importantes para seu negócio, estão falando sobre você, sua concorrência, sobre as necessidades delas, experiências, etc.

Ou seja, é uma possibilidade de você se conectar e entender o seu público em cada canal que estiver ativo!

Hoje em dia as pessoas querem se relacionar com as marcas, querem opinar, conversar e sugerir. Por isso, as redes sociais se tornaram importantes, este é um meio que potencializa o relacionamento de marcas com os clientes.

Entendendo o que foi dito até agora, você deve estar se perguntando como começar a se comunicar com os seus clientes.

 Então vamos lá.

1. Para conseguir interagir e criar um relacionamento com o seu cliente, você precisa estabelecer alguns pontos de conversa e troca de informação. Para isso, uma das nossas dicas é que a sua empresa crie um blog. Este é o começo para se comunicar, alcançar e fidelizar um novo cliente.

mídias sociais para pequenas empresas

 

2. Muito embora possa parecer batido, é um meio super relevante para você informar seu público da maneira certa, e para isso a sua empresa deve ter um comunicação dirigida para o seu público-alvo.

3. Agora que você tem um canal que cria conteúdo relevante para seu público, você precisa, de alguma forma divulgar esse conteúdo, despertar interesse para que as pessoas leiam, se atualizem, saibam que você compartilha informações que são super relevantes para eles, E como fazer isso? Sua empresa precisa estar nas redes sociais, sendo uma delas é o facebook. Tem alguns dados que você precisa saber!

  • 1 entre 7 pessoas no mundo usam o Facebook
  • O número de usuário ativo cresceu 13% em 2015
  • De 2015 pra cá, o facebook atingiu a marca do 1,29 bilhão de usuários
  • O número de usuários ativos em celulares e tablets cresceu para 1,31 bilhão
  • 45% dos brasileiros acessam o facebook mensalmente

Precisa de mais motivos, acredito que não, né?

O facebook é uma porta aberta para ajudar sua empresa a alcançar pessoas que podem se interessar pelos seus produtos e serviços.

Interaja com seu público!

mídias sociais para pequenas empresas

4. A sua empresa no Google!

Outra rede importante, principalmente para fins estratégicos de compartilhamento de link, o Google Plus. Apesar de não ter muito sucesso, é uma plataforma que integra recursos do Google, com Youtube, Gmail, Google Drive, Hangouts, Google Maps e muito mais, por isso é relevante para um desenho mais estratégico para postagens de links e não tanto para engajamento.

mídias sociais para pequenas empresas

 

5. O Linkedin – Muito falamos de Facebook, no entanto, é SUPER IMPORTANTE, entendermos com quem você quer conversar. Se a sua empresa precisa de uma comunicação B2B, o LinkedIN é uma rede super importante! Lá têm profissionais trocando informações sobre mercado, profissionais que procuram emprego e empresas que recrutam esses profissionais.

O LinkedIn é uma oportunidade para as empresas mostrarem seus produtos e serviços de uma forma bem diferenciada. Aproveite e confira aqui 15 dicas para postar seu conteúdos de forma mais atrativa no Linkedin!

Além de postar seus conteúdos em sua página no Linkedin, você também pode compartilhar em comunidades do seu interesse que tenha a ver com o seu público-alvo.

O Linkedin é a maior rede social para profissionais do mundo!

  • São mais de 433 milhões de usuários no mundo
  • E mais de 25 milhões no Brasil

Esses são os primeiros passos para sua empresa estar na mídia. Confira as 5 maneiras de desenvolver uma presença estratégica nas redes sociais! Comece a conversar com seu público hoje mesmo!

 

Sua empresa ainda não está nas mídias sociais? Não perca mais tempo, entre em contato com a gente!

Amo viajar! Acho a cultura asiática incrível e um dia vou unir essas duas paixões =D Meu caso com a publicidade é recente, mas quer saber? Acho o nosso futuro promissor!! - Aqui, no blog da NoTopo, eu sempre trarei novidades e conteúdos para te ajudar. Fique com a gente =)

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.