Blog
Início » Erros e acertos ao gerenciar páginas no facebook
jan 01, 2017 |

Erros e acertos ao gerenciar páginas no facebook

Em 2016 o Facebook atingiu mais de 1,55 bilhões de usuários em todo mundo. Um crescimento de 14% comparado com o ano passado.

Isso significa que apesar de muitos acharem que ele começaria a cair com a onda de novos canais “mais imagéticos” o facebook correu atrás (comprando o Whatsapp, Instagram e fazendo o Instagram Stories)  e viu sua receita subir e apenas o App de bate-papo Messenger chegou ao número de 900 milhões de usuários.

O que isso tudo significa?

Que sua empresa precisa cada vez mais saber se comunicar através dessas plataformas, que estão cada vez mais integradas.

Nós não achamos que todo mundo deve correr atrás e ficar em todos os canais, isso dependerá muito das personas que você traçou, onde elas estão, quais tipos de mídia elas consomem e tals.

Mas, entendendo que o Facebook é um canal que abrange um público muito variado, e o Instagram agora é integrado a ele, ignorar o seu potencial é bemmmmm complicado.

O facebook continua sendo a rede social mais importante para conErros e acertos ao gerenciar paginas no facebookstruir uma marca na internet, por isso temos algumas dicas para evitar erros ao gerenciar suas Fanpages (páginas no facebook).

Como esse conteúdo está sendo atualizado, manteremos alguma perguntas iniciais para que já possui uma página de empresa:

São muitas perguntas iniciais, mas seguindo esses passinhos, algumas delas você já vai conseguir responder e até mesmo revisar, caso não esteja fazendo algo.

  • PENSE NUMA PAUTA BACANA:

É essencial que você tenha um cronograma de postagens para que sua página sempre tenha atualização de conteúdos. Planeje e monte seus posts com prazos viáveis para que sua página não fique com vácuos de postagens.

Importante: Quanto mais humanizadas forem suas chamadas e suas postagens, mais as pessoas terão vontade de interagir com elas.

Redes sociais são de pessoas para pessoas! Por isso, por mais que a página seja da empresa, não fale como se fosse um robô. Fica chato e não é muito atraente. Se precisar usar uma linguagem institucional, não tem problema, mas o Facebook é um espaço muito competitivo para que suas postagens sejam padrão e sem apelo.

  • ABUSE DOS VÍDEOS:

erros e acertos ao gerenciar uma fanpageNós já citamos em uma postagem sobre Pillow Shots, que conteúdo de vídeos tem uma taxa de clique por impressão 41% maior que outros tipos de postagem. Além disso um vídeo pode ter um alcance muito maior do que uma postagem de texto e imagem. Geralmente, de forma orgânica, o Facebook libera o alcance da sua postagem para até 5% da sua base. (sim, ao longo dos anos esse número caiu muito, mas são muitas pessoas e empresas postando coisas o tempo todo…). Porém, com o vídeo esse número pode subir para 20% e 25%. Legal, né?!

Um dado legal também é que o Youtube já não é mais o rei soberano dos vídeos, o Facebook já passou de 8 bilhões de visualizações de vídeos por dia, fazendo o Youtube estremecer (mesmo que ainda haja controvérsias em relação ao que o Facebook considera como visualização – 3s de e o que Youtube contabiliza como visualização – 30s).

Mesmo assim, pensar em uma estratégia de social media e não pensar em vídeo é coisa do passado!

  • QUEM TEM BOCA VAI A ROMA!

Com certeza você já deve ter escutado esse ditado popular… E, como em tudo na vida, a internet reflete o que acontece na vida.

Quem conversa com seus seguidores, responde, pergunta, interage, tem mais engajamento, mais autoridade e maior alcance.

Sim, uma postagem que gera interesse aumenta tem mais relevância, o que faz com que os robôs do Facebook liberem o seu alcance para mais pessoas da base, não aqueles míseros (até) 5%. Por isso, meu amigo, seja comunicativo e converse com quem pergunta.

Tenha a sua fanpage como parte de um canal importante para tirar dúvidas, estabelecer contato, divulgar produtos, etc.

Muitas empresas pecam por demorar para responder comentários, perdendo oportunidade de vendas ou, até mesmo, gerando ainda mais frustração no cliente, quando esses enviam uma resposta padrão.

gerencie sua fanpageA fanpage não é administrada por máquinas! Por isso, seu funcionário ou o community manager da consultoria de marketing digital que trabalha para sua empresa não pode se posicionar como uma. 

  • ONDE VOCÊ ESTÁ PRESENTE?

Muitas empresas querem fazer o mínimo e ter o máximo de retorno. Isso é bem complicado, pois tudo o que você fizer na internet, diferentemente do que se espalha por aí, exige sim investimento.

Seja a contratação de um profissional, seja em despender tempo e dinheiro para treinamento interno para que o trabalho seja feito com qualidade.

NÃO BASTA TER UMA FANPAGE!

Você tem que se comunicar, como já explicado acima, e estar presente, engajando com outras pessoas.

Para muitas empresas, a página do facebook é mais um canal aberto na internet – ou seja, ela está lá, com as postagens e isso já está bom. No entanto, para outras empresas, o Facebook é um canal importante para divulgação e geração de lead ou receita.

Não podemos achar que fazer a postagem na página vai gerar algum retorno. Isso pode sim acontecer, mas depois de muito a ser conquistado. Se você ainda tem poucos seguidores e pouco alcance, você precisa promover seus conteúdos para mais pessoas serem impactadas pela sua mensagem.

Além da promoção de posts, é muito indicado fazer anúncios – Facebook Ads – para promover produdos ou serviços.

A diferença entre eles é o objetivo.

1 – Promoção de post serve para você aumentar o alcance das suas postagens para gerar mais engajamento, curtidas, etc.

2 – Facebook Ads serve para você conseguir cliques para conversão, geração de leads, vendas. Esses cliques podem ser para canais que estão fora do Facebook.

Ou seja, você vai falar sobre o produto que você vende, ao invés da pessoa ler o conteúdo, ou tentar achar o link na chamada para ser direcionado, ao clicar na imagem, ela será direcionada para a Página de Destino (#oremos que seja assim) daquele produto anunciado, facilitando a conversão do usuário interessado.

facebook ads

Além disso, uma dica BEEEEEMMMM  importante é:

 Encontre grupos que sejam interessantes, que falam sobre assuntos que você é expert. Assim, você poderá trocar experiências, se posicionar, divulgar informação importante sobre o mercado que você atua. 

Não é ser o vendedor chato, mas sim criar uma relevância em grupos com pessoas que possam vir a se conectar com você de uma forma mais relevante, como se fosse um NETWORK.

  • QUERO IMAGENS

imagens são mais relevantes para o facebookNós fazemos vários testes e vimos que: Postagens de conteúdos com imagens carregadas no Facebook, não aqueles links  clicáveis de notícias, tem maior alcance do que quando carregamos o link do conteúdo e fazemos a chamada apenas.

Imagens impactantes, com chamadas bacanas devem ser mais relevantes para os robôs do que o link de matérias…No entanto, essas imagens clicáveis podem gerar mais cliques para o conteúdo postado, então, tenha discernimento, analise a sua estratégia e veja o que é mais interessante para você.

  • Não seja TÃO Egocêntrico!

Nós sabemos que a página da sua empresa é DA SUA EMPRESA.

No entanto, fcompartilhe na sua fanpagealar de si mesmo o tempo todo é muito muito chato. Nem os seus funcionários curtirão todas as postagens. Principalmente se forem apenas sobre PRODUTOS, SERVIÇOS E PROMOÇÕES.

Compartilhe conteúdo de outros portais que sejam interessante para seu público. Veja o que seus funcionários estão postando, quais notícias eles curtem – Veja o que seus seguidores postam, o que eles curtem, quem eles seguem.  Tenha uma pauta bem dinâmica.

Óbvio que postar sobre você é importante, mas enxergar a sua fanpage com
o se fosse um canal de comunicação, um folhetim, um espaço de conhecimento, pode ser muito mais interessante do que uma página institucional chata e monótona.

Quando você compartilhar os conteúdos de outros portais, dê os créditos tagueando o canal (isso podestratégia de mídias sociaise trazer mais pessoas para sua fanpage). Caso alguém tenha feito isso com alguma notícia sua, curta e comente na postagem feita, isso mostrará que você está ligado no que está acontecendo no mundo a sua volta.

A sua pauta tem que ser estratégica e representar  muito bem a sua persona. NÃO SE ESQUEÇA DISSO!

Agora que você já saplanejamento mídias sociaisbe alguns dos Erros e acertos ao gerenciar páginas no facebook, planeje bem sua pauta, escolha bem suas imagens, faça vídeos e fique com sua fanpage BOMBANDO!

Tem mais coisas que eu preciso falar? Compartilhe sua opinião conosco. 😉

Veja quais erros e acertos ao gerenciar páginas no facebook. Acesse aqui e saiba mais!

NoTopo é uma Consultoria de Marketing Digital, no mercado há 10 anos. O diferencial da NoTopo é a capacidade de desenhar uma Estratégia de Marketing Digital a partir do entendimento do seu Modelo de Negócio. Este processo passa pela definição de um objetivo SMART de projeto, das "personas" do público alvo, a colocação delas no funil de venda, a linguagem a ser usada e os canais a serem explorados.

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.