Blog
Início » Dicas de Marketing Digital para um Consultor Empresarial
ago 14, 2017 |

Dicas de Marketing Digital para um Consultor Empresarial

Dicas de Marketing Digital para Consultor

Encontrar alguém que diz que oferece serviços de Consultoria Empresarial de qualidade não é difícil.

O difícil é achar alguém que de fato entregue a qualidade oferecida.

Será pela crise, será pela moda, será pelas oportunidades, hoje em dia sempre mais gente quer oferecer a sua experiência corporativa para ajudar outras empresas.

Qual é o diferencial de um Consultor Empresarial?

Se você trabalha com Consultoria Empresarial, com certeza deve ter ouvido alguém lhe perguntando qual é o seu diferencial.

E provavelmente a sua resposta foi algo do tipo:

·        Entrega de alta qualidade

·        Excelência no atendimento

·        Resposta rápida.

·        Etc

Mas você já se perguntou se talvez o seu concorrente também possa responder a mesma coisa?

Não estou duvidando de forma alguma sobre os seus diferenciais. O fato é que se o seu diferencial é algo que outra pessoa pode se gabar de ter, chega de ser um diferencial.

Mesma coisa acontece com as empresas que divulgam o ser éticos  entre os valores da empresa. Como se existisse alguém que falasse que não é ético….rs

Veja bem o que você proclama não é necessariamente percebido como algo que você consegue entregar de fato.

A não ser que você possa mostrar e provar este seu diferencial.

Por exemplo se você quiser enfatizar o se diferencial no atendimento ao cliente, para provar o que você diz, você precisa de algo além da suas palavras. Neste caso um depoimento dos seus clientes são a melhor prova da verdade do seu diferencial.

E se você estiver começando agora e não tiver ainda uma base de clientes?

Dicas de Marketing Digital para quem está começando como Consultor Empresarial

Provavelmente você acaba de sair do mundo corporativo depois de vários anos de experiência e quer de alguma forma vender esta sua competência. Mas ainda não tem para quem vender.

Ai precisa começar praticamente do zero.

·        Precisa de nome

·        Precisa de identidade

·        Precisa de site

·        Precisa de ….clientes….

Tudo verdade, mas não será que tem uma ordem de prioridade nas coisas?

Será que não é melhor focar em algo em vez de ficar atirando para tudo que é lado, com o risco de não atingir nenhum objetivo?

Imaginemos que você tenha uma ideia de qual é a sua carteira de serviços e do seu público alvo. Ai você começa procurar os primeiros clientes.

Chegam os primeiros leads (contatos) e te perguntam:

Qual é a sua experiência no segmento

Você responde que tem 5, 10, 15 anos de experiência no segmento.

Resposta certa – o diferencial é tangível, 5, 10, 15 anos no ramo.

Ai o seu contato lhe pede

Qual é seu diferencial

Você respode: atenção ao cliente, etc, etc, etc.

Ai o seu contato pensa que outro cara lhe falou a mesma coisa, e ainda vai entregar por um valor mais barato.

Quem ganha?

O seu concorrente, porque além de falar da qualidade da entrega, conceito puramente qualitativo, ele falou de preço mais barato. Conceito concreto e, eu diria, bastante interessante. Este aqui, sim, é um diferencial.

Nem sempre o preço é um diferencial

Não quero dizer que o seu diferencial precisa ser preço.

O fato é que o preço é a coisa de mais fácil tangibilidade.

Se o seu diferencial é a qualidade mesmo, então precisa fazer um trabalho de convencimento para educar o mercado e o seu público alvo sobre a qualidade do seu serviço.

Primeiro passo de um projeto de Marketing para um Consultor Empresarial

Então a primeira coisa onde focar é como você vai criar esta confiança no segmento.

Para isso as Redes Socias são de grande ajuda. É lá que você precisa começar a sua comunidade.

Eu me atreveria a dizer que, no ramo de Consultoria Empresarial, você precisa começar a construir uma comunidade nas Redes Sociais bem antes de definir o nome da sua empresa, marca e desenvolver um site.

A final, um consultor vende primeiramente a si mesmo, então não adianta se concentrar na criação da empresa e seu nome se no final é em você que o seu público vai confiar.

Também, muito provavelmente no começo você tem uma ideia do público ideal para você, mas não tem certeza. Precisa dar um pulo de fé, testar ideias que você não sabe se dão certo e até que ponto.

Sugiro aplicar as metodologias de Lean Startup, pois acredito que cada empresário que queira abrir um novo negócio, precisa passar por fases de teste e pivot.

O ponto de Pivot de um negócio é quando você altera o rumo do seu negócio de forma mais ou menos radical, porque está começando a enxergar melhores oportunidades com outros objetivos.

Agora imagina que você desenvolveu o seu nome bonitinho, site, identidade, e depois de 3-4 meses entendeu que precisa alterar o rumo do seu negócio?

Então precisa começar do zero?

Por isso que acho que antes de tudo, em quase qualquer novo business em que você quer vender qualidade, antes mesmo de estruturar a sua empresa, precisa criar a sua comunidade.

Isso é muito barato e permite de testar e analisar os interesses de mercado, o nível de concorrência, se você identificou bem o seu público alvo. E obviamente dá a possibilidade de pivotar em qualquer momento sem custos.

Você estará pensando que vai ser ficícil criar confiança sem nem ter um site a ser mostrado quando alguém tenta ver o seu histórico.

Você está certo…mais ou menos.

Primeiramente o seu obejtivo até agora não era vender os seus serviços mas sua competência, então um CV bem feito no linkedin é suficiente para mostrar sua experiência pregressa e as recomendações que você recebeu.

Se mesmo assim você quer um site. Então eu sugiro criar um na base de temas prontos. Pode ser em Wix ou WordPress. Você vai gastar entre nada e R$ 900 para ter um site funcionante para começar.

Ai, amanhã, com mais informações sobre o segmento, você pode se estruturar de verdade.

Esqueça nome, logo e identidade… por enquanto.

Divulgação de serviços de Consultoria Emrpesarial nas Redes Sociais.

No caso específico de Consultor Empresarial sugiro os seguintes passos:

1)     Criar uma conta no Linkedin e começar seguir influenciadores e concorrentes de mercado e os seguidores deles (pois são potenciais clientes para você)

2)     Se inscrever em grupos temáticos de Linkedin e Facebook para começar interagir com o pessoal do seu ramo. Assim você mostra que entende a dor do segmento e propõe a cura. Eis você mostra a sua competência.

3)     Criar uma conta no twitter e seguir influenciadores e concorrentes e e os seguidores deles.

4)     Interagir em foruns, tipo quora, yahoo.com.br e outros foruns de segmento de Consultoria Empresarial.

5)     Criar uma página de Facebook a ser impulsionada por links patrocinados. Aqui você precisa postar fotos, conteúdos terceiros, interagir com seu público. Começar alguns vídeos ao vivo falando sobre dores e curas de segmento.

6)     Testar outras plataformas de Redes Sociais (como Instagram) para ver se o canal oferece oportunidades.

Tudo isso precisa ser feito antes de qualquer ação estrutural da empresa.

No total você precisa atingir um 8,000-10,000 entre seguidores e likes em todas as plataformas. Só uma vez que tiver esta comunidade formada, e que você sabe o tipo de retorno sobre cada coisa que você posta. Só nesta hora que você pode pensar em lançar os seus serviços.

Você meio que criou uma expetativa no seu público e agora está entregando o que foi esperado.

Criação de um Site para uma empresa de Consultoria Empresarial

Agora você pode finalmente criar o seu primeiro site bonitinho, ou segundo site, se você já criou anteriormente um site… cartão de visita.

Agora você já tem uma ideia do que sue público quer, isso vai ajudar muito para definir o que mostrar no seu site, os conteúdo e até uma ideia da sua identidade.

Eu ainda sugiro esperar mais um pouco para definir completamente a sua identidade definitiva..pois você ainda não tem…

Se você fizer um site usando wordpress, ele vai ter que ser modular, então amanhã você vai poder alterar identidade, logo, conteúdos sem muitos problemas.

Claramente o seu site precisa ser otimizado para fins de SEO.

Se você já criou um site na fase anterior, provavelmente ele já está ranqueando no Google. Então pode começar fazer uma primeira análise do que precisa ser melhorado para que o seu site apareça pelas palavras chave relevantes do seu segmento.

Blog para uma empresa de Consultoria.

Uma vez que você tiver uma boa comunidade online (e espero offline também), que você tem um site funcionante e otimizado, está na hora de começar estruturar um Blog.

·        Defina os serviços principais e o principal público alvo.

·        Defina um conteúdo principal para cada uma desta categoria.

·        Estes conteúdos principais chamam-se de corner-stone contents.

Isso é necessário para estruturar o seu Blog. De fato cada novo conteúdo que você for escrever precisar ser linkado ao corner-stone, assim você mostra para o motor de Google qual é o conteúdo principal para cada categoria, e ele será o primeiro que aparecerá nas buscas.

Criação de identidade de marca para um Consultor empresarial

Agora que você sabe bem o que vai vender e a quem, agora você pode implementar um processo profissional para definir a sua identidade de forma rápida efetiva e eficiente.

Agora sim, vale a pena pedir a ajuda de um profissional para uma definição assertiva do nome da sua empresa, as suas cores a uniformidade de linguagem e ser usada,e tc.

Otimização de um site de Consultoria Empresarial

Se chegou nesta fase, você já estruturou o seu negócio, agora está na hora de escalar e otimizar.

Então agora pode focar no SEO do seu site, tanto on-page, quanto off-page.

Não esqueça que um projeto de SEO não é só encher o seu conteúdo de palavras chave, mas precisa da parte higiênica (mais a ver com a limpeza de código) e a parte estética (mais a ver com conteúdo).

A partir deste ponto você pode implementar toda uma série de outras técnicas de Marketing Digital desde links patrocinados no AdWords até email Marketing.

Conclusão

Importante entender que se você não vende um serviço prateleira, mas algo baseado em qualidade, não adianta começar a divulgá-lo sem ter primeiramente uma base de seguidores que confia em você.

Na época do Marketing de Internet as fases de estruturação de business são diferentes do Marketing de anos atrás que era puramente offline.

As fase a serem seguidas são:

·        Criação de uma comunidade

·        Site

·        Blog

·        Identidade

·        SEO – Otimização

·        Outras técnicas de Marketing Digital

Ficou claro? Ainda não tem certeza de onde começar?

Pode perguntar!

Não concorda com esta abordagemj?

Favor opine nos comentários aqui embaixo.

Estrategista de Modelos de Negócio e de Marketing Digital, Engenheiro. Mais de 10 anos de experiência internacional em vários paises da Europa e América Latina. Especialista na implementação e otimização de Processos de Business. Perfil linkedin: https://br.linkedin.com/in/daniloalbadigitalmarketing

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.