Blog
Início » Como vender mais através da internet usando Marketing Digital?
abr 13, 2017 |

Como vender mais através da internet usando Marketing Digital?

como-vender-mais-atraves-da-internet-com-marketing-digital

Há um tempo eu tenho maturando dentro de mim algumas questões da facilidade da venda, em como vender  mais através da internet

Hoje temos mais de 40 milhões de pessoas que compram online no Brasil.

Mais da metade dos brasileiros já tem acesso a internet e a utilizam para buscar soluções, ideias, conversarem, postarem, enfim…

a Internet deve ser para todos e deverá ser a invenção mais inclusiva de todos os tempos.

Até aí, tudo bem!

Enxergamos todas as oportunidades de negócios que a internet pode trazer (e isso é fantástico). Desde a possibilidade de quebrar barreiras, cruzar fronteiras sem necessidade de passaporte, até a de fortalecimento de minorias e empoderamento.

No entanto…

Será que é tão fácil  assim vender através da internet?

Como vender mais na internet?

É isso que eu me pergunto a cada dia que recebemos pedidos de orçamento.

Será que as pessoas conseguem enxergar que um negócio é um negócio, não importa se ele tem uma loja física ou se ele tem uma loja virtual. Se ele presta serviço localmente ou globalmente.

Todo negócio requer  PLANEJAMENTO!

Por menor que ele seja, os empresários/empreendedores que querem prosperar na internet precisam de tempo de maturação do negócio, dedicação (e muita), verba para ações de divulgação do negócio dele e muito, muito trabalho.

como-atrair-mais-clientes-atraves-da-internetE eu fico pensando nisso, não só pelo fato de eu sempre me deparar com esse tema: COMO ENCANTAR SEU CLIENTE, – que é mais focado para o time comercial, mas porque eu sempre tento aplicar isso dentro das estratégias desenvolvidas para meus clientes, mesmo quando ele reluta e acredita que com um primeiro clique no anúncio de Links Patrocinados dele, ele já terá uma conversão (venda ou pedido de contato) no minuto zero.

Mafê, isso não acontece? Como eu posso vender mais através da internet?

Calma… ISSO PODE ACONTECER, mas não é regra.

1º porque as pessoas comparam preço e serviços na internet

2º porque as vezes o usuário está procurando soluções, mas ainda não está na fase do DO (FAZER, CONVERTER), ele está mais na fase do FEEL (que eu mesma colocaria aqui como sentir as ofertas que estão pipocando na tela dele e ponderar todas essas)

Então, como eu posso prosperar através da internet?

Vamos pensar que a venda acontece no processo de funil, e eu já falei isso no conteúdo – Como o BNI me ensinou a ensinar meus clientes. 

Tem um vídeo que eu falo do processo do FUNIL de Vendas que poderá te ajudar muito, porque eu exemplifico todas as etapas do FUNIL:

Se a venda requer etapas, por que você ainda acha que todos os primeiros cliques de novos usuários que acessam seu site através das suas campanhas de facebook ou google adwords deveriam ser convertidos em venda?

… isso pode ter ficado confuso (me perguntem se não entenderam)…

O que eu quero dizer é que ela poderá sair do seu site, não converter, você pagar o clique e depois ela voltar por outra fonte não converter, clicar de novo no seu anúncio e sim fazer a compra… não temos controle quanto a isso, mas temos como mensurar. 😉

Nós temos que pensar em 3 palavras quando pensamos em converter potenciais clientes: FEEL, THINK, DO

feel-think-do-marketing-digital

E essa é uma via de mão dupla – tanto na hora de você pensar no seu cliente, quanto na hora do cliente entrar no seu site… E daí vem a minha interpretação.

SEU BRIEFING:

  • Sinta (FEEL): quais são os problemas e as dores que seus potenciais clientes tem? Como eles navegam no seu site? Quais conteúdos eles consomem mais?
  • Pense (THINK): como você poderá oferecer a melhor solução para eles? Quais ajustes você poderá fazer no seu site para conseguir melhorar a navegabilidade?
  • Faça (DO): planeje seu site, seus produtos, seus serviços para oferecer a melhor solução para seu target. Crie uma proposta de valor para o que você está oferecendo. Engaje essas pessoas que serão impactadas por você, acessarão seu site, nesse propósito. Mostre para essas pessoas que você consegue solucionar o problema dela da melhor maneira possível

O LADO DO USUÁRIO:

  • Sinta (FEEL): ele deverá entender o que você faz minuto zero. Qual é o seu serviço? Qual é a sua proposta de valor? Qual é o seu preço e sua entrega?
  • Pense (THINK): Ele vai considerar a sua proposta, fazer algumas comparações, entender o que seus concorrentes estão fazendo.
  • Faça (DO): Depois da consideração dele, ele vai ponderar a sua proposta de valor e converter.

Agora, pensando no lado comercial de empresas que precisam enviar propostas – no caso, como eu poderia aplicar isso nas minhas operações comerciais na NoTopo?

Eu tenho uma meta comercial e preciso ser mais agressiva, ou seja, nós precisamos ir atrás de empresas que precisam de soluções como as que nós oferecemos – Consultoria de Marketing Digital.

Quando eu conseguir agendar uma reunião com alguma empresa do segmento que estamos prospectando, precisamos nos preparar e mostrar valor naquela proposta e é aí que entra o FEEL, THINK & DO!

 

Eu pensarei:

  • QUAIS SÃO OS SEGMENTOS QUE NOS INTERESSAM?
  • QUAIS SÃO AS DEFICIÊNCIAS DESSES SEGMENTOS?
  • QUAIS SÃO AS OPORTUNIDADES DESSES SEGMENTOS?
  • O QUE PODE SER FEITO PARA  ESSES SEGMENTOS?

Após ter esses insights e ter os dados mais relevantes, o que eu devo fazer?

  • Montar uma proposta baseada nesses insights e nas necessidades do cliente que eu agendei uma reunião comercial.

Eu tenho que mostrar para esse potencial cliente, o que eu separei de valor para ele.

Eu tenho que pontuar:

  • Como eu poderei ajudar a empresa dele prosperar.
  • Como será a estratégia que eu desenhei em cenários diferentes, criando assim uma sinergia entre o que eu posso oferecer, que ele realmente precisa, e o que ele pode pagar e do que ele acredita.

Muitas empresas tiveram experiências ruins com a internet, pois acreditavam que era muito fácil vender, era só investir dinheiro no Google e VOILÁ – o resultado apareceria na inércia: eu investi e eu devo receber.

A roda não gira exatamente assim.

Por isso, nós temos que criar essa comunicação, entendendo as limitações daquele potencial cliente e oferecer para ele, com máxima transparência, os potenciais resultados que ele poderá atingir.

Não “deveríamos” prometer a venda certeira como objetivo final – essa já faz parte do objetivo dele e é a nossa meta.

No entanto, temos que entender os processos de venda e mostrar as etapas.

Necessário fazer a divulgação da marca, ter mais engajamento com uma base que antes não existia, aumentar acessos no site, aumentar curtidas na fanpage, enfim – várias métricas que são essenciais para momentos de micro conversões até a venda final.

Eu dei exemplos experiência que nós passamos aqui na NoTopo.

Além dessas experiências, sentimos que essa pergunta lá de cima: COMO VENDER MAIS ATRAVÉS DA INTERNET, –   é uma dor comum entre clientes de outras agências de marketing digital que trocamos figurinha.

E se esses clientes não tiverem um entendimento de que a venda não acontece por inércia – por um medo comercial de apresentar os cenários, eles ficarão bem frustrados no meio do projeto.

Nós temos cases de sucesso que comprovam resultados – tanto para empresas que são e-commerce, quanto empresas de outros segmentos. No entanto, tudo precisa de planejamento e TESTE!

A internet muda a cada minuto. A cada dia surgem novas integrações, novas soluções, novos concorrentes. Sendo assim, não há nenhum protocolo de sucesso – há empenho e dedicação para que os resultados sejam alcançados através de muitos dados a serem analisados e muitas melhorias a serem feitas, e antes de chamarmos de melhorias, poderemos chamar de testes!

Caso você esteja interessado em saber como poderia vender mais na internet, como encantar mais seu cliente, peça uma avaliação gratuita do seu site! 

Nós daremos alguns insights do que você pode fazer para trazer mais resultados para a sua empresa.

 

Amo as redes. Conhecimento sem hierarquia é mais que maravilhoso. Amo pessoas, amo viver, gosto de falar e de escutar. Tento, com isso, aplicar essa percepção do outro em tudo o que eu faço. Viajar proporciona o entendimento de que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e isso é, de certa forma, libertador. Só sei que nada sei e quanto mais eu sei, menos eu sei. (Sócrates é um lindo) Paixão pelo o que eu faço, Gosto (com G) do que eu faço e Muito de MKT DIGITAL porque tudo é mensurável! Ó SEA... cola na minha! =p

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.