Blog
Início » Como escolher palavras-chave para seu site?
mar 23, 2017 |

Como escolher palavras-chave para seu site?

como-escolher-palavras-chave-para-um-site

Antes de começar, é importante ressaltar a importância de se ter uma Estratégia de Marketing Digital bem definida à qual esse estudo de palavras-chave deve ser encaixar. Se você precisa revisar sua estratégia, este conteúdo pode ajudar: Estratégia de Marketing Digital: Imprescindível para atingir os melhores resultados

 

Analise a persona e a fase do processo decisório em que ela se encontra:

Para cada página que você pretende otimizar, é necessário escolher uma palavra-chave para focar. Essa palavra-chave deve ser escolhida com base no seu estudo de personas. Então, para cada página e cada conteúdo novo, pergunte-se:

1- Em qual fase do processo decisório está a pessoa para a qual você vai construir o conteúdo? Provavelmente essa informação já foi explorada no seu estudo da Persona.
Reconhecimento do problema > busca de informação > avaliação de alternativas > decisão de compra/venda > avaliação pós compra

2- Estando nessa fase, que palavras as personas buscariam no google que poderiam levá-las ao seu site ou blog?

Por exemplo, se a persona-alvo da página em que você está trabalhando estiver na fase de avaliação de alternativas de compras de celulares, ela possivelmente buscará por termos como: “como avaliar um celular”, “melhores smartphones”, “como escolher um smartphone”, “avaliações de smartphones”.
Já se ela estiver em um estágio mais avançado no processo de decisão de compra, como a fase de decisão de compra, ele provavelmente já sabe o que quer e vai buscar pelo modelo do aparelho em específico. E então as suas opções de palavra-chave para atingir essa pessoa seriam: comprar Iphone 6s na promoção, Iphone 6s branco 64gb, Iphone 6s preço, dentre outras.
Essa é uma etapa importantíssima e frequentemente esquecida no processo de escolha das palavras-chave. Lembre-se que todos os elementos, análises e estratégias devem convergir em direção ao objetivo principal definido.

 

Como escolher palavras-chave usando o Planejador do Adwords?

Muitas pessoas utilizam o planejador de palavras-chave do Adwords para gerar dicas de novas palavras com base em alguma palavra de interesse, ou mesmo deixando o planejador gerar opções com base na página de destino. No entanto, os resultados normalmente não são muito surpreendentes, ou não são muito úteis, ou pode até não ter nada a ver com a sua área de atuação.
Uma forma de descobrir novas palavras-chave que normalmente fica esquecida é digitar o URL do concorrente no Planejador para obter novas palavras com base na página dele. Quando você encontrar alguma palavra interessante, basta fazer variações dela e descobrir qual das variações possui maior volume de buscas e um nível de concorrência mais fácil de ser trabalhado.

No planejador de palavras-chave do adwords, você encontra uma média de quantas pesquisas mensais são realizadas para cada palavra, bem como o nível de concorrência de cada uma:

 

pesquisa-de-palavra-chave-no-adwords

 

Keywordtool

Ainda é um dos instrumentos mais populares na hora de buscar novas opções de palavras-chave.
Ele vai mostrar a você uma lista de possíveis palavras encontradas na localização geográfica que você selecionar, muitas delas de cauda longa, que poderão ser muito úteis. O volume de buscas para cada palavra, no entanto, não é acessível na versão gratuita da ferramenta.

como-usar-keywordtool

 

Simulações de buscas no google

Nossos consumidores, quando vão buscar uma palavra no google, acabam por muitas vezes utilizando alguma das opções da lista de sugestões oferecida pelo Google. Muitas vezes essas palavras podem ser valiosas, ou mesmo gerar insights para que você descubra palavras valiosas.

pesquisa-de-palavra-chave

 

Para fazer essa pesquisa, basta digitar um termo importante para otimização do site seguido de uma letra do alfabeto, assim você descobrirá as opções mais interessantes sugeridas para cada letra. Vale lembrar a importância de fazer isso usando uma janela anônima e sem logar na sua conta do google, para que os resultados não sejam personalizados com base nos seus interesses.

Use o seu próprio site para fazer um estudo de palavras-chave!
Dentro do Google Analytics, do Google Search Console e do Google Adwords, é possível encontrar uma porção de termos que já trouxeram tráfego para seu site.
Uma das formas de realizar essa pesquisa é: entre no analytics, dentro de Aquisição > Search Console > Consultas:

palavras-chave-do-analytics

 

Você obterá uma tabela de termos que foram buscados no Google e que geraram impressões de links para o seu site, ou mesmo que geraram cliques para o seu site.

Avalie com calma cada um dos termos e verifique se você já possui uma página que o otimize. Caso não, avalie se vale a pena construir uma página para abordar o assunto ao redor daquela palavra: a palavra está relacionada com sua área de atuação? É uma palavra que possui tráfego razoável? Suas personas estariam interessadas em ler a respeito? Então essa palavra tem chances de ser escolhida para ser usada em uma nova página do seu site ou blog.

Esses são os métodos mais rápidos e convencionais para fazer uma pesquisa de palavra-chave para quem está iniciando no marketing digital. Você tem dicas valiosas a respeito do assunto? Conta pra gente nos comentários!

Digital marketing professional. Passionate about new businesses and the digital world.

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.