Blog
Início » Use as imagens a favor do seu marketing digital
jan 05, 2017 |

Use as imagens a favor do seu marketing digital

como-usar-imagens-na-internet

Você que trabalha com marketing digital, usabilidade e produção de conteúdo para a internet: já pensou nas funções que as imagens desempenham no consumo do conteúdo pela sua persona?

 

Pensando em facilitar a sua vida, nós compilamos uma série de funções que as imagens podem exercer na internet, assim você pode escolher qual delas se encaixam melhor naquele conteúdo que você está construindo.

 

Função de atrair

imagens-que-atraemDeve ser uma imagem representativa do conteúdo daquela página, algo que atraia a sua persona logo no primeiro lance de olhar para aquela imagem, que a faça pensar:

 

“Opa! Essa imagem é interessante. Do que será que o texto está falando?”.

 

Pode ser uma foto ou um desenho, o que precisa é  ser chamativa para as redes sociais!

 

Normalmente, para um conteúdo de Facebook,  possui um tamanho um pouco maior, para compor o cabeçalho do post.

 

Essa será a imagem compartilhada pela web, principalmente em redes sociais, e conterá um link, por isso ela poderá ser a primeira porta de entrada do consumidor para o seu site.

Dica interessante da NoTopo para você que tem dificuldade em criar imagens:

Se você não tem muita facilidade em criar imagens, editar imagens, usar ferramentas como o photoshop, por exemplo, nós indicamos o CANVA.

Através dessa plataforma, você consegue criar covers já na medida para serem postados no Facebook, utilizando layouts mais estilizados (gratuitos ou pagos). Pode também criar posts de publicação, compartilhamento, já no formatinho ideal com uma “carinha” mais profissional, atrativa e convidativa.

O bacana é que com o Canva, você consegue consegue subir imagens do seu banco de imagens ou produzidas por um fotógrafo, subir logos e ícones. E, caso você não tenha esse material e queira fazer algo mais personalizado, sem usar as opções gratuitas, você consegue comprar imagens, ícones, formas, enfim, tem muitas coisas que você consegue fazer para ter imagens mais ATRAENTES!

Criar material de publicação para Facebook, Instagram ou até mesmo apresentações institucionais é muito fácil, pois:

  • Eles tem um sistema drag & drop, ou seja, basta arrastar o que você escolheu e colocar no seu template
  • Layouts prontos para você escolher e editar de acordo com a sua necessidade
  • Banco de imagens ao seu dispor
  • Diferentes formatos de templates de acordo com a sua necessidade
  • Possibilidade de download em diferentes formatos para compartilhamento

 

Uso de imagens para atrair clientes Função de resumir o conteúdo

 

Conforme já falamos no post sobre “Como escrever para a internet”, o público da internet tem muita pressa e preguiça.

Sabendo disso, tudo que pode ajudar os visitantes da sua página a entenderem o assunto de uma forma resumida e com economia de tempo, será valorizado por eles!

 

Por isso, imagens podem ser boas ferramentas para ilustrar os pontos mais importantes do texto.

 

Por exemplo, se você escreveu um post em que contém 4 vantagens sobre o seu produto ou serviço, tente fazer uma imagem para cada uma dessas 4 vantagens!

Depois escrever uma frase sobre cada vantagem embaixo de cada imagem.

Dessa forma, assim que o usuário olhar para as imagens, ele conseguirá entender facilmente, e com pouco esforço, quais são as vantagens do seu produto.

funcoes-das-imagens-na-internet

Imagens para Atrais clientes Função explicativa

 

As imagens podem ajudar sua persona a entender um conteúdo muito mais facilmente. Por isso, se seu conteúdo for complexo, ou tiver como objetivo ensinar algo ao público-alvo, você tem ótimas opções para utilizar imagens:

– Usar pequenos esquemas de imagens explicativas,

– Usar infográficos interessantes e chamativos.

imagens-na-internet

Vamos supor, por exemplo, que você está tentando vender um novo serviço, super inovador, que ainda não existe no mercado.

 

Você terá que explicar às pessoas como adquirir ou mesmo como utilizar este serviço.

 

Ao invés de apenas escrever um grande texto explicativo, você pode usar imagens que mostram um passo-a-passo – muito parecido com uma história em quadrinhos – e super fácil de entender.

 

Isso vai evitar que os mais apressadinhos desistam de tentar entender o texto explicativo e fujam da sua página.

 

De quebra, seu público achará interessante e estará mais engajado e apto a adquirir o seu serviço. Uma forma muito fácil e prática de compartilhar conhecimento.

 

Para temas mais complexos, que não podem ser explicados apenas em uma pequena e breve imagem, você pode fazer um infográfico super interessante. Os infográficos são muito úteis para apresentar dados de uma forma mais visível e fácil de entender. Se você escolher um tema popular, poderá até usá-lo para gerar curiosidade em mídias sociais.

uso de imagens para atração de clientes Função de organizar

 

otimizar-imagens-na-internetPosicione uma imagem que represente cada subtema próximo a ele. Por exemplo, se você estiver escrevendo um conteúdo sobre “Dicas para o final de semana”, você pode posicionar uma imagem de uma pessoa se exercitando próxima ao tópico “Exercitar-se ao ar livre”, e outra imagem que retrata uma piscina para o tópico “Refrescar-se na piscina da cidade”.

 

Ao passar os olhos por cada imagem, uma pessoa que não gosta de água vai poder pular o tópico da piscina facilmente, e encontrar de forma rápida as dicas detalhadas sobre exercícios ao ar livre, pelos quais se interessa.

 

Nunca se esqueça da sua identidade de marca

imagens-na-webClaro que todas essas funções precisam estar muito bem alinhadas com a imagem que a sua marca quer passar, com a identidade estabelecida para uso de estilos, fontes, cores e tudo mais.

Nem se esqueça da sua persona

imagens-em-textos-onlineÉ óbvio, e já falamos disso em diversos conteúdos do blog, que você deve ter em mente a sua persona na hora de planejar essas imagens.

 

Escrever um post totalmente pautado em assuntos que realmente interessam à sua persona faz com que ela engaje muito mais. Definido isso, você estará mais bem direcionado na hora da escolha da imagem.

 

Caso você ainda não tenha uma persona definida ou não saiba como definir uma persona, vale a pena conferir o nosso post com dicas de como definir a persona.

 

Cuidado com os direitos autorais

Não esqueça que usar imagens sem direitos pode gerar problemas.

Também nunca finja que aquela imagem que você comprou ou baixou com direitos gratuitos foi produzida por você.

E não se esqueça de avisar ao Google sobre a existência de cada imagem

Insira em cada imagem os alts, titles e descriptions adequados. Isso ajuda o Google a encontrá-las para que possa listá-las nos resultados do google imagens.

insira-alt-e-titles-nas-imagens

 

E você? Tem dicas de como trabalhar com imagens na internet? Contribua deixando seu comentário.

 

Digital marketing professional. Passionate about new businesses and the digital world.

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.