Blog
Início » Como aumentar vendas em feriados e datas especiais?
jul 17, 2017 |

Como aumentar vendas em feriados e datas especiais?

Como aumentar vendas

Utilizar estratégias de Marketing Digital, principalmente em feriados e datas especiais é sem dúvida uma ótima forma de como aumentar vendas do seu e-commerce.

Mas para isso é preciso entender alguns pontos de como planejar e executar essas estratégias:

1. Que datas eu devo aproveitar?

Bom, essa é a primeira coisa que você deve se perguntar ao iniciar este tipo de ação e a resposta é simples: DEPENDE.
Eu sei que essa resposta é um pouco frustrante mas não se preocupa que não vou deixá-lo só com ela.
Essa escolha vai depender essencialmente de seu produto e de sua Brand Persona, mas vou explicar melhor cada um:

Produto: temos que entender que se seu produto não tiver ligação emocional ou funcional com a data não faz sentido você comemorá-la.

Você não vai falar do dia das mães se tiver um site de venda de caixões e nem de dia das crianças se for dono de um blog sobre cerveja. Então sempre se pergunte: “Quais datas têm a ver com o meu produto?” . Siga seu bom senso!

Brand Persona: este define menos que o produto, mas mesmo assim tem grande força na sua escolha. Por mais que o seu produto esteja relacionado com a data e tenha uma forte ligação com essas comemorações, seu posicionamento pode não falar!

Então, se você é um e-commerce que vende flores, pode fazer todo sentido fazer promoções no dia dos finados, mas se seu posicionamento é de comemoração e felicidade, essa data deve passar em branco em sua programação, já que você se posicionará de uma forma que foge da estratégia de posicionamento da sua loja online.

*Eu separei este calendário de datas festivas que considero o mais completo para que você possa ver todas as datas festivas e escolher quais melhor se integram a seu negócio.
goo.gl/B5vxKb

2. Parabenize antes de tudo

Essa medida é essencial principalmente nas mídias sociais mas também nos outros modelos de divulgação. É importante lembrarmos que antes de tudo, essas datas são comemorações ou rituais então antes de vender, comemore a data e parabenize os homenageados.

Isso é importante principalmente porque no novo tipo de marketing digital tem-se entendido que empurrar um produto goela abaixo não funciona mais!

Primeiro é preciso entreter, criar um vínculo para só depois vender! Essa é a melhor forma de aumentar suas  vendas.

3. Destaque seus produtos ou serviços que conversem com o feriado.

O maior fator de oportunidade de uma data festiva é o aumento de procura por certos produtos e serviços e é aí que essa dica entra.

Pense comigo, se a data é São João e você tem uma loja de encomenda de roupas online, a demanda que cresce é por camisas quadriculadas, então esse é o produto que você deve dar destaque em seu site, seja com promoções ou divulgações (falaremos mais sobre isso nos próximos tópicos).

4. Faça promoções relacionadas a data

Um dos melhores jeitos de fazer dinheiro nestas oportunidades é com promoções do seu produto ou serviço, o Black Friday é o maior exemplo de data onde se lucra com promoções online.

Essa estratégia é recomendada em qualquer feriado, principalmente porque apesar da procura ser maior, a demanda também é então as promoções podem te destacar em meio aos outros.

Então se você tem um app de transporte, dê descontos durante o Maio Amarelo (mês internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito), ou se você tem um e-commerce de roupas, no dias das mães, ofereça um cartão ou flor de brinde na compra de uma peça.
Essas promoções podem ter diversas estruturas e modelos então ache o que melhor se encaixa ao seu tipo de negócio e à sua renda disponível.

5. Divulgue, divulgue e divulgue um pouco mais

Do que adianta entreter parabenizando, destacando um produto e criando uma promoção se as pessoas não virem essas ações?
Esse é o momento de levar seu posicionamento para seus futuros cliente! E a melhor forma de fazer isso é com uma ação integrada entre mídias sociais, e-mail marketings e campanhas de SEO e SEM.

Quando começar essa divulgação?

Para finalizar mas não menos importante vem a resposta para essa pergunta, resposta essa que a maioria dos vendedores não conhece:

– Uma ação para o feriado não começa no feriado!

Pensa comigo, quem vai parar para ver promoções no dia do Natal?

O alcance de todo tipo de ação de Marketing digital cai absurdamente no dia do feriado, isso se dá porque as pessoas estão ocupadas comemorando estas datas, então você precisa saber que:

  • Se seu objetivo é  vender mais aproveitando as datas comemorativas, planeje-se para vender antes da data do feriado ou celebração.

Comece as promoções e divulgações online para o Natal muito antes do dia 25, porque nesse dia a maior parte das pessoas já terão comprado os produtos que precisam e estarão ocupados aproveitando a comemoração.
*Uma dica importante é no dia em si explora-se modelos de marketing focados em Mobiles pois estes possuem muito mais visibilidade que PCs.

Gostou das dicas? Se sente mais engajado para aproveitar esse tipo de oportunidade? Deixe seu comentário!

Ah.. e lembre-se, se quiser o melhor Marketing Digital, entre em contato com a NoTopo!

Sou um Sergipano nato amante do criativo e achei na publicidade uma forma de colocar em prática todas as minhas ideias e a minha imaginação. Vim para SP fazer faculdade, hoje sou Social Media da NoTopo onde coloco as minhas ideias em prática ! - Acompanhe esse blog para ler mais conteúdos meus :D

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.