Blog
Início » 5 ações de Marketing Digital que você não poderá ignorar em 2017
fev 06, 2017 |

5 ações de Marketing Digital que você não poderá ignorar em 2017

Se você já faz marketing digital, provavelmente já parou para pensar:
Estou fazendo tudo possível?
Existem novas formas de melhorar?
E grandes são as chances de que sim!

Sabendo sobre esse comum questionamento, listamos uma série de ações digitais que fogem do pacote básico da maioria das agências. Quais deles você está fazendo? Quais deles você ainda não faz? Conte-nos nos comentários.

 

1. Google Now: por que você ainda não está lá?

O uso do Google Now vem se tornando mais popular, conforme as pessoas descobrem suas numerosas utilidades.
Um dos recursos mais fáceis de usar é a própria tela principal do Google Now: aquela que mostra sua lista de compromissos do dia, notícias relevantes e informações sobre tempo e trânsito. Duas formas simples para sua empresa aparecer nesta tela são:
Ao enviar e-mails ou newsletters sobre eventos ou convites de qualquer tipo, você pode inserir no email o link público do evento do Google Agenda no corpo do email. O link pode até mesmo estar contido em uma imagem. Fazendo isso, você terá chance de aparecer na tela principal do Google Now dos recipientes do e-mail, juntamente com uma mensagem que pergunta se eles têm ou não interesse no seu evento.
google-plus-dados-estruturadosSe você tem um blog ou site de notícias, você pode usar o marcador de dados do Google Search Console para indicar ao Google que aquele conteúdo se refere a um artigo. Fazendo isso você dará ao Google a chance de exibir seu artigo no Google Now.
É claro que isso não é garantia de ser exibido, e é claro que existe um algoritmo por trás disso que determinará se o Google vai ou não mostrar seu post, e que pessoas que acessam seu site com frequência terão maior probabilidade de ver seu post mais recente no Google Now.

 

2. Omnichannel: para onde expandir suas ações de marketing digital?

Sabemos que se você faz um marketing digital completinho você já está presente em todos os canais e redes sociais mais famosos: Adwords, Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, StumbleUpon, Linkedin e até algumas mídias programáticas. Mas isso é tudo? Não existem novas possibilidades? Analise de forma cuidadosa e criativa as suas personas e questione:
Que outros aplicativos elas podem estar usando? Por exemplo, se a sua persona é intelectual, é possível que ela tenha em seu celular aplicativos de notícia e de leitura…
É possível estar presente dentro desses aplicativos? De que forma? Explore o aplicativo em específico e imagine formas criativas de expor a sua marca dentro dele. É possível interagir dentro desses apps? Fazer comentários? Postar de alguma forma? Anunciar nesses apps por meio do Adwords?

 

3. A otimização para celular é mais importante que para desktop

Em 2016 o IBGE anunciou que o uso do celular para acessar a internet ultrapassou o uso do computador pessoal no Brasil!

acoes-de-marketing-digital-para-2017

Mobile First! Pare de deixar o mobile de lado. Já faz tempo que ele deve vir primeiro.

Há muito tempo vem-se repetindo que é importante que o site seja responsivo para dispositivos móveis, ou que haja uma versão especial para celular. Hoje, fala-se em primeiramente criar um site otimizado para smartphones, e apenas depois adaptá-lo ao desktop, ou seja, o celular vem antes de tudo: mobile first!

Além disso, é necessário que o site seja leve, rápido e que exija menos cliques para que o visitante chegue onde precisa.

 

4. Contato em tempo real e agilidade de resposta

Poucos consumidores têm o telefone como principal meio de comunicação na hora de entrar em contato com empresas de variados ramos de atuação. No entanto, as empresas ainda não enxergaram a importância de ter um pessoal treinado para responder prontamente aos chamados recebidos por novas mídias, e continuam a ver os telefonemas e visitas pessoais como os únicos meios de contato com o cliente que precisam de resposta imediata.

E o problema vai além disso: normalmente as empresas acham que já possuem recurso e staff para atendimento, mas quase sempre o serviço não funciona de forma ágil e efetiva.

facebook-mensagens

É importante responder prontamente às mensagens recebidas em redes sociais: bons negócios podem surgir daí.

Mudar a rotina dos funcionários para incluir esta nova tarefa pode não ser fácil, mas é necessário que eles entendam que existe igual importância em responder prontamente a uma ligação telefônica, e a uma mensagem de Skype, Whatsapp ou Facebook.

Talvez seja necessário contratar uma pessoa – ou mais – para cuidar desta parte. De uma forma ou de outra, não se esqueça de acompanhar de perto quais canais estão sendo atendidos com agilidade e quais deles geram melhor resultado.

*E depois me contem nos comentários: quanto por cento você conseguiu melhorar em volume de negócios?

 

5. Propostas atrativamente inovadoras

Uma arte atrativa, direcionada ao público correto e nos meios corretos já não é mais o suficiente para converter.

Está na hora de entregar de mãos beijadas argumentos irrecusáveis para que sua persona escolha a sua marca e não a do concorrente.

Então pense:
Qual é a sua proposta?
Ela é melhor que o que a concorrência consegue oferecer?
Ela chama a atenção?
Ela faz as pessoas quererem comprar na hora ou entrar em contato para saber mais?
O que mais pode ser melhorado?

Se seu foco é preço:
Você está mostrando que é o mais barato?

Se seu foco é diferenciação:
Por que você é melhor que todos os outros?
O que há de imperdível em seu produto ou serviço?
O que há de empolgante?
De interessante?
O que gera notícia e compartilhamento?

Crie um produto ou serviço imperdível, e perceba seus resultados melhorando sem adição de investimentos de mídia.

 

Conclusão

Se você tem sede de melhorar suas ações de marketing digital, fique sempre ligado no que há de mais atual nas rotinas da sua persona.

Se você estiver com dificuldades em analisar, lembre-se que a Notopo é especializada em atendimento a startups e novos negócios e entre em contato conosco, que fazemos uma solução customizada para a sua empresa.

Digital marketing professional. Passionate about new businesses and the digital world.

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.