Blog
Início » AJAX ou não AJAX? Esta é a questão de SEO
jun 19, 2013 |

AJAX ou não AJAX? Esta é a questão de SEO

Algumas pessoas tem nos perguntado à respeito de SEO e AJAX.

Um site em AJAX não é otimizável?

A resposta simples é que um site em AJAX é otimizável, sim, mas tudo fica mais complicado, pois é necessário criar-se páginas em HTML também para o robot do google (ok, ok, e demais buscadores).

Como bem foi colocado pelo time do Search Engine Journal, um site em AJAX é um pouco como um site em Flash: é chique, mas não navegável (isso é um certo exagero por parte do time do SEJ, mas, enfim…vocês pegaram a idéia).

Acredito que, como todas os recursos mais “chiques”, eles devem ser empregados apenas quando indispensáveis. Sendo assim, o ZEN do AJAX para SEO é algo mais ou menos nestas linhas:

1) decida onde seu site termina, e onde começa o app: torne acessível para robots apenas aquilo que for conteúdo do site;

2) tenha uma url para cada “página” do site em AJAX (a mesma regra vale para flash, heim?);

3) faça com que o conteúdo básico, que contém as palavras chave, seja carregado antes, de forma não dinâmica;

4) as páginas dinâmicas podem ser guardadas em cache. Faça com que possam ser servidas como estáticas;

5) Itens importantes, como menus e links, devem funcionar sem AJAX;

6) (e essa é a regra FILOSóFICA-mor) não use o AJAX para um mero efeito, mas apenas se ele conseguir modificar a experiência do internauta.

Para quem quiser saber mais, vale olhar:

http://www.searchenginejournal.com/seo-for-ajax/19138/

NoTopo é uma Consultoria de Marketing Digital, no mercado há 10 anos. O diferencial da NoTopo é a capacidade de desenhar uma Estratégia de Marketing Digital a partir do entendimento do seu Modelo de Negócio. Este processo passa pela definição de um objetivo SMART de projeto, das "personas" do público alvo, a colocação delas no funil de venda, a linguagem a ser usada e os canais a serem explorados.

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.