Blog
Início » 7 Itens que Precisam ser Averiguados antes de Começar um Projeto de SEO
mar 27, 2014 |

7 Itens que Precisam ser Averiguados antes de Começar um Projeto de SEO

SEO

Mas afinal, o que é um projeto de SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização para mecanismos de busca ou otimização de sites onde as estratégias tem o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site na busca orgânica em sites de busca para um determinado grupo de palavras-chave relevantes ao conteúdo do website. Também é importante entender que oSEO é diferente de Links Patrocinados.

Trata-se de um processo longo e complexo que necessita de constante manutenção, pois ajustes são feitos durante todo o projeto, uma vez que centenas de mecanismos influenciam e interagem em um projeto de SEO.

1. Briefing
Analise a situação: Entenda as necessidades e objetivos do cliente, estude o site que vai ser otimizado averiguando o seu conteúdo, a organização e até a sua aparência.

Aponte ajustes e soluções técnicas para melhorar a performance do site. Ferramentas como o Google Analytics, Webmaster Tools, Moz e WebxTools podem ajudar a obter informações em relação à navegação do website.

2. Site em PHP
Crie o site em código aberto (PHP), deste jeito se você não entender muito de programação poderá hospedar o seu site em endereços que respeitem as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation. Um bom exemplo de “hospedagem flexível” é o WordPress.

3. Arquitetura do Site
Ter um site atrativo também é um dos pontos cruciais do SEO. Mantenha as informações organizadas por categorias e subcategorias para que o usuário possa encontrar o que procura rapidamente. O Google prioriza sites que tenham sua arquitetura e organização separadas por hierarquias de assuntos.

4. Público – Alvo
Conhecer o público-alvo do site é uma das partes mais importantes do processo. Saber onde este público se encontra, que redes sociais ele usa, quais palavras-chave costumam pesquisar em sites de busca e quais são seus interesses são quesitos essenciais para você poder desenvolver o conteúdo que realmente atraia o seu público.

Recomenda-se que se mantenha de 1 a 3 palavras-chave sendo otimizadas constantemente.

5. Interação de Usuários
Incentive a interação de seu público através de ícones de compartilhamento nas redes sociais. Se o usuário gostar do conteúdo no site, as possibilidades deste querer compartilhar o conteúdo com seus amigos nas redes sociais são maiores. Instale botões em áreas bem visíveis do site.

6. Concorrentes
Explore o cenário em que o cliente está inserido. Faça a análise SWOT (analise suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e estude os seus concorrentes diretos ou indiretos.

Com a ajuda do Open Site Explorer, programa que analisa links em geral, você poderá ter acesso a informações como: Quantidade de links, credibilidade, autoridade, valor de determinado site, etc.

7. Palavras-Chave
Após você entender o cenário do cliente, identificar o seu público-alvo e conhecer os seus concorrentes, comece a selecionar as palavras que mais se encaixam com o negócio de seu cliente. Você pode escolher centenas, mas no final apenas as que realmente mais se adequem ao seu nicho serão selecionadas.

Estes foram apenas alguns pontos a serem pensados antes de se começar um projeto de SEO. Como dito anteriormente, centenas de ferramentas podem ser consideradas nestes tipos de projeto, sendo elas no começo, meio ou fim. Lembre-se de que é um trabalho longo e exige comprometimento do cliente e de quem o elaborará.

NoTopo é uma Consultoria de Marketing Digital, no mercado há 10 anos. O diferencial da NoTopo é a capacidade de desenhar uma Estratégia de Marketing Digital a partir do entendimento do seu Modelo de Negócio. Este processo passa pela definição de um objetivo SMART de projeto, das "personas" do público alvo, a colocação delas no funil de venda, a linguagem a ser usada e os canais a serem explorados.

..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.