Blog
Início » Como fazer pesquisa de palavra-chave
ago 05, 2014 |

Como fazer pesquisa de palavra-chave

Se você já tentou alguma vez fazer anúncios no Google, ou procurou informar-se sobre a importância de uma boa posição no ranking do Google, deve ter ouvido falar da importância de escolher bem suas palavras-chave.
As palavras-chave importantes para seu segmento tem várias funções: elas são os termos que você vai “comprar” quando fizer uma campanha de Google AdWords. Também são os termos que você vai procurar inserir no seu site para que os internautas o achem quando estiverem fazendo buscas, na parte orgânica dos resultados.
Enfim, palavras-chave, ou keywords, são alguns termos que indicam o assunto tratado em um site, artigo, post ou qualquer conteúdo. O simples fato de um blogueiro saber escolher e utilizar palavras-chave adequadas faz com que o conteúdo por ele produzido seja mais visível na busca orgânica quando um potencial cliente fizer uma busca no google. Isso aumenta as visitas no site.
É por isso que é tão importante saber descrever seu negócio, nas palavras que seus potenciais clientes usariam.
Com um papel e uma caneta na mão você pode dar o primeiro passo, mas algumas ferramentas de pesquisa podem dar sugestões de mais palavras-chave nas quais você talvez não tenha pensado.

Aqui estão algumas a considerar:
O planejador de palavras-chave do Google AdWords é considerado a ferramenta mais popular e exige que o usuário tenha uma conta no AdWords. É a junção da Ferramenta de palavras-chave e do estimador de tráfego, funcionalidades que o Google disponibiliza para a criação e administração de campanhas. Com esta ferramenta é possível consultar ideias de palavras-chave e grupo de anúncios, utilizando como filtros localização, idioma, sites, parceiros do Google, palavras-chave negativas, CPC médio, concorrência, Média de Pesquisa Mensais pelo termo, etc.

O Google Trends é uma ferramenta gratuita que mostra o volume de busca no Google, com ela você vê os padrões de busca ao longo do tempo. Nele você pode pesquisar até cinco keywords ou frases simultaneamente. Como o próprio nome indica, esta ferramenta serve para obter uma Tendência, ou seja, não é indicada para fazer estimativas de tráfego potencial. Isto quer dizer que a palavra-chave escolhida deve ser uma representação do comportamento médio do público ou produto que se quer analisar.

Outra ferramenta para pesquisar palavras-chave é o Ubersuggest, que se diferencia dos serviços anteriores por trazer uma quantidade de sugestões de palavras muito maior que os demais. Cada palavra-chave formada também pode formas novas palavras, basta clicar sobre elas e observar novas opções. A ferramenta ainda é capaz de sugerir palavras em diferentes idiomas e formato de pesquisa, como imagens, notícias e vídeos.

Existem muitas outras ferramentas de pesquisa de palavras-chave pagas que também podem ser consideradas, como Moz Analytics, Web CEO, SEO PowerSuite e (para análise de vídeo puro) Pixability cafeína. As três listadas acima são gratuitas e podem coloca-lo no caminho certo.

Como fazer pesquisa de palavra-chave

NoTopo é uma Consultoria de Marketing Digital, no mercado há 10 anos. O diferencial da NoTopo é a capacidade de desenhar uma Estratégia de Marketing Digital a partir do entendimento do seu Modelo de Negócio. Este processo passa pela definição de um objetivo SMART de projeto, das "personas" do público alvo, a colocação delas no funil de venda, a linguagem a ser usada e os canais a serem explorados.

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.