Blog
Início » 6 dicas para impulsionar vídeos no Youtube
dez 01, 2014 |

6 dicas para impulsionar vídeos no Youtube

O Youtube é um dos melhores meios para gerar engajamento e confiança dos internautas. Dessa forma, gostaríamos de trazer algumas dicas de como criar e impulsionar vídeos no Youtube, que sejam relevantes e que gerem tráfego e autoridade ao serviço ou produto que você está oferecendo.

Esse material não trata de como fazer um vídeo de qualidade, e sim de como fazer com que um vídeo seja corretamente catalogado e encontrado no YouTube por pessoas que buscam informações que ele contém. Aqui vamos tratar, portanto, dos elementos de classificação e tagueamento do vídeo dentro do canal de YouTube.

Confira abaixo as 6 principais dicas para impulsionar vídeos no Youtube:

1º – Título e descrição do vídeo

impulsionar videos no youtube titulo

O título deve ser chamativo e persuasivo, mas também deve claramente descrever o conteúdo existente, para que os potenciais consumidores do conteúdo possam encontrá-lo.
Não adianta tentar “enganar” o espectador, descrevendo algo que não está lá: ao iniciar o vídeo, ele perceberá, e abandonará o vídeo.
O YouTube contabiliza a quantidade de minutos efetivamente assistidos, e percebe quantos usuários desistiram de assistir seus vídeos.
É por isso que vale a pena marketizar bem no título, mas não vale a pena mentir.

impulsionar videos no youtube descricao

O mesmo vale para a descrição do vídeo, mas com alguns detalhes importantes: o texto da descrição deve começar com a URL do seu site ou blog, pois dessa forma, conseguimos gerar tráfego relevante para o site escolhido. Depois disso, também é importante a inserção de um texto descritivo, conciso e com conteúdo, conforme já explicado acima. Nesse texto, aproveite para colocar os diferenciais de sua empresa.

impulsionar videos no youtube descricao links

Além da URL no início do post, podemos inserir o link de outros vídeos e mídias que tem conteúdo relacionado e relevante.

 2º – Miniatura

impulsionar videos no youtube miniatura

É a imagem que aparece no vídeo antes de clicar. Você pode editar essa imagem para visualização, portanto crie uma imagem relevante e que chame a atenção do espectador. Pense que a imagem tem de ser a mais clicável dentre aquelas que aparecerem na busca pelo termo para o qual você quer rankear bem nos vídeos.

3º – Vinheta

Invista na criação de uma vinheta curta e profissional, pois dessa forma você conseguirá passar mais credibilidade e confiança para o telespectador.

impulsionar videos no youtube vinheta

Um ótimo exemplo é a vinheta da Fábrica de Monstros, que em poucos segundos consegue ser profissional e dar qualidade ao vídeo.

4º – A regra dos 10s

Nos primeiros 10 segundos de vídeo é indispensável fazer uma promessa ou uma chamada para que o usuário continue assistindo o vídeo até o final. Um bom exemplo é trabalhar a curiosidade do espectador.
impulsionar videos no youtube regradezsegundos

No exemplo acima, o Léo Stronda faz uma chamada em apenas 14 segundos do treino de peitoral que ele passará. No entanto, nesse pequeno período ele já descreve o vídeo e chama e prende a atenção do espectador.

 

5º – Conteúdo (garante rankeamento no Youtube)

Pense no que a audiência necessita e tente passar algo inédito e inovador.

As respostas das perguntas abaixo podem ajudar a criar um conteúdo de qualidade:

– Como você quer que a audiência se sinta após ver o vídeo? Idealmente, a resposta deve ser: motivada para tentar aquilo que você explicou, caso seja um tutorial; ou tentada a assistir mais vídeos, caso seja um conteúdo de entretenimento, por exemplo.

– O que fará com que eles se inscrevam no canal ou que façam alguma ação que você deseja?

Além disso, foque em um conteúdo com qualidade, relevância e consistência.
impulsionar videos no youtube conteudo

 

6º – Chamada Final

Seja social: peça para os espectadores interagirem e principalmente, interaja com eles.

Exemplo: “Gostou desse vídeo? Se inscreva no canal e deixa seu comentário que eu terei o maior prazer em responder”.

Dica NoTopo:

Atualmente o principal fator para ter um melhor ranking nas pesquisas do Youtube além do conteúdo de qualidade é o tempo de visualização do vídeo. Ou seja, quanto mais pessoas visualizarem o vídeo até o final, mais o posicionamento desse vídeo vai aumentar.

Gostou das dicas? Curta e compartilhe.

Murilo Costa Cherighim

NoTopo é uma Consultoria de Marketing Digital, no mercado há 10 anos. O diferencial da NoTopo é a capacidade de desenhar uma Estratégia de Marketing Digital a partir do entendimento do seu Modelo de Negócio. Este processo passa pela definição de um objetivo SMART de projeto, das "personas" do público alvo, a colocação delas no funil de venda, a linguagem a ser usada e os canais a serem explorados.

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.