Blog
Início » É possível gerar tráfego para meu site sem fazer conteúdo?
ago 18, 2016 |

É possível gerar tráfego para meu site sem fazer conteúdo?

como gerar tráfego para meu site

Essa é aquela pergunta que sempre escutamos de pessoas que querem gerar tráfego na internet. Ou seja, acaba sendo aquela “million dollar question”… rs.

A minha resposta é SIM!

Muitas coisas são possíveis na internet, inclusive gerar tráfego sem fazer conteúdo, no entanto, tudo tem um CUSTO – que acaba sendo bem alto se não for bem planejado.

Links Patrocinados são excelentes ferramentas para gerar tráfego. Mas, cada clique que seu link tiver, você pagará uma quantia de dinheiro e, dependendo da palavra-chave que você comprar, esse clique não sairá nada barato.

O que eu estou querendo dizer ou fazer você refletir sobre nesse conteúdo é:  (tente responder isso)

  • Qual é o seu objetivo?
  • Que tipo de tráfego você quer gerar?
  • Quem você precisa atingir?
  • Com quem você precisa falar?
  • Quem são seus concorrentes?
  • O que eles andam fazendo na internet?
  • Quais são seus custos para manter seu site rentável para sua empresa?

De novo, Links Patrocinados são excelentes para gerar tráfego, mas é necessário ter um planejamento muito bem definido para usar essa ferramenta, caso contrário você será refém de uma verba mensal para conseguir audiência no seu site e, dependendo do seu segmento, não será competitivo o suficiente para ter espaço relevante na busca paga.

<H2?*Sim, o mercado está ficando cada vez mais competitivo, e todo mundo está fazendo alguma coisa na internet.

Por isso, entender qual é o objetivo do seu site é essencial para se conseguir desenhar estratégias efetivas de curto, médio e longo prazo.

Como escolher a estrategia digital certa para gerar tráfego para meu site

* Isso pode parecer redundante, já que muitos profissionais de marketing falam sobre isso o tempo todo, mas ainda tem muita gente que não faz essas perguntas básicas.

Então, Mafê, omo eu faço para entender qual é a melhor estratégia para meu site?  

Além das perguntas iniciais essenciais apontadas acima, tem algumas perguntas que você precisa responder para entender onde, como e quando você deve investir dinheiro e esforços para ter um tráfego sustentável e de qualidade (que converta e/ou engaje).Como escolher a estratégia certa para gerar tráfego para meu site

Por exemplo, se você tem um e-commerce você precisa de tráfego, mas também precisa fazer com que esse tráfego converta, né?

E, na internet existem muitas possibilidades de atrair pessoas para o seu site:

  • Reviews de pessoas que compraram o seu produto
  • Canais de mídia social – Facebook, Instagram, twitter, etc.
  • Compartilhamento dos seus produtos nos canais/sites de outras pessoas (link building)
  • Links Patrocinados
  • Otimização do seu site para que ele esteja bem indexado
  • Muitas outras possibilidades..

No entanto, para conseguir realizar  tudo isso, você precisa entender onde seu e-commerce está.

– Tem audiência suficiente para converter (cadastramento, transações, etc)?

– Essa audiência está engajando?

– Essa audiência está compartilhando o nome da sua marca?

(Além de muitas outras perguntas como – o produto é bom? O meu site é bom? As pessoas conseguem navegar bem e concluir a compra sem dificuldade? O meu atendimento é bom? A entrega foi boa? Eu sou competitivo o suficiente para prosperar na internet?.. Entre muitas outras perguntas que TEMOS que fazer e ser sinceros na resposta!).

Por que eu estou perguntando isso?  – Como isso está relacionado com a pergunta do conteúdo?

SIMPLES: Vai chegar um momento que você precisará ter estratégias de conteúdo, que são de médio e longo prazo, para conseguir links orgânicos e reduzir os custos de investimento em mídia para que seu negócio fique mais sustentável.

Investir em Links Patrocinados é essencial para atrair nova audiência, conseguir novos visitantes, trabalhar branding…

Forma de gerar tráfego para meu site de forma sustentavel

No entanto, estar presente e bem posicionado no Google, de forma orgânica, faz com que você continue tendo cliques, mas com o custo muito menor, se for comparar com o cpc da mesma palavra-chave comprada no Adwords.

Uma coisa que eu queria pontuar, para deixar claro:  Há outros meios de investir sua verba para conseguir tráfego, não apenas o Google Adwords.

Você pode usar o Bing, Yahoo, Facebook Ads, LinkedIn Ads, ou seja, existem milhares de possibilidades de você conseguir gerar tráfego para o seu site de forma paga, isso vai depender muito de onde a sua audiência está e quais são seus objetivos com as campanhas.

No entanto, você precisa ter uma estratégia desenhada para continuar trabalhando a audiência que acessa o seu site pela primeira vez e que ainda não está no momento de converter. E o conteúdo tem essa função de educar, engajar e explicar  tudo sobre seu produto/serviço.

Um conteúdo de vídeo, por exemplo, pode ser usado para:

  1. Alimentar seu canal do Youtube e Vimeo
  2. Conversar com sua base através de e-mail marketing
  3. Ser postado no FB, LinkedIn
  4. Um blog post

Ou seja, pensar que o conteúdo é mais trabalhoso e custoso do que mídia paga é enxergar resultados de curto prazo, pois na medida que você pára de investir em mídia, a sua audiência cai e se você não tiver se estruturado bem para continuar recebendo tráfego através de outras fontes de tráfego, você terá “jogado” dinheiro fora.

A não ser que tenha conseguindo uma base muito boa de pessoas nesse meio tempo e consiga conversar com essas pessoas através de e-mail marketing, conversar com elas no seus canais de mídias digitais, mas mesmo assim, perderá uma possível nova audiência que busca por produtos ou serviços iguais aos seus.

Então, 1º lição de casa: Responda em um papel todas essas perguntas.

Quando respondido, tente traçar seus objetivos de curto, médio e longo prazo para conseguir enxergar onde a sua verba de digital deverá ir em cada um desses momentos – Faça essa distribuição.

Se você já fez isso e precisa de uma consultoria para conseguir desenhar melhor as estratégias e escolher as melhores ferramentas, fale com a NoTopo.

Caso ainda seja muito difícil para você entender como traçar tudo isso, também converse conosco, nós te ajudaremos a entender qual é o  caminho mais coerente para você conseguir prosperar na internet.

Ah… Não esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo, nós adoraríamos continuar conversando com você sobre esse assunto! 😉Contato Notopo

 

Amo as redes. Conhecimento sem hierarquia é mais que maravilhoso. Amo pessoas, amo viver, gosto de falar e de escutar. Tento, com isso, aplicar essa percepção do outro em tudo o que eu faço. Viajar proporciona o entendimento de que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e isso é, de certa forma, libertador. Só sei que nada sei e quanto mais eu sei, menos eu sei. (Sócrates é um lindo) Paixão pelo o que eu faço, Gosto (com G) do que eu faço e Muito de MKT DIGITAL porque tudo é mensurável! Ó SEA... cola na minha! =p

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.