Blog
Início » 8 maneiras aumentar o engajamento nas mídias sociais.
dez 08, 2016 |

8 maneiras aumentar o engajamento nas mídias sociais.

aumentar o engajamento nas mídias sociais

A Million Dollar Question: Como Aumentar o engajamento nas mídias sociais?

 

Muito embora essa pergunta seja muito recorrente, creio que já não há mais espaço para dúvidas sobre a importância da presença de empresas nas redes sociais.

Os canais de mídias sociais, não são  só é um fator determinante que reflete como a empresa/marca é atualizada, mas são ótimos canais de estreitamento da comunicação com seus clientes, tornando-se  também ótimos canais para gerarem mais vendas.

aumentar o engajamento nas mídias sociais

Em sumo, todos já entendemos que onde o cliente está, a marca deve estar também.

Até aí tudo bem, porém não basta somente estar presente nesses canais, senão trabalhar melhor a comunicação  nesse espaço, o que nem sempre resulta como tarefa fácil para as empresas.

Na verdade, há uma grande dificuldade de algumas empresas (principalmente empresas emergentes) de aumentar o engajamento.

Se já é difícil para as grandes marcas, que têm um share alto, utilizarem esses canais para se comunicarem apropriadamente com seus clientes, imagina para uma empresa que está apenas começando.

Não entre em pânico! Se bem feito e planejado, sempre há best practices para fazer o engajamento acontecer. Vamos  listar algumas delas, muito importantes.

Anota aí (ou dá um print) na nossa”receitinha” de 8 boas maneiras de aumentar o engajamento das marcas nas redes sociais. Aí vão elas:

 

1- Seja Criativo! Para sempre divertir e atrair.

As empresas devem sempre trabalhar conteúdos criativos, e por que não divertidos?

Algumas Fan Pages fazem isso tão bem, que têm seus seguidores cada vez mais engajados, não só comentando suas publicações como também compartilhando muitas delas nos seus perfis.

Um bom  exemplo de uma marca que faz isso muito bem é a Ponto Frio. Vejam só:

https://www.facebook.com/Pontofrio/

aumentar o engajamento nas mídias sociais

 

Use o humor com inteligência – Quer melhor coisa que isso? Seu cliente se interessa tanto por tudo o que você tem a dizer, que te ajuda fazer com que mais pessoas tenham alcance ao seu conteúdo.

Isso é publicidade gratuita minha gente! E publicidade com muito valor agregado, pois se um amigo re-publicou algo, não significa que está querendo me vender alguma coisa. Nós confiamos muito em nossos amigos, e muitas vezes admiramos muitos deles.

Se ele consome tal conteúdo, vou passar a consumir-lo também! Essa é o verdadeiro sucesso dos canais, fazer com que pessoas que outras pessoas confiam, compartilhem e endossem o seu conteúdo.

Vale lembrar que uma boa dose de bom senso nas publicações é uma ótima maneira de evitar os comentarios negativos dos “haters“.

A fórmula aqui é bastante simples: Antes de publicar qualquer coisa, analise bem se por algum motivo não ofende a nenhum tipo de pessoa, então se possível devemos escapar de temas como religião, política, etc.

 

2-  Ter uma estratégia de publicação: Horários e Frequência.

aumentar o engajamento nas mídias sociais

 

Fazer diversas publicações todos os dias pode ser bastante negativo para o perfil de uma marca em qualquer rede social.

Fazer a publicação em determinados horários do dia, em que seu público tenha tinho maior engajamento com suas publicações anteriores, e adotá-los como medida na hora de publicar é uma ótima pedida.

Você poderá fazer uma rápida análise no seu perfil e definir qual é o melhor horário para publicar seu conteúdo.

Daí, é decidir uma frequência de 1 a 3 publicações, para ser postada. Nem todas as postagens serão impressas para os mesmos seguidores. As suas postagens chegam a imprimir de forma orgânico para menos de 5% da sua base.

O que fará aumentar o engajamento dos seguidores com o seu conteúdo, sendo assim, veja o formato dos conteúdos que engajam mais e melhor e tente reproduzi-los de forma inovadora.

 

 

3- Convite à participação

É necessário publicar conteúdos que chamem a atenção de cada usuário.

Com a quantidade de informação que eles possuem em seu feed de notícias, um conteúdo que os encoragem a participar é super positivo!

Mas como fazer isso? Será muito complicado? Rsrs…

Eu acabei de fazer isso quando adicionei algumas perguntas ao texto.

Fazendo perguntas ao usuário fazemos com que ele inconscientemente tenha vontade de responder. Assim somos nós seres humanos.

As perguntas podem ser dos mais variados tipos: “O que você gostaria de ganhar de natal?” (clike para X e coração para Y), ou mesmo “Qual dos dois produtos acima você gosta mais?”.

Esses são exemplos muito usados e muiro bem respondidos, pois todos temos a necessidade de compartilhar nossas experiências e expectativas.

 

4- Luz, câmera, AÇÃO!

aumentar o engajamento nas mídias sociais

 

Fazer publicações com videos são sempre sucesso garantido!

Se a empresa tem um canal no Youtube por exemplo, ou algum material de video, deveria começar a usá-los nas redes sociais o mais rápido possível!

Tudo nas redes é bastante informal, então até mesmo uma gravação bem feita feita e bem planejada com um celular pode ser válida e funcionar – até você ponderar em investir em vídeos mais produzidos para egajar seus possíveis clientes – Isso é essencial dependendo do seu negócio. A Social Bakers fez uma pesquisa que mostra que as publicações com videos sempre geram mais interesse por parte dos usuários, por consequência temos mais engajamento nas publicações.

 

5- Seja humano!

Mostrar a rotina da empresa, o cotidiano, agrega muito valor e personalidade à marca.

Os usuário sabem que há pessoas trabalhando por trás desse perfil, portanto se há uma visita especial de algum cliente ou empresário, ou se vão se mudar de escritório, ou se vai haver uma mudança estrutural na empresa, ou até mesmo eventos empresariais; todos esses conteúdos podem ser relevantes para o público.

Se publicarmos esse tipo de conteúdo fazemos com que o seguidor se sinta parte da empresa.

Lembre-se – um canal de mídia social é de pessoas para pessoas. Por isso, além do tom humano, sem exageros, o mediador da sua fanpage deve representar muito bem a sua empresa na forma de se comunicar com o seguidor.

Já vimos muito exemplos de sucessos e insucessos de mediadores de marca. Por isso, leve muito a sério esse trabalho e contrate uma pessoa que tenha experiência para interagir com o seu público. 😉

 

6-  Modere sem medo sua página!

Como adiantamos no item 5, é ESSENCIAL fazera moderação dos perfis em todas os canais de redes sociais.

Quando um usuário tomou seu tempo para comentar/elogiar/reclamar algo, ele claramente espera uma resposta da marca e idealmente essa não pode ser padrão.

Respostas cativantes e simpáticas conquistam os seguidores, mesmo que sejam bastante simples.

Empresas mais arrojadas ainda respondem os comentários com humor. Isso funciona bem, claramente se for feito com prudência, como já falamos acima.

Mesmo os comentários negativos merecem uma resposta, demostrando que a marca respeita todas as opiniões.

Se esse for o caso, uma boa ação é sempre pedir para que o usuário envie mais informações por inbox, para que seu problema  possa ser melhor analisado.

Fazendo isso, o usuário deixará de escrever publicamente algo negativo e se sentirá atendido pela empresa.

Isso demostra profissionalismo, respeito e bom atendimento!

 

7-  Sale!! Participe!!

Falar de ofertas e promoções nas redes sociais sempre foi uma fórmula que deu certo para muitas empresas.

Fazer um concurso com “a melhor frase” ou ” a melhor resposta” faz com que até mesmo os usuários mais timidos se engajem e participem.

Uma promoção para os “amigos da marca” em qualquer rede social faz também com que esses usuários se sintam especiais e uma premiação acaba levando o usuário para mais perto da empresa.

Atente-se sempre com o departamento jurídico quais são as regras de ações promocionais nas fanpages. 😉

 

8- Propaganda: A Alma do Negócio.

É bastante obvio para muita gente que ao anunciar em uma rede social, aumentamos bastante a participação e o engajamento nas publicações.

Isso se deve pois mais usuários que não tinham contato nenhum com a marca serão impactados com um anúncio e começarão a fazer parte da sua comunidade.

E essas estratégias  geram o aumento contínuo do número de seguidores nos perfis da empresa em cada uma das redes sociais.

Porém sempre devemos ter um cuidado com isso: Aprender a investir melhor seu dinheiro com os anúncios, para não gastá-lo de maneira descontrolada.

Como eu faço isso?

Armando campanhas bem segmentadas, falando com o público correto para sua empresa e analisando bem quanto você deseja gastar para chegar ao seu objetivo são formas simples de otimizar seus anúncios.

aumentar o engajamento nas mídias sociais

 

Além do mais…

Para seguir aumentando cada vez mais o engajamento nas redes sociais, temos que considerar sempre alguns tópicos:

  • Conhecer bem o público
  • Falar a língua dele
  • Colocar-se em seu lugar (sempre!)
  • Criar conteúdo sob medida para cada plataforma (rede social)
  • Invistir em formatos diferentes de publicações
  • Gamificar” o conteúdo (Transformar sempre o conteúdo em uma real experiência, em um jogo)
  • e finalmente, seja humano! Seja acessível aos seu público.

Quer saber como continuar engajando para gerar resultados com os seus canais de mídias sociais? Fale conosco.

 

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.