Se o que você quer é atrair mais atenção para o seu negócio, precisa entender como funciona Google Ads.

Já que o buscador do Google é um dos sites mais acessados do mundo e por esse motivo pode ser uma das principais maneiras para atrair o público de qualidade que você tanto deseja.

Primeiramente, antes de investir em mídia no Google, é ideal que você prepare o seu Site!

A primeira e principal dica é que você prepare o seu site para receber o público, ou seja, entregue os conteúdos que eles procuram, utilize imagens de qualidade e todas as informações necessárias de forma clara e fácil de serem visualizadas.

Esteja preparado para recebê-los, certificando-se que as páginas estão funcionando corretamente, que todos os botões levam para as áreas determinadas, que o carrinho de compras está ok (no caso de uma estratégia de marketing digital para e-commerce), que o conteúdo está informativo e que o site tem um carregamento rápido em qualquer plataforma e principalmente no MOBILE!

Isso te dará maiores possibilidades de venda e/ou engajamento.

Vamos começar entendendo de onde vem o tráfego do seu site!

As principais fontes de tráfego que os usuários podem encontrar o seu site são:

1 – Fonte orgânica – que são os resultados do motor de busca, que ficam abaixo dos links patrocinados. Para seu site aparecer organicamente, precisa fazer um trabalho de SEO.

2- Por links de referência – o usuário encontra o link do seu site por meio de outro site ou outra fonte, e segue diretamente para o seu site. Tráfego orgânico e de referência são muito importantes, pois através deles é que a maioria dos novos usuários encontram o caminho para o seu site.

3- Tráfego direto – o usuário já conhece seu site, e chega até o mesmo através do link salvo ou digitando manualmente no navegador. A maioria dos visitantes do tráfego direto são de retorno, ou seja, já conhecem e significa que o seu site tem valor para eles voltarem novamente.Se você utiliza as mídias sociais, os usuários também podem chegar ao seu site através de postagens, anúncios, etc.

facebook

Google Ads

Agora que você já entendeu sobre o tráfego do seu site, vamos falar sobre como funciona Google Ads.

Você está começando um negócio e quer que os usuários conheçam sua empresa ou produtos? Ou você quer aumentar o tráfego qualificado para o seu site? E tudo isso de maneira rápida, certo ?

O melhor investimento são os Links Patrocinados do Google!

O Google Ads tem diversos tipos de anúncios, é importante entender cada um deles e qual será a melhor estratégia para o seu negócio.

Vamos lá..

Campanhas

Como funciona Google Ads na Rede de pesquisa

São os anúncios que aparecem nos mecanismos de busca, tanto do Google como de parceiros, esse tipo de campanha comporta apenas anúncios no formato de texto com uma certa limitação de caracteres.

Os anúncios são filtrados com base na palavra-chave que o usuário está pesquisando.

Como funciona Google Ads na Rede de Display

Os anúncios de campanhas do tipo rede de display aparecem exclusivamente na rede de display do Google.

Essa rede é composta por inúmeros websites parceiros, como Uol, Terra, etc.

Para descobrir em qual tipo de site seu anúncio vai aparecer, é fundamental fazer uma boa segmentação.

Rede de pesquisa com exibição em display

Essa é uma junção dos dois primeiros tipos de campanha. É possível criar anúncios que aparecerão na rede de pesquisa e na rede de display do Google.

Apesar de parecer uma forma mais prática de fazer campanha, fazê-las separadamente ainda soa como uma ideia mais interessante pois você consegue perceber de forma mais eficaz qual tipo de campanha corresponde melhor ao seu público alvo e como otimizar os investimentos naquela que dá mais retorno.

Como funciona Google Ads no Google Shopping

Com o Google Shopping é possível criar campanhas que apresentam uma lista de produtos que sua empresa está comercializando.

Esse tipo de campanha funciona como um comparador de preços do Google, auxiliando o usuário a fazer a melhor escolha.

Anúncios de Vídeo

Se você quer impactar aquela pessoa que está no YouTube existem alguns jeitos.

Seu anúncio pode aparecer antes do vídeo que o usuário selecionou ser carregado.

Chame atenção!

Você precisa criar anúncios persuasivos e atraentes para assim chamar a atenção de seu público alvo.

Você tem poucas linhas para engajar, então as use com inteligência.

Uma boa dica é ver o que seus concorrentes estão fazendo (análise de Benchmarking), ver quais são os benefícios que eles oferecem… Pense que se todo mundo fala a mesma coisa, você deverá fazer algo diferente para chamar atenção!

Crie títulos extremamente atraentes e impossíveis de não serem clicados por quem for impactado.

Você deve saber qual pessoa toma a decisão do clique em poucos segundos, então chame sua atenção logo de cara.

Localização

Você tem que prestar atenção na região na qual você está anunciando, pois do que adianta comprar tráfego para seu site de toda cidade de São Paulo, por exemplo, se você entrega apenas em algumas regiões?

Ou então, aparecer para pessoas que estejam buscando serviço no Tatuapé, você estando em Santo Amaro? Quando você segmenta bem a região para qual quer aparecer, além de conseguir otimizar mais a sua verba, não tendo cliques que não são relevantes, você aumenta a possibilidade de pessoas que estão perto de você conhecerem seu serviço/produto.

Caso você não esteja segmentando inteligentemente a sua campanha, você pode  estar deixando de aparecer para um público extremamente qualificado e assim, perdendo conversão.

Remarketing

A técnica de remarketing é extremamente importante para quem trabalha com anúncios, pois faz com que o usuário interessado/que já acessou o seu site e pode conhecer seu serviço, seja tagueado e assim seja impactado seu anúncio horas depois de abandonar seu site em outros canais espalhados pela internet, já que um cookie é instalado em seu navegador.

Com isso, suas conversões poderão melhorar muito, pois é mais fácil conversarmos com alguém que já sabe quem você é do que ficar tentando atrair novos usuários para o seu site e esquecê-los. O melhor é que essas campanhas são muito simples de ativar no painel do Google Adwords.

FIQUE ATENTO!

Nem sempre o aumento de tráfego quer dizer aumento de vendas

Se o tráfego for desqualificado pode ser aumento de prejuízo!

Por isso você deve ficar atento às estratégias das suas campanhas!

Não esqueça que para um trabalho completo e resultados eficientes seu investimento não deve se resumir em links patrocinados.

Um trabalho a longo prazo com SEO para sua loja virtual pode garantir um ótimo posicionamento orgânico, entre outros diversos serviços que você pode conhecer melhor com a NoTopo.

A NoTopo é especialista em consultoria e planejamento de ações para otimizar o investimento em marketing digital para sua empresa!


Entre em contato com um nosso consultor para entender como podemos ajudar nas suas campanhas de Google Ads!!

2 thoughts on “Google Ads: como funciona para aumentar o tráfego do seu site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *